Pós-Graduação em estudos sobre a Infância e a Adolescência

Pós-graduação - Online

Pós-Graduação em estudos sobre a Infância e a Adolescência

Curso realizado e certificado pelo Centro Universitário UNIFAAT

Duração 12 meses Modalidade Online Carga horária 360 h/a Final das Inscrições 30 de Novembro de 2024 Início das Aulas Imediato
Público-alvo Graduados ou tecnólogos das áreas da psicologia, saúde, docência, educação que têm interesse em compreender os estudos atuais sobre Infância e Adolescência.

Informações Gerais

Aulas (AO VIVO e GRAVADAS):

Aulas quinzenais: Sexta-feira (19h:00 às 22h:00) e Sábado (08h:00 às 12h:00).

As aulas serão ao vivo com a possibilidade do aluno assistir posteriormente de forma gravada.
Início das aulas: 02/08/2024

 

Certificação:

Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.)

Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019.

Conceito MEC: Nota 4

https://www.unifaat.com.br/

Registro e-mec:

https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NTMxMg==/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MjIwMDk1

 

TCC OPCIONAL:


De acordo com a resolução n. 01, de 06.04.2018 do CNE, a apresentação de TCC passou a ser facultativa. Caberá ao aluno, ao final das aulas, escolher se deseja fazê-lo ou não, mediante contratação adicional, lembrando que diversos concursos públicos exigem a realização do TCC para pontuação do título de especialista.

Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.

Sobre o Curso

A infância e a adolescência são fases fundamentais para o desenvolvimento integral do ser humano. Este curso de pós-graduação oferece uma imersão profunda nas questões que moldam essas etapas da vida, explorando de forma detalhada os aspectos sociológicos, psicológicos e psicopatológicos que influenciam o processo de humanização. Durante o curso, você terá a oportunidade de compreender as nuances do desenvolvimento infantil e juvenil, analisando como fatores sociais, culturais e emocionais impactam a construção da identidade e o comportamento, além de estudar intervenções eficazes para promover o bem-estar nessa fase crucial.

Voltado para profissionais da área da saúde, educação e afins, o curso proporciona uma formação especializada e completa para lidar com os desafios contemporâneos enfrentados por crianças e adolescentes. Ao se aprofundar em temas como a psicologia do desenvolvimento, transtornos psicopatológicos e as influências do ambiente sociocultural, você estará preparado para atuar de maneira ética, empática e embasada, contribuindo para a promoção de um crescimento saudável e equilibrado.

Preencha o formulário para receber o guia do curso

Campos marcados com asterísco (*) são obrigatórios.

Conteúdo Programático

Módulo I

  • Atualidades sobre a Infância e Adolescência
  • Políticas Públicas para a Infância e a Adolescência
  • Educação e Escolarização da Infância
  • Educação e Escolarização da Adolescência

Módulo II

  • Aspectos neuropsicomotores da adolescência
  • Aspectos psicológicos e comportamentais na adolescência
  • Adolescência: corpo e sexualidade
  • Aprendizagem na adolescência
  • Adições na adolescência

Módulo III

  • História da Infância e da Adolescência
  • Sociologia da Infância
  • Sociologia da Adolescência
  • História da Psicopatologia da Infância e da Adolescência

Módulo IV

  • Desenvolvimento – Primeira Infância (primeiras relações)
  • Desenvolvimento – Primeira Infância (aquisições e hábitos)
  • Desenvolvimento – Infância (aspectos psicomotores e psicológicos)
  • Desenvolvimento – Infância (aprendizagens e comportamento)
  • Psicopatologia da Infância

Coordenadores e Professores

Coordenador(a) Geral

Fernando MelloMestreSaiba mais

Doutorando e Mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – FDUC. Pesquisador Visitante Bolsista do Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht. Pesquisador Visitante da Fakultät für Rechtswissenschaft, Universität Hamburg. Professor de Direito Civil e Processual Civil.

