2º CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE MENTAL

2º CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE MENTAL

Prof. Thiago Bellato e Escola Mineira de Humanidades

As Políticas Públicas em Saúde Mental têm o importante papel na promoção dos Direitos Humanos, garantindo que pessoas com transtornos mentais acessem serviços de saúde de qualidade e possam desenvolver suas capacidades e potencialidades, fortalecendo seus vínculos com a sociedade. As políticas públicas em saúde mental também contribuem para garantir a redução de discriminação, estigma e violência.
Entender como a saúde mental é abordada no âmbito governamental nos ajuda a identificar como melhorar o acesso a serviços, direcionar recursos e desenvolver programas efetivos, que contribuam com o bem-estar das pessoas com transtornos mentais. É por isso que a Escola Mineira de Humanidades não deixaria esse tema de lado e convida a todos para participarem do 2º CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE MENTAL, que acontecerá nos dias 11 a 13 de dezembro, às 19h. O evento é on-line e gratuito.
Nessa edição, a temática será a diversidade da Saúde Mental: por uma ética do singular. Inscreva-se, aguardamos sua presença!
 

Certificado de Participação

O evento chegou ao fim, e agradecemos a todos que participaram e contribuíram para o seu sucesso.

Se você esteve presente e assinou o mínimo de presença exigido no evento, agora é possível gerar o seu certificado de participação. Basta fazer login e acessar para baixar o seu certificado.


Quer conhecer mais sobre a EMH e ficar por dentro de nossos próximos eventos? Acesse nosso site clicando no botão abaixo e confira tudo o que preparamos para você!

2º CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE MENTAL

Conheça os planos

GRATUITO

  • 3 Dias de evento
  • Palestrantes renomados
  • Valores promocionais de cursos
  • Grupo WhatsApp
  • Informativos por e-mail

PLANO VIP

Inclui todos os benefícios do
Plano Gratuito

  • Certificado de participação
  • Conteúdos exclusivos
  • Grupo WhatsApp VIP

R$19,90

Confira o cronograma:

Segunda-feira 11 de Dezembro de 2023

1º Palestrante

A importância da articulação em rede entre o SUAS e a RAPS no atendimento aos indivíduos

Cleusimar Cardoso

A importância da articulação em rede entre o SUAS e a RAPS no atendimento aos indivíduos Doutora em Serviço Social pela UNESP, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Mestre em Gestão Pública e Sociedade pela UNIFAL. Especialista em Gestão de Serviços Sociais e Políticas Públicas. Bacharel em Serviço Social, graduada pela UNIFENAS. Professora da Universidade Vale do Rio Verde- UNINCOR e Assistente Social da Prefeitura Municipal de Varginha.

2º Palestrante

Psicanálise, suicídio e o manejo da singularidade nos casos clínicos

Carolina Nassau

Psicanálise, suicídio e o manejo da singularidade nos casos clínicos Possui graduação em Psicologia Puc Minas e mestrado em Psicologia pela UFMG. Doutora em psicologia com a tese sobre suicídio na adolescência intitulada "Preciso que a vida pare". Pesquisadora do Núcleo de Psicanálise e Laço Social - PSILACS/ UFMG. Autora do livro: Reduzir-se a nada: articulações entre o masoquismo, o feminino e a máscara.

3º Palestrante

Clínica, política e afeto: sujeitos recalcitrantes e a produção de cuidado em Saúde Mental

Marcos Vinícius

Clínica, política e afeto: sujeitos recalcitrantes e a produção de cuidado em Saúde Mental Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Mestre em Psicologia pela mesma instituição, na linha de pesquisa: instituições, Saúde e Sociedade. Doutorando em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - com área de concentração em Antropologia Social, na linha de pesquisa: Antropologia da Arte, da Ciência e da Tecnologia. Tem experiência com: acompanhamento terapêutico; psicologia da saúde; e psicologia social e comunitária. Tem se dedicado a

4º Palestrante

Uma gambiarra extraterrestre na clínica da psicose

Rinaldo Conde

Uma gambiarra extraterrestre na clínica da psicose Mestre e Doutor em Psicologia, com estágio sanduíche na Universitat Rovira i Virgili – Espanha. Professor de graduação e Pós graduação em Psicologia. Supervisor clínico institucional. Sócio proprietário da clínica Espaço Rizoma - Saúde Mental e Acompanhamento Terapêutico. Ex-voluntário da rede de saúde mental de Trieste, Itália.

Terça-feira 12 de Dezembro de 2023

1º Palestrante

Saúde mental e Direito Penal: por um ética do singular

Gabriela Mansur

Saúde mental e Direito Penal: por um ética do singular Graduada em Psicologia pela UFMG. Mestre e doutoranda em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Psicóloga judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, onde atua no Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário. Já trabalhou como professora de Psicologia no curso de Direto do IBMEC/BH. Leciona em cursos de especialização.

