Pós-graduação em Gestão e Atuação Prática no Conselho Tutelar

Coordenadora Ma. Jovana Moster

Informações gerais sobre o curso

A Pós-Graduação em Gestão e Atuação prática no Conselho Tutelar foi desenvolvida para atender a uma demanda urgente de qualificação técnica e ética de profissionais que atuam na linha de frente da proteção de crianças e adolescentes no Brasil. Compreendendo os desafios crescentes enfrentados pelos Conselheiros Tutelares e a complexidade das violações de direitos no cotidiano, o curso oferece uma formação sólida, atualizada e alinhada aos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Constituição Federal.

O curso é estruturado em três grandes módulos, que articulam teoria, prática e políticas públicas. No primeiro módulo, “Conselho Tutelar: Fundamentos, Atribuições e Práticas”, os participantes aprofundam seu conhecimento sobre a história da infância e da adolescência, os marcos legais que sustentam a proteção integral, as atribuições legais do Conselho Tutelar e os desafios da atuação colegiada. Além disso, são discutidas questões práticas como a tipificação das violações, o encaminhamento de casos e a escuta protegida, com ênfase na Lei 13.431/2017.

O segundo módulo, “Criança e Adolescente: Desenvolvimento, Famílias e Políticas Públicas”, explora os aspectos do desenvolvimento infantojuvenil, as abordagens teóricas e práticas no trabalho com famílias em situação de vulnerabilidade, e a articulação com as políticas públicas de assistência social, saúde e educação. Essa parte do curso é essencial para que os profissionais compreendam a rede de proteção e possam atuar de forma mais sensível, humanizada e eficaz junto às crianças, adolescentes e suas famílias.

Já o terceiro módulo, “Sistema de Garantia de Direitos: Articulação, Redes e Desafios Contemporâneos”, é voltado à integração entre os diversos atores e serviços do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGD). Nele, os alunos estudam o funcionamento das redes de proteção, os fluxogramas intersetoriais e os temas contemporâneos que desafiam a prática cotidiana dos conselheiros tutelares, como o racismo, a violência sexual, as novas configurações familiares, o uso problemático de tecnologias e a saúde mental de crianças e adolescentes.

Ao final da formação, o participante estará mais preparado para enfrentar com competência e sensibilidade as diversas situações que envolvem violações de direitos, fortalecendo a sua atuação como agente público de defesa da infância e adolescência. A proposta do curso é ampliar a visão dos profissionais sobre o papel do Conselho Tutelar, incentivando uma atuação crítica, comprometida e articulada com o sistema de garantias e com as políticas públicas. Trata-se de uma formação transformadora, que reconhece a complexidade do fazer cotidiano e oferece ferramentas reais para qualificar essa prática.

Descubra tudo sobre o curso no nosso Guia!

Esclareça todas as suas dúvidas e descubra tudo o que o curso oferece.
Baixe agora o guia completo e prepare-se para essa jornada!

Especialistas que vão transformar sua experiência de aprendizado

Conheça os professores do curso

MestraJovana
Moster

Graduada em Direito e especialista em Direito Civil pela PUC Minas, cursou Docência no Ensino Superior no Instituto Federal do Sul de Minas e mestra em Gestão Pública pela Universidade Federal de Alfenas. Docente nos cursos de Políticas Públicas em Assistência Social e Políticas Públicas para a Pessoa Idosa e Infância e Adolescência, atua também como consultora, supervisora e professora nessas áreas. Atua há mais de 6 anos como docente em diversos cursos voltados para políticas públicas de Infância e Juventude e Assistência Social, gestão pública e terceiro setor. Atuou 5 anos como controladora geral do município de Machado, MG e 6 anos como educadora, advogada e coordenadora em serviços de acolhimento institucional de crianças e adolescentes em Poços de Caldas.

DoutoraAnabella Pavão da Silva

Graduada em Serviço Social pela Universidade de Ribeirão Preto. Mestra e Doutora em Serviço Social pela UNESP/Franca. Especialista em Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência contra a Mulher pela PUC/RJ. Assistente Social Judiciária do TJSP - Comarca de Nuporanga.

DoutoraCaroline de Souza

Psicóloga -Doutoranda em Psicologia pela PUC Minas. Mestre em Psicologia pela PUC Minas.L. Colaboradora da Comissão do SUAS do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais. Experiência na Coordenação da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade e atuação como gestora do CREAS do município de Poços de Caldas - MG. Escritora do livro: “A experiência do cuidado em um serviço de acolhimento institucional”

DoutoraCleusimar Cardoso Alves Almeida

Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, campus Franca- SP (2019). Mestre em Gestão Pública e Sociedade pela UNIFAL- Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha (2014). Especialista em Gestão de Serviços Sociais e Políticas Públicas (2011). Bacharel em Serviço Social, graduada pela UNIFENAS (2010). Atualmente, Professora da Universidade Vale do Rio Verde- UNINCOR e Assistente Social da Prefeitura Municipal de Varginha, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

MestraMaria Fernanda Thiago da Cunha

Graduada em Serviço Social e pós-graduada em Gestão Social: políticas sociais, saúde e educação pelo Unis/MG. Mestre em Gestão Pública e Sociedade pela UNIFAL/MG. Servidora da prefeitura de Varginha desde 2009.

MestreMariane
Ávila

Mestrado em Psicologia (cursando/UFSJ). Graduada em Pedagogia (UNIS), Psicologia (UNIFENAS). Especialista em Teoria e Clínica Psicanalítica (UNIFENAS). Psicóloga, psicanalista. Professora do curso de Psicologia e supervisora de prática de estágio campo/clínica (UninCor). Professora na Fundação Aprender (Varginha) nos cursos de: Psicanálise em interface com a Psicopedagogia e Pós-Graduação em Psicopedagogia. Estuda psicanálise no Nepe (Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação) onde participa do 5º ano de formação da criança (2022). Tem experiência na área de Educação com ênfase em docência do ensino superior; atua principalmente com: clínica, psicanálise, educação e desenvolvimento humano (infância e adolescência).

EspecialistaRenato Luiz da Silva Fonseca

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Especialista em Práticas e Políticas Públicas em Assistencial Social - Pós Graduação - Faculdade Pitágoras 2015; Graduando em Gestão das Organizações do Terceiro Setor - UNICESUMAR ; Mestrando em Educação - UNIFAL - MG. Consultor em Acolhimento Institucional de Crianças e adolescentes, sendo membro e formador profissional do INSTITUTO FAZENDO HISTÓRIA - OSCIP com sede em São Paulo - SP 2014 / JANEIRO 2019; É cofundador e coordenador executivo da ASSOCIAÇÃO FABRICA DE CONQUISTAS (www.fabricadeconquistas.org) ; Coordenador do Projeto Galpão das Artes - projeto que atende crianças e adolescentes em contra-turno escolar em modalidade de educação não formal e artes; Possui vasta experiência na área e ênfase em Psicologia do Social e Comunitária; É psicólogo clínico com abordagem psicanalítica. Atuou também no campo clinico no Sistema Único de Saúde - SUS e também no âmbito do Sistema Único de Assistencial Social - SUAS. Desta pratica, experienciou intervenções social e comunitária na proteção básica, média e alta complexidade - intervenção a qual tem se dedicado ao aprofundamento nos estudos com ênfase em Políticas Púbicas. Autor do Livro: PROJETO RONDON MINAS - sua influência da formação do psicólogo generalista - Editora Appris - 2019 Autor do Artigo Cientifico Acolhimento Institucional: dos caminhos da história ao relato de experiência de atendimento de crianças e adolescentes na construção e perspectiva da autonomia - publicação editora JURUÁ; 2020

DoutoraRoberta Ecleide de O Gomes Kelly

Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia, Doutora em psicologia Clínica, Pós-Doutora em Filosofia da Educação

MestraSoraya Magalhães Pelegrini de Oliveira

assistente social do TJSP, mestre em Serviço Social pela UNESP, campus Franca, especialista em Serviço Social pela UnB/CFESS e em Democracia, República e Movimentos Sociais pela UFMG. Atuou como professora universitária de 2014 a 2016 no Curso de Graduação em Serviço Social e como assistente social na política de saúde por 4 anos e na política de assistência social por mais de 10 anos. Atuou como perita da Justiça Federal. Participante do GEDUCAS (Grupo de Pesquisa da Dimensão Educativa do Trabalho Social) da UNESP, campus Franca e do Grupo de Estudo sobre Famílias do TJSP

MestraValéria Naves Nascimento

Assistente Social, graduada em 2009 pelo Centro Universitário do Sul de Minas; Especialista em Gestão Pública de Organizações de Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012); Mestre em Gestão Pública e Sociedade pela Universidade Federal de Alfenas (2014). Tenho experiência em políticas públicas de Saúde (FHEMIG) e Assistência Social, incluindo terceiro setor, bem como nas áreas Sociojurídica (TJMG) e de Gestão Pública.

