4º Congresso Brasileiro Infância e da Adolescência

4º Congresso Brasileiro Infância e da Adolescência

Organização: Professora Roberta Ecleide

O estudo da infância e adolescência oferece insights essenciais sobre as influências socioeconômicas, culturais e familiares no desenvolvimento jovem. Compreender esses estágios permite aos profissionais aprimorar práticas e intervenções, assegurando eficácia e relevância. Este conhecimento é vital para orientar pais e cuidadores na criação de um ambiente saudável para crianças e adolescentes.

Nesse contexto, a Escola Mineira de Humanidades anuncia o 4º CONGRESSO BRASILEIRO DE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA, um evento on-line gratuito de 29 a 31 de janeiro, às 19h. Especialistas compartilharão conhecimentos práticos e teóricos fundamentais.

Contamos com sua participação!

Certificado de Participação

O evento chegou ao fim, e agradecemos a todos que participaram e contribuíram para o seu sucesso.

Se você esteve presente e assinou o mínimo de presença exigido no evento, agora é possível gerar o seu certificado de participação. Basta fazer login e acessar para baixar o seu certificado.


Quer conhecer mais sobre a EMH e ficar por dentro de nossos próximos eventos? Acesse nosso site clicando no botão abaixo e confira tudo o que preparamos para você!

4º Congresso Brasileiro Infância e da Adolescência

Conheça o Conteúdo

Benefícios

  • 3 Dias de evento
  • Palestrantes renomados
  • Certificado de participação
  • Valores promocionais de cursos
  • Grupo WhatsApp
  • Informativos por e-mail

Confira o cronograma:

Segunda-feira 29 de Janeiro de 2024

1º Palestrante

O uso das telas e o déficit da socialização

Renato Fonseca

O uso das telas e o déficit da socialização Psicólogo, Logoterapeuta e Analista Existencial, Especialista em Práticas e Políticas Públicas em Assistência Social, Consultor em Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes. Atualmente atua como psicólogo clínico, supervisão e formação de profissionais que atuam em Políticas Públicas e Direito da Criança e Adolescente. Autor do livro - Projeto Rondon Minas - a formação do psicólogo generalista editora Apple.

2º Palestrante

Século XXI: qual infância e adolescência?

Roberta Ecleide

Século XXI: qual infância e adolescência? Psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia, doutora em Psicologia clínica, pós-doutora en Filosofia da Educação. Coordenadora de projetos na EMH. Coordenadora do Nepe - núcleo de estudos em psicanálise e educação.

3º Palestrante

O desafio dos diagnósticos conclusivos para transtornos infantis

Marcilena Assis Toledo

O desafio dos diagnósticos conclusivos para transtornos infantis Marcilena Assis Toledo - Psicóloga, psicanalista membro da ATO escola de psicanálise. Mestre em educação, pós-graduada em Gestão de pessoas e projetos sócias e em Docência do ensino superior. Atuando como docente universitária e supervisão clínica; clínica psicanalítica infantil.

Terça-feira 30 de Janeiro de 2024

1º Palestrante

Aquisição da linguagem no século XXI: desafios?

Mariana Cruz

Aquisição da linguagem no século XXI: desafios? Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com residência em saúde Materno Infantil na Faculdade de Medicina de Marília. Educadora perinatal, consultora em amamentação e doula. Atuação na clínica de linguagem de crianças pequenas com impasses no desenvolvimento. Psicanalista em formação pelo NEPE.

2º Palestrante

Educar na curiosidade e suas proposições

Flávia Camargo

Educar na curiosidade e suas proposições Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Especialização em Práticas de Letramento e Alfabetização, em Educação Empreendedora, em Mídias na Educação e em Gestão Escolar. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. Atualmente trabalha como coordenadora do Centro de Referência do Professor - CERPRO de Poços de Caldas.

3º Palestrante

Políticas públicas e garantia de direitos para crianças e adolescentes no século XXI

Jovana Moster

Políticas públicas e garantia de direitos para crianças e adolescentes no século XXI Graduada em Direito especialista em Direito Civil pela PUC Minas, cursou Docência no Ensino Superior no Instituto Federal do Sul de Minas e é mestranda em Gestão Pública pela Universidade Federal de Alfenas. Consultora e docente na área da Infância e Juventude e políticas públicas em Assistência Social. Trabalhou 5 anos como Controladora Geral do município de Machado, MG e 6 anos como educadora, advogada e coordenadora em serviços de acolhimento institucional de crianças e adolescentes em Poços

Quarta-feira 31 de Janeiro de 2024

1º Palestrante

E a adolescência no século XXI?

Jerônimo Retuci

E a adolescência no século XXI? Psicólogo, Psicanalista, especialista em Psicanalise Clinica e docente na área da Infância e Adolescência e Políticas Publicas em Educação. Membro da clínica LAÇOS (Psicanálise e Educação) de Poços de Caldas, MG

2º Palestrante

Jogos eletrônicos: possibilidade de adições (dependência)?

João Carlos Franceschi

Jogos eletrônicos: possibilidade de adições (dependência)? Psicólogo, psicanalista, pós graduado em Saúde Mental com ênfase em Dependência Química. Membro do núcleo de estudo em psicanálise e educação-NEPE Poços de Caldas MG.

3º Palestrante

Para além dos celulares, internet e inteligências artificiais, o que é ensinar e aprender matemática hoje?

Yuri Tobias

Para além dos celulares, internet e inteligências artificiais, o que é ensinar e aprender matemática hoje? Professor de Matemática, especialista em Estatística Aplicada e Gestão Escolar, mestre pela UNICAMP. Tem experiência como professor do ensino fundamental, médio e profissional, coordenou o programa AABB comunidade e Centro Municipal de Línguas de Poços de Caldas. Atualmente coordena o polo do POTI - Programa Olímpico de Treinamento Intensivo, atuando também como formador de professores no Centro de Referência do Professor "Monsenhor Trajano Barroco". Presta serviços como assessor pedagó

Perguntas Frequentes

PARA QUEM O CONGRESSO SE DESTINA?

O 4º CONGRESSO BRASILEIRO DE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA da EMD é destinado a todos que atuam com crianças e adolescentes, sobretudo nas áreas da psicologia, enfermagem, fisioterapia, nutrição, medicina, fonoaudiologia, terapia ocupacional, biomedicina, farmácia, odontologia e educação física.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO CONGRESSO?

O 4º CONGRESSO BRASILEIRO DE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA DA EMD tem o objetivo de discutir o processo de desenvolvimento da criança e adolescente no contexto atual, através da visão de profissionais que vivem na prática aquilo que ensinam.

O CONGRESSO SERÁ TRANSMITIDO ON-LINE?

O 4º CONGRESSO BRASILEIRO DE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA da EMD é 100% on-line e será transmitido através do YouTube. Durante os dias do evento, os alunos receberão o link de transmissão através do Grupo de WhatsApp.

HAVERÁ CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO?

Sim. Aqueles que estiverem inscritos, acompanharem o evento ao vivo e assinarem a lista de presença e fizerem parte do grupo VIP, durante o 4º CONGRESSO BRASILEIRO DE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA, farão jus ao certificado de participação.