Pós-graduação - Online
Pós-graduação em Psicoterapia Infantojuvenil: abordagem psicanalítica
Curso realizado e certificado pelo Centro Universitário UNIFAAT
Informações Gerais
Aulas:
Aulas mensais: Sextas (19h às 22h) e Sábado (08h às 12h).
As aulas serão ao vivo com a possibilidade do aluno assistir posteriormente de forma gravada.
Início das aulas: Imediato
Certificação:
Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.)
Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019.
Conceito MEC: Nota 4
https://www.unifaat.com.br/
Registro e-MEC:
TCC OPCIONAL:
De acordo com a resolução n. 01, de 06.04.2018 do CNE, a apresentação de TCC passou a ser facultativa. Caberá ao aluno, ao final das aulas, escolher se deseja fazê-lo ou não, mediante contratação adicional, lembrando que diversos concursos públicos exigem a realização do TCC para pontuação do título de especialista.
Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.
Sobre o Curso
Explore a Pós-Graduação em Psicoterapia e Desenvolvimento Humano e aprofunde seu conhecimento sobre a complexidade da mente e suas conexões com o mundo. Nossa abordagem valoriza a interioridade de cada indivíduo e convida à reflexão sobre a construção da realidade, indo além das evidências práticas, para abraçar um olhar filosófico e sensível sobre os dilemas da existência.
Este curso também aborda as questões críticas sobre infância e adolescência, contextualizando suas trajetórias na sociedade contemporânea. Com uma formação inovadora, você estará preparado para atuar de forma ética e profunda, compreendendo as influências do ambiente na formação de sujeitos, e promovendo o desenvolvimento integral.
Preencha o formulário para receber o guia do curso
Conteúdo Programático
Módulo I
- A descoberta do Inconsciente e a escuta de crianças e adolescentes
- Avaliação clínica de crianças e adolescentes
- Conjugalidade e Parentalidade
- Relação e Inter-ação: família e sociedade
Módulo II
- A origem do psiquismo – o sujeito do discurso
- Articulações estruturais: primeira tópica
- Articulações estruturais: segunda tópica
- Do sujeito ao falasser
- Inconsciente e a inscrição psíquica
Módulo III
- Escutar escolas e instituições
- Escutar os pais – transferência de bastidores
- Teoria e técnica para escutar adolescentes: autoria e palavra
- Teoria e técnica para escutar crianças: brincar, jogar, desenhar
Módulo IV
- A criança e o adolescente em risco: vulnerabilidade, abuso e violência
- Articulações transdisciplinares
- Clínica da primeira infância
- Família em reordenamento
- Patologização e Medicalização de crianças e adolescentes
Módulo TCC *Opcional
Coordenadores e Professores
Coordenador(a) Geral
Fernando MelloMestre
Doutorando e Mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – FDUC. Pesquisador Visitante Bolsista do Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht. Pesquisador Visitante da Fakultät für Rechtswissenschaft, Universität Hamburg. Professor de Direito Civil e Processual Civil.
Coordenador(a)
Gomes KellyDoutora
Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia, Doutora em psicologia Clínica, Pós-Doutora em Filosofia da Educação
Coordenador(a) Adjunto(a)
Wericson Miguel MartinsEspecialista
Psicanalista, Psicólogo Clínico e Educacional, Docente Universitário, Analista de Educação Básica - Psicólogo (SRE - SEE/MG), Especialista em Educação Infantil e Psicomotricidade Clínica, Membro do NEPE - Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação e da ReBB-MG - Rede de Estudos Bebês do Estado de Minas Gerais
Professor(a)
Alessandra Cardoso Marques
Graduada em Pedagogia pela Puc campus Poços de Caldas. Graduada em Psicologia pela faculdade Pitágoras. Pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Psicanalista em permanente formação com atuação clínica. Membra do Nepe - Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação. Professora (Ensino Fundamental I e Formação de Professores- Curso Normal Médio)
Professor(a)
Carolina CoutinhoEspecialista
Psicóloga. Psicanalista em permanente formação, com atuação em consultório particular desde 2004. Professora desde 2009, dedicando-se principalmente à transmissão da Psicanálise e aos temas relacionados à Psicopatolgia e Saúde Mental.
