1º Congresso Brasileiro de Psicologia e Serviço Social no Sistema de Justiça

1º Congresso Brasileiro de Psicologia e Serviço Social no Sistema de Justiça

Organização: Professores Dr. Thiago Bellato e Dra. Cleusimar Almeida

A psicologia e o serviço social desempenham papéis cruciais na promoção da justiça, na garantia de direitos individuais e sociais e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Essas duas disciplinas desempenham funções complementares no sistema de justiça, fornecendo uma compreensão mais abrangente e holística das questões que surgem no âmbito jurídico.
O 1º Congresso Brasileiro de Psicologia e Serviço Social no Sistema de Justiça é uma oportunidade para profissionais, acadêmicos e estudantes dessas duas disciplinas se reunirem, compartilharem suas experiências e conhecimentos, discutirem os desafios enfrentados no sistema de justiça brasileiro e identificarem estratégias inovadoras para aprimorar o trabalho conjunto de psicólogos e assistentes sociais nesse contexto.
Aguardamos você entre os dias 20 e 22 de novembro, às 19h! Inscreva-se!

 

Certificado de Participação

O evento chegou ao fim, e agradecemos a todos que participaram e contribuíram para o seu sucesso.

Se você esteve presente e assinou o mínimo de presença exigido no evento, agora é possível gerar o seu certificado de participação. Basta fazer login e acessar para baixar o seu certificado.


Quer conhecer mais sobre a EMH e ficar por dentro de nossos próximos eventos? Acesse nosso site clicando no botão abaixo e confira tudo o que preparamos para você!

1º Congresso Brasileiro de Psicologia e Serviço Social no Sistema de Justiça

Conheça o Conteúdo

Benefícios

  • 3 Dias de evento
  • Palestrantes renomados
  • Certificado de participação
  • Valores promocionais de cursos
  • Grupo WhatsApp
  • Informativos por e-mail

Confira o cronograma:

Segunda-feira 20 de Novembro de 2023

1º Palestrante

Violência de gênero: questões pra psicanálise

Paula Dias

Violência de gênero: questões pra psicanálise Psicóloga, bacharel em Direito, doutora e mestre em Psicologia (Estudos psicanalíticos) pela UFMG. Possui pós-graduação em Clínica psicanalítica na atualidade (PUC-MG). Docente no curso de Psicologia e no mestrado em Direito da FUMEC e da Pós Graduação em Psicologia Jurídica (PUC-MG).

2º Palestrante

Os desafios da perícia social nas ações de guarda compartilhada na Justiça de Família

Tanísia Célia Messias

Os desafios da perícia social nas ações de guarda compartilhada na Justiça de Família Assistente Social no TJMG desde 2008, atualmente trabalha na Vara de Família e em Depoimento Especial. Mestranda em Gestão Pública e Sociedade pela Unifal/MG. Especialista em Serviço Social na área sociojurídica e em Teoria Psicanalítica pela Unifenas/MG. Graduada em Serviço Social pela UNESP/Franca-SP.

3º Palestrante

Diversidade infantojuvenil e o processo de adoção

Anabella Pavão da Silva

Diversidade infantojuvenil e o processo de adoção Graduada em Serviço Social pela Universidade de Ribeirão Preto. Mestra e Doutora em Serviço Social pela UNESP/Franca. Especialista em Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência contra a Mulher pela PUC/RJ. Assistente Social Judiciária do TJSP - Comarca de Nuporanga.

4º Palestrante

SUAS e sistema de justiça: desfazendo nós, construindo redes para uma atuação integrada.

Maria Fernanda Thiago da Cunha

SUAS e sistema de justiça: desfazendo nós, construindo redes para uma atuação integrada. Graduada em Serviço Social e pós-graduada em Gestão Social: políticas sociais, saúde e educação pelo Unis/MG. Mestre em Gestão Pública e Sociedade pela UNIFAL/MG. Servidora da prefeitura de Varginha desde 2009.

Terça-feira 21 de Novembro de 2023

1º Palestrante

O atendimento na Unidade Auxiliar Centro Jurídico Social de Franca/SP: uma experiência de trabalho na área sócio- jurídica

Adriana Giaqueto Jacinto

O atendimento na Unidade Auxiliar Centro Jurídico Social de Franca/SP: uma experiência de trabalho na área sócio- jurídica Assistente Social. Graduação, mestrado e doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista. Graduação em Letras pela Universidade de Franca. Pós-doutorado em Serviço Social pela UERJ. Docente na graduação e pós-graduação na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP.

2º Palestrante

Neoliberalismo e Subjetividade: Modos de Gestão do Sofrimento

Márcio Toledo

Neoliberalismo e Subjetividade: Modos de Gestão do Sofrimento Magistrado do Trabalho, titular da 33ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte. Mestre pela Faculdade de Direito da UFMG. Formação em Psicanálise pelo Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Belo Horizonte. Autor do livro Trabalho e Subjetividade no Ultracapitalismo: Do mais-valor ao mais-gozar.

