2º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENVELHECIMENTO HUMANO EM PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR

2º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENVELHECIMENTO HUMANO EM PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR

Organização: Roberta Ecleide e Maria Eliane Catunda| EMH

Entender o envelhecimento humano requer uma visão abrangente que considera múltiplas facetas da experiência humana, incluindo saúde física, mental, bem-estar emocional, interações sociais e estabilidade econômica. Essa complexidade demanda uma abordagem multidisciplinar, onde diferentes especialidades colaboram para oferecer uma assistência integral e adaptada às necessidades dos idosos.

Reconhecendo essa necessidade, a Escola Mineira de Humanidades tem o prazer de anunciar seu 2º Congresso Brasileiro de Envelhecimento Humano em Perspectiva Multidisciplinar. O evento ocorrerá nos dias 04, 05 e 06 de março, a partir das 19h, e é uma oportunidade imperdível para profissionais que já atuam ou têm interesse em trabalhar com o público idoso. Assegure sua participação e junte-se a nós nessa jornada de aprendizado e troca de experiências para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Inscreva-se agora!

 

Certificado de Participação

O evento chegou ao fim, e agradecemos a todos que participaram e contribuíram para o seu sucesso.

Se você esteve presente e assinou o mínimo de presença exigido no evento, agora é possível gerar o seu certificado de participação. Basta fazer login e acessar para baixar o seu certificado.


Quer conhecer mais sobre a EMH e ficar por dentro de nossos próximos eventos? Acesse nosso site clicando no botão abaixo e confira tudo o que preparamos para você!

2º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENVELHECIMENTO HUMANO EM PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR

Conheça o Conteúdo

Benefícios

  • 3 Dias de evento
  • Palestrantes renomados
  • Certificado de participação
  • Valores promocionais de cursos
  • Grupo WhatsApp
  • Informativos por e-mail

Cronograma

Segunda-feira 04 de Março de 2024

1º Palestrante

Envelhecer com deficiência intelectual: conquista ou desafio?

MARIA ELIANE SIQUEIRA

Envelhecer com deficiência intelectual: conquista ou desafio? Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1968), mestrado em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Educação/Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (2011).

2º Palestrante

Canabinoides e envelhecimento: temos uma nova panaceia? 

OTÁVIO BIANCO

Canabinoides e envelhecimento: temos uma nova panaceia?  Bacharel em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Gerontologia pela Programo de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Federalde São Carlos. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alfenas. Estudante de Medicina na Universidade Federal de Alfenas.

3º Palestrante

Vivendo mais e com autonomia econômica

MARIA JOSÉ SOUZA SCASSIOTTI

Vivendo mais e com autonomia econômica Professora na área de Administração e Economia na PUC- Minas, campus Poços de Caldas, com graduação nas áreas e mestrado em Administração e Planejamento pela PUC-SP. Presidente do Conselho de Administração da Associação Poços Sustentável e atua em projetos do Observatório Social Poços Sustentável.

Terça-feira 05 de Março de 2024

1º Palestrante

Políticas públicas para o envelhecimento: desafios para a gestão do cuidado integral

PATRÍCIA DE CÁSSIA CARVALHO CAMPOS

Políticas públicas para o envelhecimento: desafios para a gestão do cuidado integral Possui graduação em Psicologia com ênfase em Prevenção e Promoção de Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011); mestrado em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015); especialização em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2016). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia - linha Cognição e Comportamento da Universidade Federal de Minas Gerais.

2º Palestrante

Família & Institucionalização: entre a necessidade e a culpa

ROZELI CUSTÓDIO

Família & Institucionalização: entre a necessidade e a culpa Graduada em Psicologia pela UNIP,pós graduação em Educação Especial pela PUC Minas, Especialização em Neuropsicologia do desenvolvimento UFMG,atua em Serviço de Fortalecimento de Vínculos familiares.

3º Palestrante

A vida é errada. Certa é a morte... Como lidar com a finitude?

ROBERTA ECLEIDE

A vida é errada. Certa é a morte... Como lidar com a finitude? Psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia, doutora em Psicologia clínica, pós-doutora en Filosofia da Educação. Coordenadora de projetos na EMH. Coordenadora do Nepe - núcleo de estudos em psicanálise e educação.

Quarta-feira 06 de Março de 2024

1º Palestrante

Redes de apoio e ajuda mútua: uma necessidade no envelheSER

KATIA PACHECO

Redes de apoio e ajuda mútua: uma necessidade no envelheSER Psicóloga Clínica. Doutora em Psicologia dos Processos Psicossociais (PUC-Minas); Pesquisadora do Laboratório de Desenvolvimento Humano e do Núcleo de estudos e pesquisa do Envelhecimento do curso de Psicologia da PUC-Minas. Atua como colaboradora e docente do @Portal do Envelhecimento.

2º Palestrante

Estimulação cognitiva para um envelhecimento sadio

JULIA EUGENIA GONÇALVES

Estimulação cognitiva para um envelhecimento sadio Doutora em Ação, Comunicação e Conhecimento do Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da Universidade de León, Espanha. Pisicopedagoga. É autora dos livros Psicopedagogia Para Adultos e Idosos: diagnóstico e intervenção (2020) e Práticas Psicopedagógicas com Adultos e Idosos (2022), ambos pela editora WAK.

3º Palestrante

Movendo-se com proposito:  explorando a conexão entre funcionalidade física e qualidade de vida em pessoas idosas

ANA CLÁUDIA DE SOUZA

Movendo-se com proposito:  explorando a conexão entre funcionalidade física e qualidade de vida em pessoas idosas Fisioterapeuta formada pela PUC Minas, Mestrado em Biologia Celular e Estrutural - Anatomia Humana – UNICAMP. Atua como docente em cursos da área de saúde e é Pesquisadora no Laboratório de Estudos em Tecnologia, Funcionalidade e Envelhecimento - Faculdade de Medicina - USP.

Perguntas Frequentes

PARA QUEM O CONGRESSO SE DESTINA?

O 2º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENVELHECIMENTO HUMANO EM PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR da EMH é destinado a todos profissionais que lidam com a terceira idade, sobretudo nas áreas da psicologia, enfermagem, fisioterapia, nutrição, medicina, fonoaudiologia, terapia ocupacional, biomedicina, farmácia, odontologia e educação.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO CONGRESSO?

A perspectiva multidisciplinar permite uma compreensão mais completa das diferentes dimensões do envelhecimento, como as mudanças fisiológicas e psicológicas, as questões sociais e culturais, as demandas emocionais e relacionais, as dificuldades financeiras, entre outros aspectos. Compreender a complexidade do envelhecimento ajuda os profissionais a identificar e abordar as necessidades únicas de cada idoso, proporcionando um atendimento mais eficaz e satisfatório.

O CONGRESSO SERÁ TRANSMITIDO ON-LINE?

O 2º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENVELHECIMENTO HUMANO EM PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR da EMH é 100% on-line e será transmitido através do YouTube. Durante os dias do evento, os alunos receberão o link de transmissão através do Grupo de WhatsApp.

HAVERÁ CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO?

Sim. Aqueles que estiverem inscritos, acompanharem o evento ao vivo e assinarem a lista de presença e fizerem parte do grupo VIP, durante o 2º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENVELHECIMENTO HUMANO EM PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR da EMH, farão jus ao certificado de participação.