Pós-graduação em Educação Infantil

Pós-graduação - Online

Pós-graduação em Educação Infantil

Curso realizado e certificado pelo Centro Universitário UNIFAAT

Duração 12 meses Modalidade Online Carga horária 360 Final das Inscrições 30 de Novembro de 2024 Início das Aulas Imediato
Público-alvo Profissionais da Educação (professores, coordenadores, diretores, pesquisadores), psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais interessados no desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos.

Informações Gerais

Aulas:

Aulas quinzenais: Sextas (19h às 22h) e Sábado (08h às 12h).

As aulas serão ao vivo com a possibilidade do aluno assistir posteriormente de forma gravada.
Início das aulas: 23/06/2023

Certificação:

Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.)

Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019.

Conceito MEC: Nota 4
https://www.unifaat.com.br/

Registro e-MEC:

https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NTMxMg==/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MjMzMTM2

TCC OPCIONAL:

A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente, caso assim deseje.

Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.

Sobre o Curso

O curso de pós-graduação lato sensu em Educação Infantil visa ao aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos na docência, gestão e atividades de apoio na primeiríssima infância (crianças de 0 a 3 anos) e na pré-escola (crianças de 4 e 5 anos). A singularidade do trabalho pedagógico na primeiríssima infância está calcada nos conhecimentos sobre o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial da criança e as condições para o desenvolvimento pleno, que envolve o cuidar, os estímulos para explorar o ambiente, a comunicação, além dos vínculos afetivos como base para regular as emoções e o sentimento de segurança. A partir dos 4 anos, a criança apresenta autonomia e controle sobre seus movimentos, ampliação da capacidade de comunicação, criatividade, curiosidade e fantasia, evidenciando o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e moral próprios dessa fase. Os conhecimentos sobre essas dimensões do desenvolvimento da criança vêm apoiar as decisões pedagógicos, para se criar ambiente estimulante à capacidade de investigar (a descoberta do mundo), a socialização e iniciar o processo de alfabetização.

Preencha o formulário para receber o guia do curso

Campos marcados com asterísco (*) são obrigatórios.

Conteúdo Programático

MÓDULO I – Desenvolvimento e Aprendizagem na Educação Infantil (primeiríssima infância)

  • Desenvolvimento Psicomotor de 0 a 3 anos
  • Desenvolvimento Cognitivo e Afetivo de 0 a 3 anos
  • As contribuições da Neurociência para o desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos
  • Campos de experiência na primeiríssima infância

MÓDULO II – Organização e prática da Educação de 0 a 3 anos

  • Organização dos espaços pedagógicos na creche
  • O cuidado com os bebês: aspectos técnicos e organização da rotina
  • Atividades pedagógicas: o brincar, o brinquedo e a brincadeira
  • O acolhimento à criança e à família
  • Avaliação do desenvolvimento da criança na creche: documentação e registros

MÓDULO III – Desenvolvimento e Aprendizagem na Educação Infantil (pré-escola)

  • Desenvolvimento e aprendizagem na pré-escola
  • Neurociência aplicada à Educação (crianças de 4 e 5 anos)
  • BNCC para a Educação Infantil e os campos de experiência
  • BNCC para a Educação Infantil e os campos de experiência Avaliação na Educação Infantil: registros reflexivos

MÓDULO IV – Organização e práticas pedagógicas da pré-escola

  • Organização dos conteúdos e atividades na Educação Infantil
  • As diferentes linguagens e expressões
  • Jogos educativos para o desenvolvimento da aprendizagem Matemática
  • O papel das brincadeiras, jogos e interações no desenvolvimento e aprendizagem da criança
  • Educação inclusiva: desafios e perspectivas

Módulo TCC

Coordenadores e Professores

Coordenador(a) Geral

Fernando MelloMestreSaiba mais

Doutorando e Mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – FDUC. Pesquisador Visitante Bolsista do Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht. Pesquisador Visitante da Fakultät für Rechtswissenschaft, Universität Hamburg. Professor de Direito Civil e Processual Civil.

Coordenador(a)

Hilda Maria Cordeiro Barroso BragaDoutoraSaiba mais

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1979), graduação em Pedagogia pela Universidade de Marília (1982), especialista (lato sensu) em Administração de Recursos Humanos pela UNISANTANA (1985), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1996) , doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Administração pela Flórida Christian University (2011).

