Pós-graduação em Pessoa com Deficiência: Estudos e Demandas Psicossociais

Pós-graduação - Online

Pós-graduação em Pessoa com Deficiência: Estudos e Demandas Psicossociais

Curso realizado e certificado pelo Centro Universitário UNIFAAT

Duração 12 meses Modalidade Online Carga horária 360h/a TCC opcional Final das Inscrições 30 de Novembro de 2024 Início das Aulas Imediato
Público-alvo Graduados ou tecnólogos nas áreas da psicologia, docência, assistência sociais, educação, saúde ou, ainda, que tenham interesse no estudo e inclusão da pessoa com deficiência.

Informações Gerais

Aulas quinzenais: Sextas (19h às 22h) e Sábado (09h às 12h).

As aulas serão ao vivo com a possibilidade do aluno assistir posteriormente de forma gravada.

Início das aulas: 16/08/2024

 

Certificação:

Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.)

Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019.

Conceito MEC: Nota 4

https://www.unifaat.com.br/
 

Registro e-MEC: 

 

TCC OPCIONAL:


De acordo com a resolução n. 01, de 06.04.2018 do CNE, a apresentação de TCC passou a ser facultativa. Caberá ao aluno, ao final das aulas, escolher se deseja fazê-lo ou não, mediante contratação adicional, lembrando que diversos concursos públicos exigem a realização do TCC para pontuação do título de especialista.

Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.

Sobre o Curso

O Brasil conta com 18,6 milhões de pessoas com deficiência, conforme dados recentes do IBGE e do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (2023). Esse número evidencia a urgência de formar profissionais qualificados para promover a inclusão dessas pessoas em diversos contextos sociais e institucionais. A especialização em Pessoas com Deficiência e Demandas Psicossociais oferece uma oportunidade única para capacitar profissionais de diferentes áreas, preparando-os para atuar com sensibilidade, competência técnica e compromisso com a diversidade, enfrentando os desafios e promovendo a inclusão em suas realidades de trabalho.

O curso é ideal para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre os direitos, as necessidades e o potencial das pessoas com deficiência, integrando aspectos psicossociais em sua formação. Por meio de uma abordagem prática e teórica, os alunos desenvolverão habilidades fundamentais para atuar em cenários desafiadores e promover a acessibilidade e a equidade de forma mais eficaz!

Preencha o formulário para receber o guia do curso

Campos marcados com asterísco (*) são obrigatórios.

Conteúdo Programático

Módulo: 1 – Pessoa com deficiência, família e percurso sócio histórico dos direitos da pessoa com deficiência

  • Percurso social e histórico da deficiência no Brasil e os direitos das pessoas com deficiência
  • Concepções de desenvolvimento humano: abordagens socioculturais, ecológicas e psicanalíticas
  • Capacitismo, autonomia e vida independente
  • A influência das famílias na construção da participação coletiva, política e social das pessoas com deficiência
  • Pessoas com deficiência e direitos humanos: contribuições da Psicologia

Módulo 2: - O processo de diagnóstico, tipos de deficiência, altas habilidades e demandas psicossociais

  • Avaliação das deficiências: aspectos multidimensionais e interdisciplinares
  • Ressignificando o conceito de deficiência: os tipos de deficiências e suas respectivas diferenças
  • Os desafios do diagnóstico de deficiência intelectual na infância dentro da saúde pública
  • Pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços para a área da saúde e inclusão de pessoas com deficiência
  • Deficiência auditiva e introdução a LIBRAS

Módulo 3- Atuação Interdisciplinar, rede intersetorial e a educação inclusiva

  • As seguranças afiançadas no SUAS para proteção social das pessoas com deficiência
  • A proteção social da pessoa com deficiência em situação de rua
  • O direito a educação na perspectiva inclusiva
  • Educação inclusiva e aprendizagem: o papel da escola na garantia de direitos
  • O acesso a justiça por pessoas com deficiência: desafios e possibilidades

Módulo 4 – Habilitação, Reabilitação e Múltiplas Abordagens com o Indivíduo.

