1º Congresso Brasileiro De Envelhecimento Humano Em Perspectiva Multidisciplinar

Curso Grátis

1º Congresso Brasileiro De Envelhecimento Humano Em Perspectiva Multidisciplinar

Curso realizado e certificado pela Escola Mineira de Humanidades

Certificado R$ 19,00 Modalidade Online Carga horária 16h/aula Final das Inscrições 01 de Agosto de 2024 Início das Aulas Imediato
Público-alvo Profissionais das mais diversas áreas, que estão atuando ou pretendem atuar em programas e serviços públicos, institucionais e particulares e que precisam dispor de informações balizadas sobre o processo de envelhecimento para qualificar a sua pratica profissional.

Informações Gerais

1º Congresso Brasileiro de Envelhecimento Humano em Perspectiva Multidisciplinar

Evento realizado dos dias 14 à 16 de Agosto de 2023

Aulas disponíveis

Sobre o Curso

Para fornecer cuidados e serviços de qualidade aos idosos, é essencial que profissionais entendam o envelhecimento humano em uma perspectiva multidisciplinar. O envelhecimento é um processo complexo que afeta todos os aspectos da vida de uma pessoa, incluindo saúde física, mental, emocional, social e econômica. Ao adotar uma abordagem multidisciplinar, os profissionais podem entender melhor as necessidades, preocupações e desafios enfrentados pelos idosos.
Foi pensando nisso que a Escola Mineira de Humanidades apresenta o seu 1º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENVELHECIMENTO HUMANO EM PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR.

Certificado

Ao ser concluido 75% do curso será disponibilizado o certificado na plataforma da EMD, mediante pagamento da taxa de R$ 19,00.

Conteúdo Programático

Módulo I

  • A economia da longevidade: desafio par a sociedade contemporânea
  • Heterogeneidade e Velhices Plurais
  • Qual velho quer ser?

Módulo II

  • As síndromes demenciais e seus desafios para a família, profissionais de saúde e sociedade
  • O envelhecimento na Polis – situações do envelhecimento e das possibilidades de viver nas cidades, reconhecimento social, mobilidade urbana e habitações
  • Psicopedagogia e estimulação da aprendizagem no processo de envelhecimento. Como manter a aprendizagem e manter o idoso ativo e produtivo

Módulo III

  • A importância das relações entre gerações para o Longeviver
  • O direito de envelhecer com dignidade
  • Prevenção de quedas em idosos: um olhar multidisciplinar

Coordenadores e Professores

Professor(a)

Ana Claudia de SouzaMestreSaiba mais

Fisioterapeuta formada pela PUC Minas, Mestrado em Biologia Celular e Estrutural - Anatomia Humana – UNICAMP. Atua como docente em cursos da área de saúde e é Pesquisadora no Laboratório de Estudos em Tecnologia, Funcionalidade e Envelhecimento - Faculdade de Medicina - USP.

Professor(a)

Jovana MosterEspecialistaSaiba mais

Graduada em Direito pela PUC Minas. Especialista em Direito Civil pela PUC Minas. Possui aperfeiçoamento em Docência pelo Instituto Federal do Sul de Minas. Consultora e docente na área da Infância e Juventude e Assistência Social. Já atuou por 5 anos como Controladora Geral do município de Machado, MG e como advogada e coordenadora em serviços de acolhimento institucional de crianças e adolescentes em Poços de Caldas.

Professor(a)

Julia Eugenia GonçalvesDoutoraSaiba mais

Doutora em Ação, Comunicação e Conhecimento do Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da Universidade de León, Espanha. Pisicopedagoga. É autora dos livros Psicopedagogia Para Adultos e Idosos: diagnóstico e intervenção (2020) e Práticas Psicopedagógicas com Adultos e Idosos (2022), ambos pela editora WAK.

Professor(a)

Katia Maria Pacheco SaraivaDoutoraSaiba mais

Psicóloga Clínica. Doutora em Psicologia dos Processos Psicossociais (PUC-Minas); Pesquisadora do Laboratório de Desenvolvimento Humano e do Núcleo de estudos e pesquisa do Envelhecimento do curso de Psicologia da PUC-Minas. Atua como colaboradora e docente do @Portal do Envelhecimento.

Professor(a)

Maria Eliane Catunda de SiqueiraDoutorSaiba mais

Assistente Social pela PUC Minas.
Mestre em Gerontologia e Doutora em Educação/ Gerontologia pela Unicamp.
Professora da PUC Minas Campus Poços de Caldas até 2014 e atualmente professora convidada em cursos de Pós-graduação nas áreas de Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social, Envelhecimento Humano e Terceiro Setor.
Publicações nas editoras Papirus, Alínea, Guanabara Koogan, SESC São Paulo/Perseu Abramo e em periódicos nacionais e internacionais.
Revisora de artigos de periódicos científicos das áreas de Gerontologia e Políticas de Saúde
Palestrante na área de Gerontologia em Seminários e Congressos Nacionais e Internacionais
Experiência em gestão da Política de Assistência Social em âmbito municipal e regional
Atuação em conselhos e fóruns de Políticas Públicas

Professor(a)

Maria José Scassiotti de SouzaMestraSaiba mais

Professora na área de Administração e Economia na PUC- Minas, campus Poços de Caldas, com graduação nas áreas e mestrado em Administração e Planejamento pela PUC-SP. Presidente do Conselho de Administração da Associação Poços Sustentável e atua em projetos do Observatório Social Poços Sustentável.

Professor(a)

Otávio Augusto BiancoMestreSaiba mais

Bacharel em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Gerontologia pela Programo de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Federalde São Carlos. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alfenas. Estudante de Medicina na Universidade Federal de Alfenas.

Professor(a)

Roberta Ecleide de Oliveira Gomes KellyDoutoraSaiba mais

Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia, Doutora em psicologia Clínica, Pós-Doutora em Filosofia da Educação

Professor(a)

Sidney Kelly SantosMestreSaiba mais

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). Creditado pela USP - SP em Projeto Urbano (2009), Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento (UNINTER, 2013), Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida (UNIFAE, 2016). Profissional liberal, docente universitário (graduação, pós-graduação), tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: estética, arquitetura, urbanismo, projetos e história da arte. Especificamente, na área de movelaria e interiores, trabalha com reciclagem e upcycling.

Faça já sua inscrição

Já tenho cadastro

Quero me cadastrar

O campo senha precisa ter pelo menos 8 caracteres.
Campos marcados com asterísco (*) são obrigatórios.