1º Congresso Brasileiro de Políticas Públicas em Saúde Mental da Infância e Adolescência da EMH

1º Congresso Brasileiro de Políticas Públicas em Saúde Mental da Infância e Adolescência da EMH

Organizador: Tiago Bellato

Em um mundo cada vez mais acelerado e repleto de desafios, a saúde mental de nossas crianças e adolescentes nunca foi tão importante. Reconhecendo esta necessidade crítica, temos o prazer de anunciar o 1º Congresso Brasileiro de Políticas Públicas em Saúde Mental da Infância e Adolescência, um congresso organizado pelo Prof. Tiago Bellato e Escola Mineira de Direito.

De 11 a 14 de março, às 19h, junte-se a nós em uma jornada de aprendizado, descoberta e engajamento, enquanto reunimos especialistas, profissionais, educadores e formuladores de políticas para um diálogo enriquecedor sobre como podemos, coletivamente, construir um futuro mais resiliente e apoiador para nossas crianças e adolescentes.

Estamos ansiosos para recebê-lo e juntos fazermos a diferença!

Certificado de Participação

O evento chegou ao fim, e agradecemos a todos que participaram e contribuíram para o seu sucesso.

Se você esteve presente e assinou o mínimo de presença exigido no evento, agora é possível gerar o seu certificado de participação. Basta fazer login e acessar para baixar o seu certificado.


Quer conhecer mais sobre a EMH e ficar por dentro de nossos próximos eventos? Acesse nosso site clicando no botão abaixo e confira tudo o que preparamos para você!

1º Congresso Brasileiro de Políticas Públicas em Saúde Mental da Infância e Adolescência da EMH

Conheça o Conteúdo

Benefícios

  • 4 Dias de evento
  • Palestrantes renomados
  • Certificado de participação
  • Valores promocionais de cursos
  • Grupo WhatsApp
  • Informativos por e-mail

Confira o cronograma:

Segunda-feira 11 de Março de 2024

1º Palestrante

Impasses da Adolescência - Cortes e corpo

Patricia Gomes

Impasses da Adolescência - Cortes e corpo Psicóloga, psicanalista. Mestra e Doutora em Psicologia - Estudos Psicanalíticos pela UFMG, Especialista em Psicologia Clínica pelo CFP. Pesquisadora do Laboratório Além da Tela Psicanálise e Cultura Digital da UFMG

2º Palestrante

A clínica do excesso e os sintomas na era digital

Cinthia Demaria

A clínica do excesso e os sintomas na era digital Psicóloga, psicanalista, Doutoranda e Mestre em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Pesquisadora do Além da Tela: Psicanálise e Cultura Digital (UFMG) e do Laboratório de Clínica Psicanalítica: Invenções Subjetivas na Atualidade (PUC-MG). Atua na clínica com crianças, adolescentes e adultos e pesquisa temas relacionados à adolescência e aos atravessamentos da Cultura Digital.

3º Palestrante

A atenção psicossocial e a psicose

Diogo Nonato

A atenção psicossocial e a psicose Psicanalista, membro do Laço Analítico/Escola de Psicanálise, coordenador clínico e membro do Conviver - Centro de Estudos e Pesquisas para Crianças, Adolescentes e Adultos em Estado de Sofrimento Psíquico Agudo e Persistente. Docente e supervisor de práticas de formação no curso de Psicologia da Unifenas - Varginha, Mestre em Letras: Literatura e Linguística pela UninCor.

4º Palestrante

Saúde mental da criança na atenção básica, desafios e possibilidades

Paula Duarte Felix

Saúde mental da criança na atenção básica, desafios e possibilidades Psicanalista. Psicóloga graduada pela FUMEC. Especialista em Saúde Mental e Psicanalise pelo Unicentro Newton Paiva, Mestre e Doutora em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Psicóloga da equipe de saúde mental na atenção básica na prefeitura de BH.