  • Uma abordagem psicanalítica sobre a deficiência intelectual – Direção e manejo
  • Reabilitação neuropsicológica: tratamento para melhoria das funções neuropsicológicas
  • Tecnologias assistivas e sua importância no cuidado da pessoa com deficiência
  • Conceitos básicos de neuroplasticidade e aprendizagem
  • Rótulo X Singularidade: para além do estigma o sujeito na deficiência

Coordenadores e Professores

Coordenador(a) Geral

Fernando MelloMestreSaiba mais

Doutorando e Mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – FDUC. Pesquisador Visitante Bolsista do Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht. Pesquisador Visitante da Fakultät für Rechtswissenschaft, Universität Hamburg. Professor de Direito Civil e Processual Civil.

Coordenador(a)

Thiago BellatoDoutorSaiba mais

Psicólogo, Psicanalista. Mestre em Psicologia/Psicanálise pela UFSJ. Doutor em Psicologia/Psicanálise pela UFMG. Atuação em Políticas Públicas.

Coordenador(a) Adjunto(a)

Cleusimar Cardoso Alves AlmeidaDoutoraSaiba mais

Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, campus Franca- SP (2019). Mestre em Gestão Pública e Sociedade pela UNIFAL- Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha (2014). Especialista em Gestão de Serviços Sociais e Políticas Públicas (2011). Bacharel em Serviço Social, graduada pela UNIFENAS (2010). Atualmente, Professora da Universidade Vale do Rio Verde- UNINCOR e Assistente Social da Prefeitura Municipal de Varginha, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Professor(a)

Adriano Kerver de SousaMestreSaiba mais

Graduado em: Normal Superior, Pedagogia, Educação Especial e História. Pós-graduado em 1) Educação Especial e Inclusiva; 2) Educação Empreendedora; 3) Mídias na Educação; 4) Supervisão Escolar; 5) Tutoria em Educação a distância e 6) Gestão Educacional. Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento local. Experiência como intérprete e tradutor de Libras, professor da disciplina de Libras na graduação. Experiência no ensino superior, graduação: 12 anos. Experiência na APAE de Campo Belo: 8 anos. Analista de Políticas Públicas do município de Campo Belo desde 2022, servidor efetivo. Professor da Rede estadual de ensino em Campo Belo.

Professor(a)

Anabella Pavão da SilvaDoutoraSaiba mais

Graduada em Serviço Social pela Universidade de Ribeirão Preto. Mestra e Doutora em Serviço Social pela UNESP/Franca. Especialista em Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência contra a Mulher pela PUC/RJ. Assistente Social Judiciária do TJSP - Comarca de Nuporanga.

Professor(a)

Carlos Roberto FaustinoMestreSaiba mais

Graduado em Educação Física (2005), Direito (2013) e Pedagogia (2022). Possui pós-graduação lato sensu em Futsal (2006); Gestão Educacional (2007); Docência no Ensino Superior (2008) e Direito Desportivo (2013). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas (2018). Doutorando em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo. Advogado atuante nas áreas do Direito Educacional, Direito Desportivo e Direito do Consumidor. Possuí experiência na docência na Educação Básica, no Ensino Superior em disciplinas dos cursos de Graduação em Direito, Educação Física, Pedagogia e demais licenciaturas e em programas de Pós-graduação. Possuí experiência na coordenação pedagógica no Ensino Superior. Membro do Grupo Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (GIEL/CNPQ).

Professor(a)

Denise SantanaEspecialistaSaiba mais

Graduação em medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), conclusão em dezembro de 2007. Residência médica em pediatria pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), conclusão em fevereiro de 2012. Residência médica em Neurologia Infantil pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF/RJ), conclusão em Março de 2014. Título de especialista em pediatria em 2013. Atendimento neuropediatrico na saúde pública (prefeituras de guarulhos e Varginha) e privada desde 2014.

Professor(a)

Eveline MassaMestraSaiba mais

Mestre em gestão pública e sociedade. Psicóloga, pedagoga, psicopedagoga, neuropsicologa, especialista em educação especial inclusiva e reabilitação neuropsicologica.

Professor(a)

Fabíola Sebastiana Kelly SilvaEspecialistaSaiba mais

Assessora Técnica de Políticas Públicas da SEDESE na Diretoria Regional de Varginha. Especialista em Gestão da Política Pública de Assistência Social.

Estudo a inclusão da pessoa com deficiência na política pública de Assistência Social. Meu Mestrado é em Desenvolvimento Regional com o mesmo tema.

