
Curso Grátis
Curso gratuito | Decolonização, racismo e gênero- 1 ed.
Com aulas selecionadas do 1º Congresso Brasileiro de Decolonização, racismo e gênero
Informações Gerais
Atualização em humanidades, gratuita e com qualidade de verdade.
Este curso foi pensado pra quem quer aprender com leveza, clareza e aplicação prática — sem enrolação, sem tempo perdido!
As aulas foram organizadas a partir dos congressos ao vivo da EMH e transformadas em uma trilha rápida, com temas relevantes e professores que conhecem a realidade da área.
É conteúdo que cabe na rotina, feito pra quem quer continuar evoluindo.
Sobre o Curso
Este curso reúne uma seleção de aulas do1º Congresso Brasileiro sobre Decolonização, racismo e gênero: urgências contemporâneas, realizado ao vivo pela EMH nos dias 17 a 19 de março de 2025.
Durante o evento, especialistas de referência compartilharam experiências, análises e caminhos práticos sobre os temas mais relevantes da área de humanidades! Agora, esse conteúdo está disponível em formato de curso online, com organização em módulos, linguagem acessível e foco no que realmente importa pra quem atua ou se interessa por essa área.
Ao concluir pelo menos 75% do conteúdo, é possível emitir um certificado digital de participação, disponível na própria plataforma mediante pagamento de uma taxa simbólica.
Diferenciais
➡️ Aulas curtas, diretas e fáceis de encaixar na rotina
➡️ Conteúdo selecionado de eventos ao vivo da EMH
➡️ Professores renomados e atuantes na área de humanidades
➡️ Plataforma intuitiva, com possibilidade de assistir em 2.0x
➡️ Estrutura modular pra facilitar seu ritmo de estudo
➡️ Certificado de horas (mediante pagamento de taxa)
Certificado
Ao ser concluido 75% do curso será disponibilizado o certificado na plataforma da EMD, mediante pagamento da taxa de R$ 29,90.
Conteúdo Programático
Temas em destaque | Parte I
- A indissociabilidade entre raça, classe e gênero nos enfrentamentos das opressões
- Colonialidade do saber, do poder e do ser: quem define o que é saúde mental?
- Raça e Clínica
- Racismo e gênero: os corpos e as violências
Temas em destaque | Parte II
- Amor e relações de gênero: ética e responsabilidade
- Mulheres, endividamento e reprodução social: notas para uma abordagem decolonial.
- Psicanálise e patriarcado
- Raça, classe e dominação: questões para uma psicanálise territorializada
Temas em destaque | Parte III
- Da pedagogia da navalha à psicanálise: o tornar-se travesti e as transidentidades
- Decolonialidade e manifestações artístico-culturais da população negra no Brasil
- Raça e racismo na historia do Brasil: uma abordagem histórico-cultural das discriminações raciais
- Vozes mulheres: oralituras insurgentes na produção intelectual das mulheres negras e indígenas
Coordenadores e Professores
Professor(a)
Aila Fernanda dos SantosMestra
Assistente Social. Mestra em Serviço Social e Políticas Sociais pela UNIFESP. Doutoranda em Serviço Social pela PUC-SP. Pesquisadora no Amma Psique Negritude. Integrante do grupo de estudos e pesquisa sobre Teoria da Reprodução Social. Feminista Antiproibicionista
Professor(a)
Camila Caroline de Oliveira FerreiraMestra
Assistente Social. Doutoranda no Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Bolsista CNPQ). Mestre em Serviço Social e Políticas Sociais pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (2018). Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de História, Direito e Serviço Social - Campus Franca/SP (2009). Foi professora substituta do Departamento de Serviço Social da UnB - Universidade de Brasília (2021-2022). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas (Gepem) da UNESP Campus Franca/SP, do Grupo de Estudos sobre Teoria da Reprodução Social (GE-TRS) da UFES e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Profissão (Netrab) da PUC-SP. Foi membro da Direção da Regional Sul II da ABEPSS- Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social durante as gestões 2015-2016 e 2017-2018. Possui estudos e pesquisas relacionados à temas como: Serviço Social e América Latina; Capitalismo Dependente; Financeirização do Capital; Crédito e Endividamento da Classe Trabalhadora; Teoria da Reprodução Social.
Professor(a)
Fídias Gomes SiqueiraDoutor
Psicanalista. Pós-doutor pela PUC Minas. Doutor e Mestre em Psicologia (Estudos Psicanalíticos) pela UFMG. Coordenador do Programa de Extensão Já É do PSILACS/UFMG.
Professor(a)
Ismael SalaberryMestre
Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2023-2027). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2022). É bacharel em psicologia pela Faculdade Anhanguera do Rio Grande (2017) e especialista em Atendimento Clínico - ênfase psicanálise pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2020). Pesquisador integrante do Coletivo Ocupação Psicanalítica, do GT "Raça e Decolonização" da Rede Interamericana de Pesquisa em Psicanálise e Política - RedIPPol e do Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo - PSILACS, desenvolvendo atualmente uma pesquisa voltada ao tema da branquitude e seus atravessamentos na clínica psicanalítica.
