Pós-graduação em Políticas Públicas de Assistência Social: Práticas e Ações

Coordenadora Dra. Roberta Ecleide de O Gomes Kelly

Informações gerais sobre o curso

Na história da Assistência Social no Brasil, podem-se encontrar muitos momentos importantes; dentre eles, a criação do Sistema único de Assistência Social – SUAS. Entender, compreender e estudar as formas que este sistema traz através dos dispositivos CRAS (Centros de Referências em Assistência Social) e CREAS (Centros de Referência Especial em Assistência Social) são marcos de condução por este curso. Também são analisados e avaliados o planejamento e organização de ações e elaboração de estratégias da Política de Assistência Social em um percurso que, histórico, ainda continua. Para além do estudo acadêmico, este curso oferece a discussão de práticas e ações eficazes e viáveis.

Especialistas que vão transformar sua experiência de aprendizado

Conheça os professores do curso

DoutoraRoberta Ecleide de O Gomes Kelly

Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia, Doutora em psicologia Clínica, Pós-Doutora em Filosofia da Educação

MestraJovana
Moster

Graduada em Direito e especialista em Direito Civil pela PUC Minas, cursou Docência no Ensino Superior no Instituto Federal do Sul de Minas e mestra em Gestão Pública pela Universidade Federal de Alfenas. Docente nos cursos de Políticas Públicas em Assistência Social e Políticas Públicas para a Pessoa Idosa e Infância e Adolescência, atua também como consultora, supervisora e professora nessas áreas. Atua há mais de 6 anos como docente em diversos cursos voltados para políticas públicas de Infância e Juventude e Assistência Social, gestão pública e terceiro setor. Atuou 5 anos como controladora geral do município de Machado, MG e 6 anos como educadora, advogada e coordenadora em serviços de acolhimento institucional de crianças e adolescentes em Poços de Caldas.

MestreSidney Kelly Santos

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). Creditado pela USP - SP em Projeto Urbano (2009), Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento (UNINTER, 2013), Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida (UNIFAE, 2016). Profissional liberal, docente universitário (graduação, pós-graduação), tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: estética, arquitetura, urbanismo, projetos e história da arte. Especificamente, na área de movelaria e interiores, trabalha com reciclagem e upcycling.

EspecialistaRenato Luiz da Silva Fonseca

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Especialista em Práticas e Políticas Públicas em Assistencial Social - Pós Graduação - Faculdade Pitágoras 2015; Graduando em Gestão das Organizações do Terceiro Setor - UNICESUMAR ; Mestrando em Educação - UNIFAL - MG. Consultor em Acolhimento Institucional de Crianças e adolescentes, sendo membro e formador profissional do INSTITUTO FAZENDO HISTÓRIA - OSCIP com sede em São Paulo - SP 2014 / JANEIRO 2019; É cofundador e coordenador executivo da ASSOCIAÇÃO FABRICA DE CONQUISTAS (www.fabricadeconquistas.org) ; Coordenador do Projeto Galpão das Artes - projeto que atende crianças e adolescentes em contra-turno escolar em modalidade de educação não formal e artes; Possui vasta experiência na área e ênfase em Psicologia do Social e Comunitária; É psicólogo clínico com abordagem psicanalítica. Atuou também no campo clinico no Sistema Único de Saúde - SUS e também no âmbito do Sistema Único de Assistencial Social - SUAS. Desta pratica, experienciou intervenções social e comunitária na proteção básica, média e alta complexidade - intervenção a qual tem se dedicado ao aprofundamento nos estudos com ênfase em Políticas Púbicas. Autor do Livro: PROJETO RONDON MINAS - sua influência da formação do psicólogo generalista - Editora Appris - 2019 Autor do Artigo Cientifico Acolhimento Institucional: dos caminhos da história ao relato de experiência de atendimento de crianças e adolescentes na construção e perspectiva da autonomia - publicação editora JURUÁ; 2020

DoutoraCaroline de Souza

Psicóloga -Doutoranda em Psicologia pela PUC Minas. Mestre em Psicologia pela PUC Minas.L. Colaboradora da Comissão do SUAS do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais. Experiência na Coordenação da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade e atuação como gestora do CREAS do município de Poços de Caldas - MG. Escritora do livro: “A experiência do cuidado em um serviço de acolhimento institucional”

EspecialistaAndreia
Cristina

Pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho- INPG. Graduada em Psicologia. É Coordenadora da Divisão de Proteção Social Básica em Poços de Caldas (MG).

