Segunda-feira 17 de Novembro de 2025
Psicanálise e Racismos
Renata Mendonça
Psicanálise e Racismos Psicóloga, psicanalista (Membro da EBP/AMP), Mestre pela PUC-Minas, Doutoranda da UFMG. Membro do Coletivo Ocupação Minas gerais - PSILACS-UFMG.
Decolonialidade e manifestações artístico-culturais da população negra no Brasil
Marina Paula
Decolonialidade e manifestações artístico-culturais da população negra no Brasil Psicóloga (UFSJ), mestre em Psicologia e atua com foco em Psicologia Social Crítica e Comunitária. É professora, Mc e militante do Hip Hop. Pesquisa identidade negra, cultura e decolonialidade. Atua clinicamente com abordagem fenomenológico-existencial no Pra Preto Psi. É produtora cultural, idealizadora do Baile Black de QUEBRA e do projeto PROSA PRETA, unindo arte, educação e ativismo negro.
A branquitude e o mal estar cultural brasileiro
Ismael Salaberry
A branquitude e o mal estar cultural brasileiro Doutorando em Psicologia pela UFMG (2023-2027), mestre em Psicanálise pela UFRGS (2022), especialista em Atendimento Clínico com ênfase em Psicanálise (2020) e bacharel em Psicologia pela Anhanguera (2017). Integra o Coletivo Ocupação Psicanalítica, o GT "Raça e Decolonização" da RedIPPol e o PSILACS, pesquisando a branquitude e seus atravessamentos na clínica psicanalítica.
As oralituras insurgentes das mulheres negras e indígenas
Victória Lopes Dias
As oralituras insurgentes das mulheres negras e indígenas Doutora em Antropologia Social pela UFMG, mestre e bacharel em Design pela UEMG. Atua com ênfase em epistemologias críticas, antropologias e arqueologias insurgentes, saberes de matrizes africanas e indígenas, e crítica da ciência e da colonialidade. É pesquisadora bolsista no LEACH e integra a equipe da Vestígios – Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica.
