2º Congresso Brasileiro de Psicologia e Serviço Social no Sistema de Justiça

2º Congresso Brasileiro de Psicologia e Serviço Social no Sistema de Justiça

Organização: Professores Dr. Thiago Bellato e Dra. Cleusimar Almeida

A psicologia e o serviço social desempenham papéis cruciais na promoção da justiça, na garantia de direitos individuais e sociais e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Essas duas disciplinas desempenham funções complementares no sistema de justiça, fornecendo uma compreensão mais abrangente e holística das questões que surgem no âmbito jurídico.
O 2º Congresso Brasileiro de Psicologia e Serviço Social no Sistema de Justiça é uma oportunidade para profissionais, acadêmicos e estudantes dessas duas disciplinas se reunirem, compartilharem suas experiências e conhecimentos, discutirem os desafios enfrentados no sistema de justiça brasileiro e identificarem estratégias inovadoras para aprimorar o trabalho conjunto de psicólogos e assistentes sociais nesse contexto.
Aguardamos você entre os dias 19 a 21 de agosto, às 19h! Inscreva-se!

 

Certificado de Participação

O evento chegou ao fim, e agradecemos a todos que participaram e contribuíram para o seu sucesso.

Se você esteve presente e assinou o mínimo de presença exigido no evento, agora é possível gerar o seu certificado de participação. Basta fazer login e acessar para baixar o seu certificado.


Quer conhecer mais sobre a EMH e ficar por dentro de nossos próximos eventos? Acesse nosso site clicando no botão abaixo e confira tudo o que preparamos para você!

2º Congresso Brasileiro de Psicologia e Serviço Social no Sistema de Justiça

Conheça o Conteúdo

Benefícios

  • 3 Dias de evento
  • Palestrantes renomados
  • Certificado de participação
  • Valores promocionais de cursos
  • Grupo WhatsApp
  • Informativos por e-mail

Confira o cronograma:

Segunda-feira 19 de Agosto de 2024

1º Palestrante

Violências contra crianças e adolescentes e a aplicação da Lei 13.431/2017

Anabella Pavão da Silva

Violências contra crianças e adolescentes e a aplicação da Lei 13.431/2017 Graduada em Serviço Social pela Universidade de Ribeirão Preto. Mestra e Doutora em Serviço Social pela UNESP/Franca. Especialista em Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência contra a Mulher pela PUC/RJ. Assistente Social Judiciária do TJSP - Comarca de Nuporanga.

2º Palestrante

Responsabilidades Institucionais e o Papel das Equipes Técnicas nas Adoções de Difícil Colocação

Peterson Rodrigues

Responsabilidades Institucionais e o Papel das Equipes Técnicas nas Adoções de Difícil Colocação Assistente social e perito judicial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Pai por adoção, é o fundador e atual presidente da Elo Organização de Apoio à Adoção e Assistência Social. Peterson é responsável por ministrar os Encontros Preparatórios aos Postulantes à Adoção no RS, através de Termo de Cooperação Técnica firmado com o TJRS. Com experiência em acolhimento institucional, também atuou como assessor técnico da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD).

3º Palestrante

Violência de gênero entre o universal e o singular

Paula Dias

Violência de gênero entre o universal e o singular Psicóloga, bacharel em Direito, doutora e mestre em Psicologia (Estudos psicanalíticos) pela UFMG. Possui pós-graduação em Clínica psicanalítica na atualidade (PUC-MG). Docente no curso de Psicologia e no mestrado em Direito da FUMEC e da Pós Graduação em Psicologia Jurídica (PUC-MG).

4º Palestrante

A clínica do At na Justiça nas tramas da cidade

Fabrício Ribeiro

A clínica do At na Justiça nas tramas da cidade Psicólogo, Psicanalista, Pós-graduado em Psicanálise e Direito pela Newton e Mestrado em Psicologia PUC-Minas. Professor à 20 anos em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia e Direito. Formador Cadastrado na Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão.

Terça-feira 20 de Agosto de 2024

1º Palestrante

Relação do SUAS com o Judiciário

Juliana Paiuca

Relação do SUAS com o Judiciário Assistente Social pela Unesp de Franca. ?Mestre em Serviço Social pela Unesp de Franca. ?Assistente Social da Prefeitura de Batatais desde 2013, com atuação em Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, CREAS e Cras

2º Palestrante

Entrega Voluntária e o trabalho em rede

Soraya Magalhães Pelegrini de Oliveira

Entrega Voluntária e o trabalho em rede Assistente social do TJSP, mestre em Serviço Social pela UNESP, campus Franca, especialista em Serviço Social pela UnB/CFESS e em Democracia, República e Movimentos Sociais pela UFMG. Atuou como professora universitária de 2014 a 2016 no Curso de Graduação em Serviço Social e como assistente social na política de saúde por 4 anos e na política de assistência social por mais de 10 anos. Atuou como perita da Justiça Federal. Participante do GEDUCAS

3º Palestrante

Depoimento sem Dano

Jussara de Souza Lemos Moraes

Depoimento sem Dano Graduada em Serviço Social pela UFJF no ano de 1986. Pós Graduação em Violência Doméstica e Recursos Humanos.
Experiência empresarial e há 20 anos assistente social judicial na comarca de Varginha. Atuação em todas as Varas da comarca e nos últimos 4 anos exclusiva na Vara da Infância e Juventude, mais especificamente com habilitação de pretendentes à adoção, acompanhamento de todos os casos de crianças e adolescentes acolhidas.

4º Palestrante

Serviço Família Acolhedora: humanização, desafios e limites

Carlos Henrique de Oliveira Nunes

Serviço Família Acolhedora: humanização, desafios e limites Psicanalista. Mestre em Psicologia - Estudos Psicanalíticos pela UFMG/FAFICH. Psicólogo Analista de Políticas Públicas da Subsecretaria de Assistência Social de Belo Horizonte, atuando como supervisor de casos no campo das medidas protetivas de acolhimento institucional e familiar de crianças e adolescentes.

Quarta-feira 21 de Agosto de 2024

1º Palestrante

Os desafios p a formação profissional em Serviço Social frente às atuais demandas e mudanças no mundo do trabalho

Michelly Elias

Os desafios p a formação profissional em Serviço Social frente às atuais demandas e mudanças no mundo do trabalho Assistente social. Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em Ciência Política entre 2022 e 2023. Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília (UnB). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Sociabilidade e Serviço Social

2º Palestrante

Ativismo judiciário na temática da população em situação de rua

Samira Pontes

Ativismo judiciário na temática da população em situação de rua Psicóloga e Mestre em Psicologia pela UFSJ. Membro do Centro de Estudos e Pesquisa em Psicanálise do Vale do Aço. Psicóloga no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua de Ipatinga/MG.

3º Palestrante

Psicanálise e Criminologia no contexto das medidas socioeducativas

Débora Bossa

Psicanálise e Criminologia no contexto das medidas socioeducativas Docente no Departamento de Saúde e Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Integrante da Réseau Internacional de Recherche en Criminologie et Psychanalyse (Riica). Professora Convidada pelo Programa Erasmus Plus Criminology em parceria com o Centro de Estudos de Criminologia e Segurança Pública (CRISP/UFMG), Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Belo Horizonte).

4º Palestrante

Trafico de Drogas como uma das Piores Formas de Trabalho Infantil: entre a proteção e a criminalização de adolescentes

Christiane Matozinho

Trafico de Drogas como uma das Piores Formas de Trabalho Infantil: entre a proteção e a criminalização de adolescentes Psicanalista. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG (2006), pós-graduação em "Clínica Psicanalítica nas Instituições de Saúde" pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/ MG Betim(2010), e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ (2018). É doutoranda em Psicologia do Departamento de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Perguntas Frequentes

PARA QUEM O CONGRESSO SE DESTINA?

O 2º Congresso Brasileiro de Psicologia e Serviço Social no Sistema de Justiça é destinado aos profissionais da psicologia e do serviço social, mas também profissionais que trabalham ou têm interesse nas áreas relacionadas à justiça, direitos humanos, e bem-estar social.

QUAL O OBJETIVO DO CONGRESSO?

O 2º Congresso Brasileiro de Psicologia e Serviço Social no Sistema de Justiça tem o objetivo de reunir profissionais e pessoas interessadas no assunto, estimulando o debate, proporcionando reflexões e insights a respeito dos temas que serão abordados pelos palestrantes, como forma de contribuir com a atuação dos profissionais que atuam no sistema de justiça do nosso país.

COMO O EVENTO SERÁ TRANSMITIDO?

O 2º Congresso Brasileiro de Psicologia e Serviço Social no Sistema de Justiça será transmitido online, através do YouTube. Os participantes receberão o link de transmissão no Grupo de WhatsApp e e-mail, garantindo acesso fácil e direto às palestras ao vivo.

COMO TENHO ACESSO AO CERTIFICADO?

Para ter acesso ao certificado de participação, é necessário:

1. Confirmar sua presença na LISTA DE PRESENÇA, inserindo seu e-mail no campo designado e clicando em confirmar, utilizando o mesmo e-mail de inscrição.
2. Atender ao mínimo de presença exigido, assinando a lista de presença nos dias necessários.

O certificado será disponibilizado no último dia do evento para quem cumprir esses requisitos. O LINK para emissão do certificado será disponibilizado no chat do Youtube e nos grupos.

Nenhum certificado será enviado por e-mail ou whatsapp.

COMO ASSINO AS LISTAS DE PRESENÇA?

A lista de presença será assinada exclusivamente no chat do YouTube durante as transmissões ao vivo do evento. Para garantir sua presença, fique atento à live e siga as instruções fornecidas pelo(a) mediador(a) para registrar sua presença. É crucial usar o mesmo e-mail de inscrição para que sua presença seja validada corretamente.

OS MATERIAIS DO EVENTO SERÃO DISPONIBILIZADOS?

Os materiais utilizados pelos professores durante o evento serão enviados via E-MAIL após o término do mesmo.