DoutoraCleusimar
Almeida

Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, campus Franca- SP (2019). Mestre em Gestão Pública e Sociedade pela UNIFAL- Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha (2014). Especialista em Gestão de Serviços Sociais e Políticas Públicas (2011). Bacharel em Serviço Social, graduada pela UNIFENAS (2010). Atualmente, Professora da Universidade Vale do Rio Verde- UNINCOR e Assistente Social da Prefeitura Municipal de Varginha, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

MestreMichelli Miguel Martins Melaré

Mestre em Serviço Social pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca-UNESP(2009). Especialista em Serviço Social e Saude Mental pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP(2002).Graduada em Serviço Social pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca-UNESP (2000). Atualmente trabalha como técnica no CRAS - Oeste. Atuou no Setor da Vigilância Socioassistencial da Secretaria de Promoção Social da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas(2016 -2017); atuou como Assistente Social no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II da Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas (2010-2015); docente nos Cursos de Engenharias na Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas (2011-2015), no curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas de Aguaí (2009 - 2011) e do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé/MG (2007-2009), Gerente do CREAS - Centro de Referencia Especializado da Assistência Social da Secretaria de Promoção Social da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas/MG(2009-2010), Diretora Técnica da Secretaria Municipal de Promoção Social (2009), Coordenadora de Integração Social da Secretaria Municipal de Assistência Social (2005-2008) e Diretora Técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social (2002-2004). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado, atuando principalmente nos seguintes temas: politicas publicas, serviço social, assistência social, violência, movimentos sociais e projetos sociais, captação de recursos, gerenciamento de pessoas, elaboração, monitoramento, supervisão de projetos, capacitações de equipes interdisciplinares, gestão publica e privada.

DoutorMaria Eliane Catunda de Siqueira

Assistente Social pela PUC Minas.
Mestre em Gerontologia e Doutora em Educação/ Gerontologia pela Unicamp.
Professora da PUC Minas Campus Poços de Caldas até 2014 e atualmente professora convidada em cursos de Pós-graduação nas áreas de Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social, Envelhecimento Humano e Terceiro Setor.
Publicações nas editoras Papirus, Alínea, Guanabara Koogan, SESC São Paulo/Perseu Abramo e em periódicos nacionais e internacionais.
Revisora de artigos de periódicos científicos das áreas de Gerontologia e Políticas de Saúde
Palestrante na área de Gerontologia em Seminários e Congressos Nacionais e Internacionais
Experiência em gestão da Política de Assistência Social em âmbito municipal e regional
Atuação em conselhos e fóruns de Políticas Públicas

DoutoraPatrícia de Cassia Carvalho Campos

Doutora em Psicologia: Cognição e Comportamento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2025). Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011); Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015.). Especialização em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2016). Docente de cursos de Extensão, Graduação e Pós Graduação; e membro colaboradora do Laboratório de Processos Cognitivos (LabCog/UFMG). Desde 2013 é servidora efetiva na Prefeitura de Belo Horizonte, ocupando o cargo de Analista de Políticas Públicas/Psicóloga na Subsecretaria Municipal de Assistência Social, atualmente exercendo a função de Coordenadora do Serviços de Acolhimento Institucional para Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência. Suas principais áreas de interesse de estudo e pesquisa são: Políticas Públicas; Violência; Vulnerabilidades e Ciclos de Vida; Mensuração e Intervenção em Psicologia.