Professor(a)
ISABELA GARCIA ANDRADEEspecialista
Psicóloga. Psicanalista. Atua na clínica da primeiríssima infância desde 2014. Membro fundadora do Projeto OLHAR- Acompanhamento Infantil. Co-autora do livro Autismos - olhares e questões.
Professor(a)
Jacqueline PereiraMestra
Professora universitária. Psicóloga pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutoranda em Psicologia pela PUC-Minas. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Crítica Social. Atua em consultório particular e na rede de Saúde Mental do SUS.
Professor(a)
Jeronimo RetuciEspecialista
Psicólogo, Psicanalista, Docente Universitário, Especialista em Psicanálise Clínica, Membro do NEPE (Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação) e da clínica LAÇOS (Psicanálise e Educação), Poços de Caldas, MG.
Professor(a)
João Carlos Ferreira FranceschiEspecialista
Especialista em Saúde Mental com ênfase em Dependência Química, psicólogo, psicanalista em formação permanente com atuação clínica. Membro do Nepe – Poços de Caldas (MG). Atuante em Comunidade Terapêutica.
Professor(a)
Marcilena Assis ToledoEspecialista
Graduada em Letras e Psicologia. Pós- Graduada em Gestão de pessoas e projetos sociais e em Docência do ensino superior. Mestre em Educação. Professora universitária. Psicanalista membro da ATO escola de psicanálise.
Professor(a)
Maria Inês BustamanteDoutora
Psicóloga Clínica, com experiência em atendimento psicoterápico de adolescentes, adultos e idosos. Especialização em Psicologia Clínica, Psicologia Hospitalar e Saúde Coletiva. Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Doutorado em Psicologia, na área de Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco - USF.
Professor(a)
Mariana Cruz
Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com residência em saúde Materno Infantil na Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA. Educadora perinatal, consultora em amamentação e doula. Atuação na clínica de linguagem de crianças pequenas com impasses no desenvolvimento. Psicanalista em formação pelo NEPE - Lugar de Psicanálise (Poços de Caldas - MG).
Professor(a)
Renata RochaEspecialista
Graduada em Pedagogia pela UEMG, e em Psicologia pela Faculdade Pitágoras, especialista em Psicopedagogia pela UNINCOR e em Neuropsicologia pela UNYLEYA. Psicanalista em formação permanente, realizando seus estudos no NEPE (Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação). Já atuou como psicopedagoga clínica, trabalhando com crianças e adolescentes de inclusão. Atualmente, atua como psicóloga clínica, mediando o trabalho entre a escola, criança e família e coordena um projeto voltada para crianças com dificuldades de aprendizagem. No momento, faz especialização em atendimento familiar.
Professor(a)
Rita NassarMestre
Mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos (2003). Pós-Graduação em Psicopedagogia e Psicomotricidade. Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE de Santa Rita do Sapucaí, MG. Professora titular da Universidade do Vale do Sapucaí em Pouso Alegre, MG. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia e aprendizagem, psicologia e desenvolvimento, psicomotricidade, deficiência intelectual, educação especial, educação inclusiva e exclusão social, autismo, clínica de bebês com sinais de risco para sofrimento psíquico. Em formação psicanalítica pela ATO, escola de psicanálise de Belo Horizonte,MG.
Professor(a)
RONALDO ACÁCIO GOMESEspecialista
Graduação em Psicologia com Pós-graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Psicanalista, Psicólogo, Membro do NEPE (Núcleo de Estudos em Psicanálise) e da Clínica LAÇOS (Psicanálise e Educação), Poços de Caldas -MG. Coordenador Organizacional de Saúde Mental e Qualidade de Vida.
Valores e Planos de Pagamento
PLANO 1
Valor original:
22x
R$ 417,00
22x
R$329,00
Valor com desconto pontualidade *
Taxa de Matrícula: R$ 99,00
* IMPORTANTE:
Os descontos não são acumulativos e somente serão oferecidos se o aluno pagar a prestação até o dia 10 (dez) de seu respectivo mês.
Para maiores esclarecimentos, entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 8h às 18h pelo telefone (35) 99716-5623 ou pelo e-mail:
[email protected]