
Curso Grátis
Curso gratuito | Políticas Públicas em Saúde Mental da Infância e Adol. - 2 ed.
Com aulas selecionadas do 2º Congresso Brasileiro de Políticas Públicas em Saúde Mental da Inf. e A.
Informações Gerais
Atualização em humanidades, gratuita e com qualidade de verdade.
Este curso foi pensado pra quem quer aprender com leveza, clareza e aplicação prática — sem enrolação, sem tempo perdido!
As aulas foram organizadas a partir dos congressos ao vivo da EMH e transformadas em uma trilha rápida, com temas relevantes e professores que conhecem a realidade da área.
É conteúdo que cabe na rotina, feito pra quem quer continuar evoluindo.
Sobre o Curso
Este curso reúne uma seleção de aulas do Estudos sobre as Políticas Públicas em Saúde Mental da Infância e Adolescência, realizado ao vivo pela EMH nos dias 10 a 13 de março.
Durante o evento, especialistas de referência compartilharam experiências, análises e caminhos práticos sobre os temas mais relevantes da área de humanidades! Agora, esse conteúdo está disponível em formato de curso online, com organização em módulos, linguagem acessível e foco no que realmente importa pra quem atua ou se interessa por essa área.
Ao concluir pelo menos 75% do conteúdo, é possível emitir um certificado digital de participação, disponível na própria plataforma mediante pagamento de uma taxa simbólica.
Diferenciais
➡️ Aulas curtas, diretas e fáceis de encaixar na rotina
➡️ Conteúdo selecionado de eventos ao vivo da EMH
➡️ Professores renomados e atuantes na área de humanidades
➡️ Plataforma intuitiva, com possibilidade de assistir em 2.0x
➡️ Estrutura modular pra facilitar seu ritmo de estudo
➡️ Certificado de horas (mediante pagamento de taxa)
Certificado
Ao ser concluido 75% do curso será disponibilizado o certificado na plataforma da EMD, mediante pagamento da taxa de R$ 29,90.
Conteúdo Programático
Temas em destaque | Parte I
- Adolescência contemporânea, excassez narrativa e a clínica dos atos
- Adolescência e as drogas
- Infância e adolescência na atenção básica: a importância das perguntas antes das “respostas”
Temas em destaque | Parte II
- A medida protetiva de saúde das crianças e adolescentes
- Diretrizes e princípios da Saúde Mental Infantojuvenil
- Musicoterapia, arte, improviso no capsi
- Violência precoce na infância
Temas em destaque | Parte III
- Circuitos, territórios e redes de vida: encontros com jovens em situação de vulnerabilidade e risco social do Cersami
- Experiência do CAPSI de Varginha/MG e Contribuições da Enfermagem para a Saúde Mental
- O cuidado em saúde mental a crianças e adolescentes em situações extremas, de emergências e desastres
- Os desafios na implantação e no cotidiano do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil
Temas em destaque | Parte IV
- A inclusão escolar em debate
- Adolescência e cultura digital
- As vulnerabilidades na infância e adolescência: políticas públicas de intervenção e saúde mental
- Reflexões em torno da autolesão na contemporaneidade
Coordenadores e Professores
Professor(a)
Ana Flávia SpósitoEspecialista
Graduada em Psicologia pela FUMEC-BH- Especialista saúde mental, gestao de pessoas , micropolitica de gestao em saude , Sexualidade humana pela CBI of Miami e Terapia de Casal pela Psicanálise.
Já atuou como coordenadora de saude mental e Rede de Atenção Psicossocial, servicos de enfrentamento à violencia sexual contra criança e adolescente, dentre outras políticas publicas.
Professor(a)
Bárbara AfonsoDoutora
Graduação em Psicologia pela PUC Minas (2013), especialização em Saúde Mental: Política, Clínica e Práxis pela PUC Minas (2015) e mestrado em Conceitos Fundamentais em Psicanálise e Investigações no Campo Clínico e Cultura pela FAFICH/UFMG (2019). Doutoranda na mesma área pela FAFICH/UFMG desde 2023. Atua em consultório particular, no projeto Desembola na Ideia, atendendo adolescentes em vulnerabilidade, e no Projeto Viravolta Psicanálise na Cidade.
Professor(a)
Carolina NassauDoutora
Possui graduação em Psicologia Puc Minas e mestrado em Psicologia pela UFMG. Doutora em psicologia com a tese sobre suicídio na adolescência intitulada "Preciso que a vida pare". Pesquisadora do Núcleo de Psicanálise e Laço Social - PSILACS/ UFMG. Autora do livro: Reduzir-se a nada: articulações entre o masoquismo, o feminino e a máscara.
Professor(a)
Cleusimar Cardoso Alves AlmeidaDoutora
Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, campus Franca- SP (2019). Mestre em Gestão Pública e Sociedade pela UNIFAL- Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha (2014). Especialista em Gestão de Serviços Sociais e Políticas Públicas (2011). Bacharel em Serviço Social, graduada pela UNIFENAS (2010). Atualmente, Professora da Universidade Vale do Rio Verde- UNINCOR e Assistente Social da Prefeitura Municipal de Varginha, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Professor(a)
Cristiana BrasilEspecialista
Mãe, musicoterapeuta, atriz e palhaça. Fundadora e integrante do Grupo Roda Gigante. Especialista em atenção psicossocial na infância e adolescência pelo IPUB/UFRJ. Ativista do SUS e da cultura. Assessora em arte educação e docente do curso de formação pedagógica para a prática da preceptoria da Associação Brasileira de Educação Médica/ABEM.
Professor(a)
Cristiana Marina Barros de SouzaEspecialista
Psicóloga pela PUC Minas, com Pós-graduação em saúde mental pela Puc Minas / Mestrado em promoção da saúde e prevenção da violência UFMG no departamento de saúde coletiva.
Experiência de 17 anos RAPS de BH atuações com RT nos cersamis atualmente professora do curso de medicina da puc minas no internato de saúde mental e docente do curso de psicologia da faculdade Pitágoras. Foi supervisora clínica institucional do CAPSIJ dos municípios de Ribeirão das Neves e Ouro Preto.
Professor(a)
Dirley LellisDoutora
Especialista em Saúde Mental Infantojuvenil pelo CENAT, Mestrado em Psicologia Social pela UFMG, Doutorado em Saúde Coletiva pela FIOCRUZ, servidora aposentada da Saúde Mental Infantojuvenil de Betim/MG, supervisora clínico-institucional em Itabira/MG.
Professor(a)
Juliana BerniDoutora
Psicanalista, psicóloga pela UFMG, possui mestrado e doutorado pela mesma instituição. Tem experiência clínica com crianças, adolescentes e adultos. Atua em pesquisas voltadas para a interlocução entre psicanálise e educação desde 2007. É pesquisadora do Laboratório Além da Tela: psicanálise e cultura digital e membra do Nós na Rede: educação no contexto da cultura digital. Seu tema de pesquisa é a adolescência na cultura digital.
Professor(a)
Letícia PaivaEspecialista
Enfermeira Pós-graduada em Saúde Pública pelo Centro Universitário do Sul de Minas e em Oncologia pela Pontifícia Universidade Católica. Atualmente Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSI) de Varginha/MG
Professor(a)
Marcus MacedoMestre
Psicólogo CRP/MG No. 21.019; psicólogo do CAPS/AD de Governador Valadares; docente do curso de psicologia da Faculdade Pitágoras/Anhaguera; ́Pós-graduado em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela ENSP-FIOCRUZ/RJ; Mestre em Educação e Inclusão Social pela Faculdade de Educação da UFMG; Autor do livro “Desafios intersetoriais: Possibilidades de diálogos entre a saúde mental e a Educação de Jovens e Adultos; Coordenador do Grupo de Estudos “Suicidio sob o olhar da psicanalise em diálogo com outros saberes”
Professor(a)
Mentora Melissa Marques
Bacharel em Direito e pós-graduanda em Direito Médico, apaixonada por compartilhar conhecimento de forma prática e acessível. Acredito que o estudo jurídico pode (e deve) ser leve, aplicável e transformador. Meu objetivo é guiar alunos a compreenderem o Direito de maneira descomplicada, com foco em resultados e evolução constante. Me siga no instagram: @mentora.melissa
Professor(a)
Paula Duarte FélixDoutora
Psicanalista. Psicóloga graduada pela FUMEC. Especialista em Saúde Mental e Psicanalise pelo Unicentro Newton Paiva, Mestre e Doutora em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Psicóloga da equipe de saúde mental na atenção básica na prefeitura de BH.
Professor(a)
Raquel MarinhoDoutora
Psicóloga e psicanalista, mestre em Psicologia Social pela PUC-SP e doutora em Estudos Psicanalíticos pela UFMG, com estágio doutoral na Universidade Paris 8. Atualmente, atende em consultório particular e realiza pesquisa de pós doutorado, integrando o laboratório da UFMG "Além da Tela: Psicanálise e cultura digital" e a rede internacional de pesquisa e intervenção "Jeunes, inégalités sociales et périphéries".
Professor(a)
Renata Tavares Imperial
Professor(a)
Rinaldo Conde BuenoDoutor
Mestre e Doutor em Psicologia, com estágio sanduíche na Universitat Rovira i Virgili – Espanha. Professor de graduação e Pós graduação em Psicologia. Supervisor clínico institucional. Sócio proprietário da clínica Espaço Rizoma - Saúde Mental e Acompanhamento Terapêutico. Ex-voluntário da rede de saúde mental de Trieste, Itália.
Professor(a)
Rodrigo NogueiraEspecialista
Psicólogo pela UFMG. RT de Saúde Mental de Brumadinho M.G. Foi membro da equipe técnica da Escola de Saúde Pública de M.G -Docente convidado nos cursos de Pós Graduação Lato sensu ESP- MG -Docente nos cursos livres, Oficinas de Capacitação da Rede SUS e afins). -Participou do grupo condutor estadual da rede de saúde mental - Sec. Estado da Saúde