Coordenador(a) Adjunto(a)

Marli LucasDoutoraSaiba mais

Pedagoga, mestre em Educação pela UNICAMP, doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUCSP. Professora EBTT Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas-Barbacena

Professor(a)

Alax SantosMestreSaiba mais

Licenciado em Ciências Biológicas, pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Barbacena e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Tem interesse pelas temáticas de diferença, raça, sexualidade e educação.

Professor(a)

Daniela Borracha GonçalvesMestraSaiba mais

Mestrado em Administração, Pós-graduação lato sensu em Gestão Estratégica de Pessoas, Pedagoga e Bacharel em Administração (Comércio Exterior). Docente de cursos de pós-graduação. Experiência na área de varejo de instituições financeiras e gestão de ensino na Educação básica.

Professor(a)

Luciana SigalaDoutoraSaiba mais

Doutora em Educação: Psicologia da Educação, psicopedagoga clínica, professora universitária, palestrante e pesquisadora.

Professor(a)

Luciane MirandaDoutoraSaiba mais

Doutora em Educação: Psicologia da Educação, psicóloga, psicopedagoga, professora universitária e pesquisadora.

Professor(a)

Marcia Beatriz AmplatzMestraSaiba mais

Mestra em Educação, psicopedagoga, professora universitária, palestrante e assessora pedagógica

Professor(a)

Maria Emiliana Lima PenteadoDoutoraSaiba mais

Doutora em Educação: Psicologia da Educação, psicopedagoga clínica e institucional, pedagoga, coordenadora pedagógica, professora universitária e pesquisadora.

Professor(a)

Marina PoladianMestraSaiba mais

Pedagoga pela PUC-SP e Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela mesma universidade. Coordenadora Pedagógica na Educ. Infantil na rede particular de SP (Colégio Augusto Laranja). Estudiosa da infância, pesquisadora sobre a formação inicial de professores e da gestão escolar.

Professor(a)

Mateus Henrique NogueiraDoutorSaiba mais

Doutor e pós-doutorado em Neurociências, neurocientista, psicólogo clínico, neuropsicólogo, professor universitário e pesquisador

Professor(a)

Micheli Kovalkzuc MachadoDoutoraSaiba mais

Possui graduação em Turismo pela Universidade São Francisco, especialização em Educação Ambiental pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ecologia Aplicada na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - USP e doutorado em Ciências pela mesma instituição.

Professor(a)

Michelle CorreiaEspecialistaSaiba mais

Pesquisadora da Infância, Pedagoga, Psicopedagoga especialista em Alfabetização. Atuou 20 anos como professora da Educação Infantil na rede pública e particular de SP. Atualmente atua como coordenador pedagógica.

Professor(a)

Natalia OliveiraEspecialistaSaiba mais

Licenciada em Educação Física pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Psicomotricista Clínica e Institucional. Especialista em Desenvolvimento, aprendizagem e controle Motor. Coordenadora do Setor de Neurodesenvolvimento e Estimulação Precoce da APAE – Barbacena. Acadêmica do 7º período de Bacharel em Fisioterapia pela UNIPAC

Professor(a)

Renata BorgesDoutoraSaiba mais

Diretora Escolar da rede estadual de São Paulo, Doutora em educação pela Puc-SP no programa Psicologia da Educação e Mestre em educação pela mesma instituição.

Professor(a)

Teresa Cristina BorghiMestraSaiba mais

Mestra em Ciências da Educação: Desenvolvimento Psicomotor, Psicomotricista clínica e professora universitária.

Valores e Planos de Pagamento

PLANO 1

Valor original:
16x R$ 187,00

16x
R$78,00

Valor com desconto pontualidade *


Taxa de Matrícula: Isento

Matricular-se

* IMPORTANTE:
Os descontos não são acumulativos e somente serão oferecidos se o aluno pagar a prestação até o dia 10 (dez) de seu respectivo mês.
Para maiores esclarecimentos, entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 8h às 18h pelo telefone (35) 99716-5623 ou pelo e-mail: [email protected]

Faça já sua inscrição

Já tenho cadastro

Quero me cadastrar

O campo senha precisa ter pelo menos 8 caracteres.
Campos marcados com asterísco (*) são obrigatórios.