Terça-feira 12 de Março de 2024

1º Palestrante

Medida socioeducativa de internação: adolescente privado de liberdade e a vivência da sexualidade

Marcus Macedo

Medida socioeducativa de internação: adolescente privado de liberdade e a vivência da sexualidade Psicólogo CRP/MG No. 21.019; psicólogo do CAPS/AD de Governador Valadares; docente do curso de psicologia da Faculdade Pitágoras/Anhaguera; ?Pós-graduado em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela ENSP-FIOCRUZ/RJ; Mestre em Educação e Inclusão Social pela Faculdade de Educação da UFMG; Autor do livro “Desafios intersetoriais: Possibilidades de diálogos entre a saúde mental e a Educação de Jovens e Adultos; Coordenador do Grupo de Estudos “Suicidio sob o olhar da psicanalise em diálogo com outro

2º Palestrante

Território e cuidado: o que a loucura propõe ao acompanhante terapêutico

Rinaldo Conde Bueno

Território e cuidado: o que a loucura propõe ao acompanhante terapêutico Mestre e Doutor em Psicologia, com estágio sanduíche na Universitat Rovira i Virgili – Espanha. Professor de graduação e Pós graduação em Psicologia. Supervisor clínico institucional. Sócio proprietário da clínica Espaço Rizoma - Saúde Mental e Acompanhamento Terapêutico. Ex-voluntário da rede de saúde mental de Trieste, Itália.

3º Palestrante

Adolescência: Das marcas aos cortes - A inscrição de um sujeito a partir das insígnias de seu corpo

Michele Kamers

Adolescência: Das marcas aos cortes - A inscrição de um sujeito a partir das insígnias de seu corpo Psicanalista, Mestre em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP -FEUSP. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da USP. Bolsista CAPES PDSE na Université Paris VII Denis Diderot - Proc. nº BEX0404/15-2 no período de julho 2015 à maio de 2016.

4º Palestrante

Adolescência e crime: tem saída?

Alessandro Santos

Adolescência e crime: tem saída? Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Especialista em Segurança Pública e Sistema de Justiça Criminal, Graduado em Psicologia. É psicanalista, psicólogo e professor universitário. Estudioso dos temas: raça, cidade, território, políticas públicas, segurança pública, assistência social, juventude, saúde, saúde mental, clínica e psicanálise.

Quarta-feira 13 de Março de 2024

1º Palestrante

Adolescência e risco de suicidio

Carolina Nassau

Adolescência e risco de suicidio Possui graduação em Psicologia Puc Minas e mestrado em Psicologia pela UFMG. Doutora em psicologia com a tese sobre suicídio na adolescência intitulada "Preciso que a vida pare". Pesquisadora do Núcleo de Psicanálise e Laço Social - PSILACS/ UFMG. Autora do livro: Reduzir-se a nada: articulações entre o masoquismo, o feminino e a máscara.

2º Palestrante

O Sistema de Garantia de Direitos e a articulação em rede para efetivação dos direitos da criança e adolescente

Cleusimar Cardoso Alves Almeida

O Sistema de Garantia de Direitos e a articulação em rede para efetivação dos direitos da criança e adolescente Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, campus Franca- SP (2019). Mestre em Gestão Pública e Sociedade pela UNIFAL- Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha (2014). Especialista em Gestão de Serviços Sociais e Políticas Públicas (2011). Bacharel em Serviço Social, graduada pela UNIFENAS (2010). Atualmente, Professora da Universidade Vale do Rio Verde- UNINCOR e Assistente Social da Prefeitura Municipal de Varginha, no

3º Palestrante

Qual instituição para autistas e psicóticos?

Bartyra Ribeiro de Castro

Qual instituição para autistas e psicóticos? Psicanalista, Membro da Escola Brasileira de Psicanálise / Associação
Mundial de Psicanálise. Fundadora e membro do Conselho Consultivo e Técnico da Associação PIPA (e rabiola), Cocriadora do PROGRAMA DE INVESTIGAÇÃO PSICANALÍTICA DO AUTISMO - PIPA (e rabiola), em 2013, atualmente com cerca de 40 pesquisadores e estudantes envolvidos na pesquisa sobre o autismo, no Brasil.

4º Palestrante

Discussões psicopatologicas na clínica do autismo

Emmanuely De-Nardin

Discussões psicopatologicas na clínica do autismo Médica Psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da UFMG. Mestre em Neurociências e Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG. Professora Adjunta no curso de Medicina da PUC Minas.

Quinta-Feira 14 de Março de 2024

1º Palestrante

Despatologização e clínica lacaniana

Douglas Nunes Abreu

Despatologização e clínica lacaniana Professor Adjunto no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ. Pós-doutorado na seção clínica, laboratório EA4007, do departamento de Psicanálise da Universidade Paris 8 - Saint Denis, França. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do NUPEP - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Psicanálise. Membro do ISEPOL - Insituto Sephora de Orientação Lacaniana.

2º Palestrante

A hiperdiagnostização da infância e da adolescência na contemporaneidade

Christiane Matozinho

A hiperdiagnostização da infância e da adolescência na contemporaneidade Psicanalista. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG (2006), pós-graduação em "Clínica Psicanalítica nas Instituições de Saúde" pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/ MG Betim(2010), e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ (2018). É doutoranda em Psicologia do Departamento de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Supervisora e coordenado

3º Palestrante

Qual a instituição digna do adolescente?

Musso Greco

Qual a instituição digna do adolescente? Psiquiatra e psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise/ Associação Mundial de Psicanálise, mestre em Psicologia/UFMG, doutor em Ciências da Saúde/UFMG, coordenador do proheto psicossocial Desembola na Ideia

4º Palestrante

Meu corpo é meu: considerações sobre as crianças e seus corpos nos tempos do Um sozinho

Alice Rezende

Meu corpo é meu: considerações sobre as crianças e seus corpos nos tempos do Um sozinho Psicanalista, psicóloga, e mestre em psicologia (UFMG). É membro do Laboratório Transdisciplinar: Família, Parentalidade e Parcerias Sintomáticas (FAFICH/UGMG). Atuou no CAIS (Contagem-MG) como psicóloga clínica e pesquisadora no projeto "Riscos para a Deficiência Intelectual e o Transtorno do Espectro Autista (PRONAS/Ministério da Saúde). Integrou a equipe do ambulatório e dos ateliês de pesquisa do Centro de Atenção Psíquica Freud Cidadão. Ministrou disciplinas em cursos de pós graduação d

Perguntas Frequentes

PARA QUEM O CONGRESSO SE DESTINA?

O 1º Congresso Brasileiro de Políticas Públicas em Saúde Mental da Infância e Adolescência é direcionado a uma ampla gama de profissionais e interessados na saúde mental juvenil, incluindo psicólogos, psiquiatras, pediatras, educadores, assistentes sociais e demais interessados. O evento também é relevante para estudantes e pesquisadores que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre as questões de saúde mental em crianças e adolescentes e contribuir para a criação de ambientes mais saudáveis e inclusivos.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO CONGRESSO?

Este congresso representa uma oportunidade vital para discutir e desenvolver políticas públicas eficazes e estratégias de suporte em saúde mental para a infância e adolescência. Abordando temas críticos e promovendo a troca de conhecimentos multidisciplinares, o evento busca capacitar profissionais e comunidades, promovendo ações que possam melhorar significativamente o bem-estar mental e a qualidade de vida dos jovens. A participação no congresso é um passo importante para a construção coletiva de uma sociedade mais consciente e preparada para enfrentar os desafios da saúde mental juvenil.

O CONGRESSO SERÁ TRANSMITIDO ON-LINE?

Sim, o congresso será totalmente on-line, proporcionando acesso conveniente a participantes de todo os lugares. A transmissão será realizada através do canal do YouTube da Escola Mineira de Humanidades.

HAVERÁ CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO?

Todos os participantes que se inscreverem e assinarem a lista de presença, receberão um certificado de participação. Este certificado servirá como comprovação do envolvimento e do comprometimento com a atualização e o aprimoramento profissional na área da saúde mental da infância e adolescência.