Coordenador(a)

Roberta Ecleide de Oliveira Gomes KellyDoutoraSaiba mais

Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia, Doutora em psicologia Clínica, Pós-Doutora em Filosofia da Educação

Professor(a)

Jovana MosterEspecialistaSaiba mais

Graduada em Direito pela PUC Minas. Especialista em Direito Civil pela PUC Minas. Possui aperfeiçoamento em Docência pelo Instituto Federal do Sul de Minas. Consultora e docente na área da Infância e Juventude e Assistência Social. Já atuou por 5 anos como Controladora Geral do município de Machado, MG e como advogada e coordenadora em serviços de acolhimento institucional de crianças e adolescentes em Poços de Caldas.

Professor(a)

Ana Paula DiasEspecialistaSaiba mais

Graduada em Pedagogia. Curso de introdução à psicanálise Freudiana e Lacaniana. Trabalha como supervisora pedagógica do município de Poços de Caldas e atua com a psicanálise em consultório particular.

Professor(a)

Flávia CamargoEspecialistaSaiba mais

Graduada em Pedagogia, especializada em Práticas de Letramento e Alfabetização, em Educação Empreendedora, em Mídias na Educação e Gestão. Mestranda em Educação. É coordenadora do Centro de Referência do Professor - CERPRO de Poços de Caldas.

Professor(a)

Mariana CruzSaiba mais

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com residência em saúde Materno Infantil na Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA. Educadora perinatal, consultora em amamentação e doula. Atuação na clínica de linguagem de crianças pequenas com impasses no desenvolvimento. Psicanalista em formação pelo NEPE - Lugar de Psicanálise (Poços de Caldas - MG).

Professor(a)

Wericson Miguel MartinsEspecialistaSaiba mais

Psicanalista, Psicólogo Clínico e Educacional, Docente Universitário, Analista de Educação Básica - Psicólogo (SRE - SEE/MG), Especialista em Educação Infantil e Psicomotricidade Clínica, Membro do NEPE - Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação e da ReBB-MG - Rede de Estudos Bebês do Estado de Minas Gerais

Professor(a)

Maria Inês BustamanteDoutoraSaiba mais

Psicóloga Clínica, com experiência em atendimento psicoterápico de adolescentes, adultos e idosos. Especialização em Psicologia Clínica, Psicologia Hospitalar e Saúde Coletiva. Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Doutorado em Psicologia, na área de Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco - USF.

Professor(a)

Fabiana Aparecida de SouzaEspecialistaSaiba mais

Graduada em Pedagogia, Pós-graduada em Psicomotricidade clínica pelo ISPE-GAE - SP, graduanda em psicologia. Em formação psicanalítica pela ATO, escola de psicanálise de Belo Horizonte,MG. Idealizadora do "Centro de Educação e Psicomotricidade Beabá", em Pouso Alegre - MG. Há 22 anos atua na educação, nos segmentos infantil e 1º ciclo do ensino fundamental, coordenação e formação de professores, acolhimento e escuta das famílias.

Professor(a)

Jeronimo RetuciEspecialistaSaiba mais

Psicólogo, Psicanalista, Docente Universitário, Especialista em Psicanálise Clínica, Membro do NEPE (Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação) e da clínica LAÇOS (Psicanálise e Educação), Poços de Caldas, MG.

Professor(a)

João Carlos Ferreira FranceschiEspecialistaSaiba mais

Especialista em Saúde Mental com ênfase em Dependência Química, psicólogo, psicanalista em formação permanente com atuação clínica. Membro do Nepe – Poços de Caldas (MG). Atuante em Comunidade Terapêutica.

Professor(a)

Marcilena Assis ToledoEspecialistaSaiba mais

Graduada em Letras e Psicologia. Pós- Graduada em Gestão de pessoas e projetos sociais e em Docência do ensino superior. Mestre em Educação. Professora universitária. Psicanalista membro da ATO escola de psicanálise.