2º Palestrante

A questão trans

Cristiane Barreto

A questão trans Psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. Amplo percurso na Saúde Mental de Belo Horizonte onde foi supervisora clínica. Destaca-se coordenação do Programa de Liberdade Assistida.

3º Palestrante

Política de saúde mental, racismo e necropolítica

Fídias Siqueira

Política de saúde mental, racismo e necropolítica Psicanalista. Pós-doutor pela PUC Minas. Doutor e Mestre em Psicologia (Estudos Psicanalíticos) pela UFMG. Coordenador do Programa de Extensão Já É do PSILACS/UFMG.

4º Palestrante

Diagnósticos e os efeitos segregativos do discurso

Christiane Matozinho

Diagnósticos e os efeitos segregativos do discurso Psicanalista. Possui graduação em Psicologia pela PUC/MG, pós-graduação em "Clínica Psicanalítica nas Instituições de Saúde" pela PUC/MG, e mestrado em Psicologia pela UFSJ. É doutoranda em Psicologia do Departamento de Pós-Graduação de Psicologia da UFMG. Supervisora e coordenadora do Programa Já É do Núcleo @PSILACS/UFMG.

Quarta-feira 13 de Dezembro de 2023

1º Palestrante

Pensando a potencialidade do CAPS frente a diversidade

Marcus Macedo

Pensando a potencialidade do CAPS frente a diversidade Psicólogo CRP/MG No. 21.019; psicólogo do CAPS/AD de Governador Valadares; docente do curso de psicologia da Faculdade Pitágoras/Anhaguera; ?Pós-graduado em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela ENSP-FIOCRUZ/RJ; Mestre em Educação e Inclusão Social pela Faculdade de Educação da UFMG; Autor do livro “Desafios intersetoriais: Possibilidades de diálogos entre a saúde mental e a Educação de Jovens e Adultos; Coordenador do Grupo de Estudos “Suicidio sob o olhar da psicanalise em diálogo com outro

2º Palestrante

Sofrimento psíquico e exclusão social

Samira Pontes

Sofrimento psíquico e exclusão social Psicóloga pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Mestre em Psicologia pela UFSJ. Membro do Centro de Estudos e Pesquisa em Psicanálise do Vale do Aço (CEPP). Psicóloga no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua de Ipatinga/MG

3º Palestrante

Sou o que digo: triunfo do selfmade man?

Alice Rezende

Sou o que digo: triunfo do selfmade man? Psicanalista, psicóloga, e mestre em psicologia (UFMG). Membro do Laboratório Transdisciplinar: Família, Parentalidade e Parcerias Sintomáticas (FAFICH/UGMG). Atuou no CAIS como psicóloga clínica e pesquisadora (PRONAS/Ministério da Saúde). Integrou a equipe do ambulatório e ateliês de pesquisa do Centro de Atenção Psíquica Freud Cidadão.

4º Palestrante

Saúde Mental e as questões raciais

Alessandro Santos

Saúde Mental e as questões raciais Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Especialista em Segurança Pública e Sistema de Justiça Criminal, Graduado em Psicologia. É psicanalista, psicólogo e professor universitário. Estudioso dos temas: raça, cidade, território, políticas públicas, segurança pública, assistência social, juventude, saúde, saúde mental, clínica e psicanálise.

Perguntas Frequentes

PARA QUEM O CONGRESSO SE DESTINA?

O 2º CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE MENTAL da EMH é destinado a psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais, trabalhadores sociais, conselheiros. Assim como estudantes, educadores, pais, familiares e membros da comunidade interessados na saúde mental.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO CONGRESSO?

Debater as políticas públicas em saúde mental é fundamental para garantir que as necessidades de pessoas com transtornos mentais sejam atendidas e que a assistência à saúde mental seja aprimorada. Ao discutir as políticas públicas em saúde mental, é possível identificar e tratar melhor as doenças mentais, oferecendo serviços de qualidade e criando mecanismos que garantam a inclusão e a igualdade de direitos para todos.

O CONGRESSO SERÁ TRANSMITIDO ON-LINE?

O 2º CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE MENTAL é 100% on-line e gratuito. Durante os dias do evento os alunos receberão o link de transmissão através dos Grupos de WhatsApp e e-mails.

HAVERÁ CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO?

Sim. Aqueles que estiverem inscritos no grupo VIP, acompanharem o evento ao vivo e assinarem a lista de presença durante o a 2º CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE MENTAL, farão jus ao certificado de participação.