DoutoraValeria da Silva Barbosa Gimenez

Doutora e Mestre em Serviço Social pela UNESP, com especializações em Gestão Pública (UNIRIO) e Gestão de Pessoas e Projetos Sociais (UNIFEI). Atualmente, é Assistente Social no Tribunal de Justiça de São Paulo, atuando em Varas da Família, Infância e Juventude e Criminal. Possui ampla experiência na assistência social, com passagem pela Prefeitura de Franca, Fundação CASA e Prefeitura de Orlândia.

Confira tudo que te espera neste curso!

  • Instituição, Família e Sociedade
  • Ambiência e Urbanização
  • Sistema Único de Assistência Social/SUAS
  • Gestão, Financiamento e Planejamento Social
  • Legislação no SUAS – organização geral
  • Proteção Social Básica: diretrizes e Leis
  • Proteção Social Especial: diretrizes e Leis
  • Intervenção Psicossocial e efetividade do SUAS
  • Medida Socioeducativa e Abordagem Social
  • Política e Estado
  • Urbanismo e Políticas Públicas
  • Histórico das Políticas e Práticas em Assistência Social
  • Legislação em Assistência Social – histórico e características estruturais da Assistência Social
  • Infância e Adolescência: histórico e assistência
  • Idoso: histórico e assistência
  • Pessoa com Deficiência: histórico e assistência
  • Pessoas em Situação de Rua: histórico e assistência
  • O Trabalho Interdisciplinar na Educação

Como funciona o curso na prática?

  • Aulas ao vivo
    • Interação em tempo real com o professor
    • Aulas Quinzenais
    • Início em 19/09/2025
    • Sexta 19h às 22h
    • Sábado 8h às 12h
  • Aulas gravadas
    • Perdeu a aula ao vivo? Assista depois!
    • Todas as aulas ao vivo
      ficam gravadas
    • Disponíveis na quarta-feira
      seguinte à aula
Registro do curso no e-MEC:

Curso realizado e certificado pela FME - Faculdade Mineira Educacional, instituição reconhecida e mantida pela EMD - Escola Mineira de Direito.

QR Code para consulta no e-MECAponte a câmera do seu celular para consultar o cadastro no e-MEC Ou acesse o link: Consultar cadastro no e-MEC
  • TCC opcional
    • Você escolhe se deseja fazer e pode ser contratado à parte. Alguns concursos exigem TCC para pontuação de título de especialista.

Plano de Pagamento

18x de R$ 179,00com desconto

Valor original *
R$ 241,00 por parcela

+ Taxa de matrícula única: R$ 99,00

* Desconto válido para pagamentos até dia 10 de cada mês. Após essa data, o valor volta ao original por parcela.

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Como faço minha inscrição no curso de pós-graduação?

Para se inscrever, clique no botão "Matricular-se" na página do curso, preencha o formulário com seus dados pessoais e acadêmicos, e envie a documentação solicitada.

Quais documentos são necessários para a matrícula?

Geralmente, são exigidos RG, CPF, diploma de graduação, histórico escolar completo e comprovante de residência.

Posso me inscrever mesmo sem ter concluído a graduação?

Não. Para ingressar em um curso de pós-graduação, é necessário ter concluído um curso superior, podendo ele ser tecnológo, licenciatura ou graduação.

Como acompanho o status da minha inscrição?

Após enviar sua inscrição, você pode acompanhar o status acessando sua área do candidato no site. Todas as atualizações também serão enviadas por e-mail.

Quais são as formas de pagamento da matrícula?

A matrícula pode ser paga via boleto bancário, cartão de crédito ou pix. Consulte as opções disponíveis na página de inscrição.

O que acontece se eu perder o prazo de matrícula?

Caso perca o prazo, sua vaga poderá ser disponibilizada para outro candidato. Fique atento ao calendário divulgado no edital do curso.

O Número de parcelas é vinculado à duração do curso?

Não. O número de parcelas não está vinculado à duração do curso. Você pode escolher o plano de pagamento que melhor se adequa às suas necessidades, independentemente da duração do curso.

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