Professor(a)

Mariane ÁvilaMestreSaiba mais

Mestrado em Psicologia (cursando/UFSJ). Graduada em Pedagogia (UNIS), Psicologia (UNIFENAS). Especialista em Teoria e Clínica Psicanalítica (UNIFENAS). Psicóloga, psicanalista. Professora do curso de Psicologia e supervisora de prática de estágio campo/clínica (UninCor). Professora na Fundação Aprender (Varginha) nos cursos de: Psicanálise em interface com a Psicopedagogia e Pós-Graduação em Psicopedagogia. Estuda psicanálise no Nepe (Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação) onde participa do 5º ano de formação da criança (2022). Tem experiência na área de Educação com ênfase em docência do ensino superior; atua principalmente com: clínica, psicanálise, educação e desenvolvimento humano (infância e adolescência).

Professor(a)

Renata RochaEspecialistaSaiba mais

Graduada em Pedagogia pela UEMG, e em Psicologia pela Faculdade Pitágoras, especialista em Psicopedagogia pela UNINCOR e em Neuropsicologia pela UNYLEYA. Psicanalista em formação permanente, realizando seus estudos no NEPE (Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação). Já atuou como psicopedagoga clínica, trabalhando com crianças e adolescentes de inclusão. Atualmente, atua como psicóloga clínica, mediando o trabalho entre a escola, criança e família e coordena um projeto voltada para crianças com dificuldades de aprendizagem. No momento, faz especialização em atendimento familiar.

Professor(a)

Renato Luiz da Silva FonsecaEspecialistaSaiba mais

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Especialista em Práticas e Políticas Públicas em Assistencial Social - Pós Graduação - Faculdade Pitágoras 2015; Graduando em Gestão das Organizações do Terceiro Setor - UNICESUMAR ; Mestrando em Educação - UNIFAL - MG. Consultor em Acolhimento Institucional de Crianças e adolescentes, sendo membro e formador profissional do INSTITUTO FAZENDO HISTÓRIA - OSCIP com sede em São Paulo - SP 2014 / JANEIRO 2019; É cofundador e coordenador executivo da ASSOCIAÇÃO FABRICA DE CONQUISTAS (www.fabricadeconquistas.org) ; Coordenador do Projeto Galpão das Artes - projeto que atende crianças e adolescentes em contra-turno escolar em modalidade de educação não formal e artes; Possui vasta experiência na área e ênfase em Psicologia do Social e Comunitária; É psicólogo clínico com abordagem psicanalítica. Atuou também no campo clinico no Sistema Único de Saúde - SUS e também no âmbito do Sistema Único de Assistencial Social - SUAS. Desta pratica, experienciou intervenções social e comunitária na proteção básica, média e alta complexidade - intervenção a qual tem se dedicado ao aprofundamento nos estudos com ênfase em Políticas Púbicas. Autor do Livro: PROJETO RONDON MINAS - sua influência da formação do psicólogo generalista - Editora Appris - 2019 Autor do Artigo Cientifico Acolhimento Institucional: dos caminhos da história ao relato de experiência de atendimento de crianças e adolescentes na construção e perspectiva da autonomia - publicação editora JURUÁ; 2020

Professor(a)

Rita NassarMestreSaiba mais

Mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos (2003). Pós-Graduação em Psicopedagogia e Psicomotricidade. Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE de Santa Rita do Sapucaí, MG. Professora titular da Universidade do Vale do Sapucaí em Pouso Alegre, MG. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia e aprendizagem, psicologia e desenvolvimento, psicomotricidade, deficiência intelectual, educação especial, educação inclusiva e exclusão social, autismo, clínica de bebês com sinais de risco para sofrimento psíquico. Em formação psicanalítica pela ATO, escola de psicanálise de Belo Horizonte,MG.

Valores e Planos de Pagamento

PLANO 1

Valor original:
18x R$ 214,00

18x
R$129,00

Valor com desconto pontualidade *


Taxa de Matrícula: Isento

Matricular-se

* IMPORTANTE:
Os descontos não são acumulativos e somente serão oferecidos se o aluno pagar a prestação até o dia 10 (dez) de seu respectivo mês.
Para maiores esclarecimentos, entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 8h às 18h pelo telefone (35) 99716-5623 ou pelo e-mail: [email protected]

Faça já sua inscrição

Já tenho cadastro

Quero me cadastrar

O campo senha precisa ter pelo menos 8 caracteres.
Campos marcados com asterísco (*) são obrigatórios.