Professor(a)

Joelma Cristina SantosMestraSaiba mais

Psicóloga, mestra e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com período sanduíche na University of Greenwich, no Reino Unido.

Professor(a)

Liana Pires SantosEspecialistaSaiba mais

Psicopedagoga clínica , especialista em educação especial e aprendizagem. Palestrante e Conselheira da Ande-Brasil (Associação Nacional de Equoterapia ), Diretora e fundadora do GATI ( Grupo de abordagem Terapêutica Integrada) Clinica GATI SP.

Professor(a)

Mariane ÁvilaMestreSaiba mais

Mestrado em Psicologia (cursando/UFSJ). Graduada em Pedagogia (UNIS), Psicologia (UNIFENAS). Especialista em Teoria e Clínica Psicanalítica (UNIFENAS). Psicóloga, psicanalista. Professora do curso de Psicologia e supervisora de prática de estágio campo/clínica (UninCor). Professora na Fundação Aprender (Varginha) nos cursos de: Psicanálise em interface com a Psicopedagogia e Pós-Graduação em Psicopedagogia. Estuda psicanálise no Nepe (Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação) onde participa do 5º ano de formação da criança (2022). Tem experiência na área de Educação com ênfase em docência do ensino superior; atua principalmente com: clínica, psicanálise, educação e desenvolvimento humano (infância e adolescência).

Professor(a)

Patrícia Aparecida NevesMestraSaiba mais

Psicóloga, Mestra em Neurociências pela UFMG e pós-graduada em neuropsicologia. Consultora técnico científico – Métodos Intensivos e TREINI NA ESCOLA. Tem experiência na área de desenvolvimento infantil, terapia cognitivo comportamental. Atua com avaliação e intervenção nos transtornos do neurodesenvolvimento e treinamento de pais. Além disso, tem prática na gestão de pessoas e gerenciamento de grandes equipes organizacionais.

Professor(a)

Rafael GomesMestreSaiba mais

Psicólogo. Psicanalista em formação. Professor univestiário. Doutorando em Psicologia (PUC Minas- Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais). Mestre em Educação (UNIFAL- Universidade Federal de Alfenas MG).

Professor(a)

Roberta Sarmento BarbosaMestraSaiba mais

Licenciada em Matemática com especialização em Gestão Escolar, profissional da rede municipal de ensino de Varginha a 28 anos, já atuou como diretora escolar, supervisora Pedagógica e atualmente ocupa a função de coordenadora pedagógica da Educação Inclusiva na Secretaria de Educação.

Professor(a)

Samira PontesMestraSaiba mais

Psicóloga pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Mestre em Psicologia pela UFSJ. Membro do Centro de Estudos e Pesquisa em Psicanálise do Vale do Aço (CEPP). Psicóloga no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua de Ipatinga/MG

Professor(a)

Shirley Rosana Ribeiro de Barros GalhardiMestraSaiba mais

Psicóloga, especialista em Psicologia e Psiquiatria do Adolescente pela FCM da UNICAMP, mestre em Psicologia Clínica pela PUC- Campinas
Mais de 30 anos de experiência como psicóloga de uma instituição especializada no atendimento e escolarização de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. (APAE- Capivari-SP). Quase 20 anos de experiência como docente do ensino superior; e supervisora de estágio em Psicologia Clínica e Psicodiagnóstico (curso psicologia - UNIFAE - São João da Boa Vista-SP). Durante sete anos, docente do Curso de pós graduação em avaliação psicológica pela PUC - Minas em Poços de Caldas - MG

Valores e Planos de Pagamento

PLANO 1

Valor original:
18x R$ 214,00

18x
R$129,00

Valor com desconto pontualidade *


Taxa de Matrícula: Isento

Matricular-se

* IMPORTANTE:
Os descontos não são acumulativos e somente serão oferecidos se o aluno pagar a prestação até o dia 10 (dez) de seu respectivo mês.
Para maiores esclarecimentos, entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 8h às 18h pelo telefone (35) 99716-5623 ou pelo e-mail: [email protected]

Faça já sua inscrição

Já tenho cadastro

Quero me cadastrar

O campo senha precisa ter pelo menos 8 caracteres.
Campos marcados com asterísco (*) são obrigatórios.