Pós-graduação Psicopedagogia Clínica e Institucional

Pós-graduação - Online

Pós-graduação Psicopedagogia Clínica e Institucional

Curso realizado e certificado pelo Centro Universitário UNIFAAT

Duração 14 meses Modalidade Online Carga horária 460h/a TCC opcional Final das Inscrições 31 de Maio de 2024 Início das Aulas Imediato
Público-alvo Pedagogos, docentes com licenciatura plena, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e demais profissionais com interesse nos conhecimentos sobre a aprendizagem de crianças e adolescentes e suas dificuldades.

Informações Gerais

Aulas:

Aulas quinzenais: Sextas (19h às 22h) e Sábado (08h às 12h).

As aulas serão ao vivo com a possibilidade do aluno assisitir posteriormente, tendo em conta que ficará gravada.

Início das aulas: imediato

Certificação:

Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.)

Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019.

Conceito MEC: Nota 4

https://www.unifaat.com.br/

Registro e-mec:

https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NTMxMg==/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MjI2NzIw

 

TCC OPCIONAL:

A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente, caso assim deseje.

Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.

Sobre o Curso

O curso de pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional visa oferecer subsídios teóricos e práticos para a formação do psicopedagogo, com ênfase na avaliação, na intervenção e na prevenção dos problemas de aprendizagem, tanto no espaço clínico quanto no institucional. Busca a formação de profissionais qualificados e reflexivos sobre aspectos relacionados ao processo de aprendizagem, em seus padrões normal e patológico, bem como ao desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes.

Na prática psicopedagógica clínica, o curso aborda os atuais instrumentos de avaliação psicopedagógica (diagnóstico); a organização do atendimento psicopedagógico; a elaboração do relatório de avaliação psicopedagógica; a devolutiva aos sujeitos, às famílias e às escolas; as estratégias de intervenção em alguns transtornos do neurodesenvolvimento, como os transtornos específicos da aprendizagem (dislexia, disortografia e discalculia) e o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Na prática psicopedagógica institucional, o curso trata da avaliação psicopedagógica da escola (da educação infantil ao ensino médio) e das possibilidades de intervenção a partir da formação continuada docente, do desenvolvimento de diferentes projetos que envolvam a comunidade escolar, da adequação curricular e da implantação de programas de avaliação e recuperação da aprendizagem.

Valores e Planos de Pagamento

PLANO 1

Valor original:
18x R$ 214,00

18x
R$159,00

Valor com desconto pontualidade *


Taxa de Matrícula: R$ 99,00

Matricular-se

* IMPORTANTE:
Os descontos não são acumulativos e somente serão oferecidos se o aluno pagar a prestação até o dia 10 (dez) de seu respectivo mês.
Para maiores esclarecimentos, entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 8h às 18h pelo telefone (35) 99716-5623 ou pelo e-mail: [email protected]

Coordenadores e Professores

Coordenador(a)

Hilda Maria Cordeiro Barroso BragaDoutoraSaiba mais

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1979), graduação em Pedagogia pela Universidade de Marília (1982), especialista (lato sensu) em Administração de Recursos Humanos pela UNISANTANA (1985), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1996) , doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Administração pela Flórida Christian University (2011).

Professor(a)

Fabiana Gonçalves dos Santos MalandrinoMestraSaiba mais

Mestra em Educação: Psicologia da Educação, psicopedagoga clínica e professora universitária

Professor(a)

Luciana Andréa Afonso SigallaDoutoraSaiba mais

Doutora em Educação: Psicologia da Educação, psicopedagoga clínica, professora universitária, palestrante e pesquisadora

Professor(a)

Luciane Helena Mendes de MirandaDoutoraSaiba mais

Doutora em Educação: Psicologia da Educação, psicóloga e psicopedagoga clínica, professora universitária e pesquisadora

Professor(a)

Marcia Beatriz AmplatzMestraSaiba mais

Mestra em Educação, psicopedagoga, professora universitária, palestrante e assessora pedagógica

Professor(a)

Maria Emiliana Lima PenteadoDoutoraSaiba mais

Doutora em Educação: Psicologia da Educação, psicopedagoga clínica e institucional, pedagoga, coordenadora pedagógica, professora universitária e pesquisadora.

Professor(a)

Marta de Oliveira GonçalvesDoutoraSaiba mais

Doutora em Educação: Psicologia da Educação, psicóloga e psicopedagoga clínica, professora universitária e palestrante

Professor(a)

Mateus Henrique NogueiraDoutorSaiba mais

Doutor e pós-doutorado em Neurociências, neurocientista, psicólogo clínico, neuropsicólogo, professor universitário e pesquisador

Professor(a)

Reginaldo Silva PosoEspecialistaSaiba mais

Graduado em Letras e jornalismo. Especialista em Psicopedagogia clínica e institucional. Especialista em Docência do Ensino Superior. Aperfeiçoamento em Saúde Mental. Psicanalista clínico N⁰2515-50
Pós-graduando em Neuropsicanálise e Mestrando em Psicanálise: saúde e sociedade.

Professor(a)

Silvaneide Oliveira SilvaEspecialistaSaiba mais

Especialista em Neurociência Aplicada à Educação e Aprendizagem pela
Universidade Presbiteriana Mackenzie; Psicopedagoga; Psicóloga Clínica; Pedagoga.
Membro da equipe de avaliação do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico
Interdisciplinar (NANI) do Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN) da UNIFESP.
Voluntária no Projeto Social da Associação Brasileira de Psicopedagogia ABPp -
Seção São Paulo; Diretora Pedagógica durante 25 anos; Professora Universitária e
Palestrante.

Professor(a)

Teresa Cristina Serra Damiano BorghiMestraSaiba mais

Mestra em Ciências da Educação: Desenvolvimento Psicomotor, psicomotricista clínica e professora universitária

Professor(a)

Vanessa SantosEspecialistaSaiba mais

Licenciada em Pedagogia pela UNIP e tem uma pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Além disso, ela é Master Practitioner em PNL (Programação Neurolinguística) e hipnoterapeuta. Atua como Coordenadora Pedagógica na Educação Infantil desde 2001 e é associada efetiva da Associação Brasileira de Psicopedagogia - Seção São Paulo (ABPp-SP). Ela também é psicopedagoga clínica voluntária em um projeto social da ABPp-SP e está concluindo sua formação como Educadora Parental. Seu perfil profissional é marcado por uma ampla formação e um compromisso social notável.

Conteúdo Programático

MÓDULO I - Contribuições da Psicopedagogia na Infância

  • Fundamentos da Psicopedagogia: aspectos históricos e legais
  • Desenvolvimento humano: a infância
  • Aprendizagem humana: contribuições de Piaget, Vigotski e Wallon
  • A brincadeira e o desenho da criança
  • Aprendizagem da leitura e da escrita
  • Transtornos do neurodesenvolvimento: dislexia, disortografia e transtorno do espectro autista (TEA)

MÓDULO II - Avaliação e Intervenção Psicopedagógica na Infância

  • Neurociência aplicada à Psicopedagogia
  • Avaliação psicopedagógica da criança
  • Práticas de intervenção psicopedagógica na infância
  • Estudo de caso: prática psicopedagógica clínica na infância
  • Estudo de caso: prática psicopedagógica institucional na infância

MÓDULO III - Contribuições da Psicopedagogia na Adolescência

  • Fundamentos da Psicopedagogia: o exercício profissional
  • Desenvolvimento humano: a adolescência
  • Contribuições da Psicanálise à Psicopedagogia
  • Processos cognitivos e raciocínio lógico-matemático: contribuições de Piaget
  • Olhar e escuta psicopedagógicos
  • Transtornos do neurodesenvolvimento: discalculia e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

MÓDULO IV - Avaliação e Intervenção Psicopedagógica na Adolescência

  • Jogos, dinâmicas de grupo e tecnologias digitais no atendimento psicopedagógico
  • Avaliação psicopedagógica do adolescente
  • Práticas de intervenção psicopedagógica na adolescência
  • Estudo de caso: prática psicopedagógica clínica na adolescência
  • Estudo de caso: prática psicopedagógica institucional na adolescência

Módulo TCC

Faça já sua inscrição

Já tenho cadastro

Quero me cadastrar

O campo senha precisa ter pelo menos 8 caracteres.
Campos marcados com asterísco (*) são obrigatórios.