Confira tudo que te espera neste curso!

  • História da Infância e Adolescência no Brasil
  • Desenvolvimento Infantil: Aspectos Psicológicos e Sociais
  • Adolescência e Suas Particularidades: Perspectivas Psicossociais e Jurídicas
  • Fundamentos Teóricos do Trabalho Social com Famílias em Vulnerabilidade
  • Atuação prática do conselheiro tutelar: atendimento, registro, discussão colegiada e encaminhamentos
  • Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade e Violações de Direitos
  • Escuta Protegida e Especializada de Crianças e Adolescentes
  • Estratégias de Intervenção e Mediação no Atendimento a Famílias
  • Marcos Legais da Infância e Adolescência
  • Políticas Públicas Educacionais e o Papel do Conselho Tutelar
  • Política de Assistência Social e sua Interface com o Conselho Tutelar
  • Política de Saúde e Atenção Integral à Criança e ao Adolescente
  • Acolhimento Familiar e Institucional: reordenamento e Garantia de Direitos
  • Intersetorialidade e Construção de Fluxos de Atendimento
  • Saúde Mental de Crianças e Adolescentes: Proteção, Prevenção e Cuidado em Rede
  • Questões Contemporâneas da Infância e Juventude

Como funciona o curso na prática?

  • Aulas ao vivo
    • Interação em tempo real com o professor
    • Aulas Quinzenais
    • Início imediato
    • Sexta 19h às 22h
    • Sábado 9h às 12h
  • Aulas gravadas
    • Perdeu a aula ao vivo? Assista depois!
    • Todas as aulas ao vivo
      ficam gravadas
    • Disponíveis na quarta-feira
      seguinte à aula
Registro do curso no e-MEC:

Curso realizado e certificado pela FME - Faculdade Mineira Educacional, instituição reconhecida e mantida pela EMD - Escola Mineira de Direito.

QR Code para consulta no e-MECAponte a câmera do seu celular para consultar o cadastro no e-MEC Ou acesse o link: Consultar cadastro no e-MEC
  • TCC opcional
    • Você escolhe se deseja fazer e pode ser contratado à parte. Alguns concursos exigem TCC para pontuação de título de especialista.

Já disponível para assistir, com novas aulas ao vivo chegando!

15% Aulas gravadas
Próxima aula ao vivo 31/10/2025Data sujeita a alterações conforme calendário acadêmico
84% Aulas ao vivo

Plano de Pagamento

18x de R$ 179,00com desconto

Valor original
R$ 241,00 por parcela

+ Taxa de matrícula única: R$ 99,00

Desconto válido para pagamentos até dia 10 de cada mês. Após essa data, o valor volta ao original por parcela.

Restam poucas vagas

Garanta sua matrícula agora mesmo
e aproveite as condições especiais!

Está em dúvida?
A gente te ajuda

Como faço minha inscrição no curso de pós-graduação?

Para se inscrever, clique no botão "Matricular-se" na página do curso, preencha o formulário com seus dados pessoais e acadêmicos, e envie a documentação solicitada.

Quais documentos são necessários para a matrícula?

Geralmente, são exigidos RG, CPF, diploma de graduação, histórico escolar completo e comprovante de residência.

Posso me inscrever mesmo sem ter concluído a graduação?

Não. Para ingressar em um curso de pós-graduação, é necessário ter concluído um curso superior, podendo ele ser tecnológo, licenciatura ou graduação.

Como acompanho o status da minha inscrição?

Após enviar sua inscrição, você pode acompanhar o status acessando sua área do candidato no site. Todas as atualizações também serão enviadas por e-mail.

Quais são as formas de pagamento da matrícula?

A matrícula pode ser paga via boleto bancário, cartão de crédito ou pix. Consulte as opções disponíveis na página de inscrição.

O que acontece se eu perder o prazo de matrícula?

Caso perca o prazo, sua vaga poderá ser disponibilizada para outro candidato. Fique atento ao calendário divulgado no edital do curso.

O Número de parcelas é vinculado à duração do curso?

Não. O número de parcelas não está vinculado à duração do curso. Você pode escolher o plano de pagamento que melhor se adequa às suas necessidades, independentemente da duração do curso.

WhatsApp(35) 99716-5623

Quer saber mais sobre nossos cursos? Envie uma mensagem e nossa equipe irá ajudar!

Mensagem