3º Palestrante

A articulação entre a assistência social e o campo jurídico na garantia dos direitos da pessoa em situação de rua

Samira Pontes

A articulação entre a assistência social e o campo jurídico na garantia dos direitos da pessoa em situação de rua Psicóloga e Mestre em Psicologia pela UFSJ. Membro do Centro de Estudos e Pesquisa em Psicanálise do Vale do Aço. Psicóloga no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua de Ipatinga/MG.

4º Palestrante

Família em desordem: o que a psicanálise tem a dizer sobre isso

Marina Otoni

Família em desordem: o que a psicanálise tem a dizer sobre isso Psicóloga graduada pela Puc Minas. Mestre e Doutora em Psicanálise pela UFMG. Coordenadora e docente da Pós-Graduação de Psicologia Jurídica da Puc Minas. Docente da Pós-Graduação em Psicanálise Contemporânea da Faculdade Arnaldo, e da Pós-Graduação em Psicanálise da Faculdade Mineira de Humanidades. Psicanalista com mais de 20 anos de experiência clínica. Palestrante, pesquisadora e docente de temas relacionados ao feminino, maternidade e infância.

Quarta-feira 22 de Novembro de 2023

1º Palestrante

Saúde Mental, Direito Penal e Psicanálise: interfaces.

Gabriela Mansur

Saúde Mental, Direito Penal e Psicanálise: interfaces. Graduada em Psicologia pela UFMG. Mestre e doutoranda em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Psicóloga judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais desde 2003, onde atua no Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário- PAIPJ. Já trabalhou como professora de Psicologia no curso de Direto do IBMEC- BH e leciona desde 2015 em cursos de especialização em psicologia jurídica a disciplina de psicanálise, saúde mental e direito penal.

2º Palestrante

A medida protetiva de acolhimento: história, crítica e contribuições da psicanálise

Carlos Henrique de Oliveira Nunes

A medida protetiva de acolhimento: história, crítica e contribuições da psicanálise Psicanalista. Mestre em Psicologia - Estudos Psicanalíticos pela UFMG/FAFICH. Psicólogo Analista de Políticas Públicas da Subsecretaria de Assistência Social de Belo Horizonte, atuando como supervisor de casos no campo das medidas protetivas de acolhimento institucional e familiar de crianças e adolescentes.

3º Palestrante

Acolhimento Institucional: fragmentos das infâncias (des) protegidas

Bruna Carolina Bonalume

Acolhimento Institucional: fragmentos das infâncias (des) protegidas Assistente Social no TJSP em exercício na Comarca do Guarujá. Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação da UNESP de Franca. Mestre em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina de Botucatu- UNESP.

4º Palestrante

Entrega Voluntária: a importância do trabalho em rede

Angélica Gomes

Entrega Voluntária: a importância do trabalho em rede Assistente social TJMG/Uberaba; graduada em Serviço Social pela UNESP/Franca, mestre em Serviço Social pela PUC/SP, doutora em Serviço Social pela UNESP/Franca.

Perguntas Frequentes

PARA QUEM O CONGRESSO SE DESTINA?

O 1º CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL NO SISTEMA DE JUSTIÇA DA EMH é destinado aos profissionais da psicologia e do serviço social, mas também profissionais que trabalham ou têm interesse nas áreas relacionadas à justiça, direitos humanos, e bem-estar social.

QUAL A IMPORT NCIA DO CONGRESSO?

O 1º CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL NO SISTEMA DE JUSTIÇA DA EMH tem o objetivo de reunir profissionais e pessoas interessadas no assunto, estimulando o debate, proporcionando reflexões e insights a respeito dos temas que serão abordados pelos palestrantes, como forma de contribuir com a atuação dos profissionais que atuam no sistema de justiça do nosso país.

O CONGRESSO SERÁ TRANSMITIDO ON-LINE?

O 1º CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL NO SISTEMA DE JUSTIÇA DA EMH é on-line e será transmitido através do YouTube. Durante os dias do evento, os alunos receberão o link de transmissão através do Grupo de WhatsApp.

SERÁ EMITIDO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO?

Os participantes do 1º CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL NO SISTEMA DE JUSTIÇA DA EMH poderão emitir o certificado através do link que será enviado nos grupos de WhatsApp, no último dia de evento. Para ter direito ao certificado será necessário participar ao vivo de pelo menos dois dias de evento e assinar a lista de presença.

AQUELES QUE DESEJAREM SE INSCREVER NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO TERÃO ALGUMA VANTAGEM?

Aqueles que estiverem nos grupos de WhatsApp, o interesse de aprofundar seus estudos e ter o contato direito com os professores, receberão uma vantagem imperdível para realizar a sua inscrição.