Professor(a)
Júlio César de Oliveira NicodemosDoutor
Psicanalista membro do Laço Analítico/Escola de Psicanálise. Graduação em Psicologia (UFF), residência em Saúde Mental pela Fundação Municipal de Saúde de Niterói. Mestrado e Doutorado em Psicanálise (UERJ) com estágio de doutoramento na Universidade do Porto. Possui percurso na Rede de Atenção Psicossocial na função de coordenador de equipe e supervisão clínico -institucional.
Professor(a)
Marcos Vinicius
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Mestre em Psicologia pela mesma instituição, na linha de pesquisa: instituições, Saúde e Sociedade. Doutorando em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - com área de concentração em Antropologia Social, na linha de pesquisa: Antropologia da Arte, da Ciência e da Tecnologia. Tem experiência com: acompanhamento terapêutico; psicologia da saúde; e psicologia social e comunitária. Tem se dedicado a estudos sobre: ciência e sociedade; saúde mental; políticas públicas; e pensamento decolonial. Atualmente é professor do curso de Psicologia da UNIPAC (campus Lafaiete).
Professor(a)
Marina PaulaMestra
graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma universidade. Trabalha com o referencial teórico e prático da Psicologia Social Crítica por meio de intervenções e projetos político-culturais que se articulam com sua militância enquanto Mc e integrante do Movimento Hip Hop de São João del-Rei. Em sua pesquisa de Mestrado estudou os temas Movimento Hip Hop e Identidade Negra, se debruçando também sob os tópicos Decolonialidade, Cultura Negra, Interseccionalidade, Memória, História Oral, Educação e Intelectuais Orgânicos. Atualmente ela continua seu exercício enquanto pesquisadora, estudando a Cultura Negra de São João del-Rei, através de trabalho divulgado na página Prosa Preta no instagram. Mari P é psicóloga clínica, atuando com foco na Abordagem Fenomenológico-Existencial, através do Projeto e Plataforma Pra Preto Psi (do Pra Preto Ler), numa perspectiva racializada e decolonial. É produtora cultural e idealizadora projeto Baile Black de QUEBRA, tendo participado da produção de eventos e ações culturais de coletivos, grupos e projetos sociais dos quais fez parte. Assim, Mari P, em todas essas frentes de trabalho, prioriza a premissa de que o estímulo à criatividade é um potente caminho educativo e crítico na direção da transformação individual e também social de nosso país.
Professor(a)
Mauro BarachoMestre
Graduado em administração, mestre e doutorando em antropologia pela UFMG, pesquisador de relações étnico raciais, trabalha com letramento racial, e criação de conteúdo sobre relações raciais no Brasil
Professor(a)
Mentora Melissa Marques
Bacharel em Direito e pós-graduanda em Direito Médico, apaixonada por compartilhar conhecimento de forma prática e acessível. Acredito que o estudo jurídico pode (e deve) ser leve, aplicável e transformador. Meu objetivo é guiar alunos a compreenderem o Direito de maneira descomplicada, com foco em resultados e evolução constante. Me siga no instagram: @mentora.melissa
Professor(a)
Paula CoutinhoDoutora
Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2006), especialização em Psicanálise e Laço Social pela mesma Universidade (2007) , mestrado em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011) e doutorado e pós doutorado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Professora de psicologia e psicanálise em pós-graduação. Atua principalmente nos seguintes temas: psicanálise, feminismo e política.
Professor(a)
Renata MendonçaMestra
Psicóloga, psicanalista (Membro da EBP/AMP), Mestre pela PUC-Minas, Doutoranda da UFMG
Professor(a)
Sam AlcântaraMestra
psicanalista de Fortaleza/CE. Doutoranda em Estudos Psicanalíticos na UFGM - com pesquisa financiada pela CAPES -, membro do Além da Tela - Psicanálise e Cultura Digital e LEPSI (UFMG/USP). Mestre e graduada em Psicologia pela Unifor, com pesquisa financiada pela FUNCAP. Especializanda em Ciências Humanas: Sociologia, Filosofia e História e certificação profissional em Neurociência pela PUCRS. Pesquisadora associada à ABCiber e participante do Coletivo de Pesquisa Ativista em Psicanálise, Educação e Cultura - CPAPEC. Professora estagiária na Faculdade de Medicina e de Psicologia da UFMG. Coordenadora e professora da Pós-graduação em Psicanálise e Feminismo com ênfase em gênero e raça da Universidade Positivo/PR, aonde também leciona na pós-graduação em Psicanálise e Filosofia. Professora, pesquisadora e palestrante, atuando principalmente nas áreas de concentração: psicanálise, cultura digital e sexualidade, gênero e teorias Queer.
Professor(a)
Victória Lopes DiasDoutora
Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, na linha de pesquisa (Antropologia da Arte, da Ciência e da Tecnologia). Mestre em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, bacharel em Design pela mesma Universidade. Áreas de interesse: Pluralidade epistêmica e a insurgência de Antropologias e Arqueologias críticas; Regimes de conhecimento de matrizes africanas e indígenas; Interdisciplinaridade e diálogos interepistêmicos com foco em crítica das ciências e da colonialidade; Relações de produção de conhecimento em modos de vida e existência não hegemônicos. É membro da equipe da Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica e pesquisadora bolsista no LEACH - UFMG (Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas).