Pós-graduação - Online
Pós-graduação Psicopedagogia Clínica e Institucional
Curso realizado e certificado pelo Centro Universitário UNIFAAT
Informações Gerais
Aulas:
Aulas gravadas
Início das aulas: imediato
Certificação:
Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.)
Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019.
Conceito MEC: Nota 4
https://www.unifaat.com.br/
Registro e-mec:
TCC OPCIONAL:
A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente, caso assim deseje.
Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.
Sobre o Curso
O curso de pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional visa oferecer subsídios teóricos e práticos para a formação do psicopedagogo, com ênfase na avaliação, na intervenção e na prevenção dos problemas de aprendizagem, tanto no espaço clínico quanto no institucional. Busca a formação de profissionais qualificados e reflexivos sobre aspectos relacionados ao processo de aprendizagem, em seus padrões normal e patológico, bem como ao desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes.
Na prática psicopedagógica clínica, o curso aborda os atuais instrumentos de avaliação psicopedagógica (diagnóstico); a organização do atendimento psicopedagógico; a elaboração do relatório de avaliação psicopedagógica; a devolutiva aos sujeitos, às famílias e às escolas; as estratégias de intervenção em alguns transtornos do neurodesenvolvimento, como os transtornos específicos da aprendizagem (dislexia, disortografia e discalculia) e o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Na prática psicopedagógica institucional, o curso trata da avaliação psicopedagógica da escola (da educação infantil ao ensino médio) e das possibilidades de intervenção a partir da formação continuada docente, do desenvolvimento de diferentes projetos que envolvam a comunidade escolar, da adequação curricular e da implantação de programas de avaliação e recuperação da aprendizagem.
Preencha o formulário para receber o guia do curso
Conteúdo Programático
MÓDULO I - Contribuições da Psicopedagogia na Infância
- Fundamentos da Psicopedagogia: aspectos históricos e legais
- Desenvolvimento humano: a infância
- Aprendizagem humana: contribuições de Piaget, Vigotski e Wallon
- A brincadeira e o desenho da criança
- Aprendizagem da leitura e da escrita
- Transtornos do neurodesenvolvimento: dislexia, disortografia e transtorno do espectro autista (TEA)
MÓDULO II - Avaliação e Intervenção Psicopedagógica na Infância
- Neurociência aplicada à Psicopedagogia
- Avaliação psicopedagógica da criança
- Práticas de intervenção psicopedagógica na infância
- Estudo de caso: prática psicopedagógica clínica na infância
- Estudo de caso: prática psicopedagógica institucional na infância
MÓDULO III - Contribuições da Psicopedagogia na Adolescência
- Fundamentos da Psicopedagogia: o exercício profissional
- Desenvolvimento humano: a adolescência
- Contribuições da Psicanálise à Psicopedagogia
- Processos cognitivos e raciocínio lógico-matemático: contribuições de Piaget
- Olhar e escuta psicopedagógicos
- Transtornos do neurodesenvolvimento: discalculia e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
MÓDULO IV - Avaliação e Intervenção Psicopedagógica na Adolescência
- Jogos, dinâmicas de grupo e tecnologias digitais no atendimento psicopedagógico
- Avaliação psicopedagógica do adolescente
- Práticas de intervenção psicopedagógica na adolescência
- Estudo de caso: prática psicopedagógica clínica na adolescência
- Estudo de caso: prática psicopedagógica institucional na adolescência
Módulo TCC
Coordenadores e Professores
Coordenador(a) Geral
Fernando MelloMestre
Doutorando e Mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – FDUC. Pesquisador Visitante Bolsista do Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht. Pesquisador Visitante da Fakultät für Rechtswissenschaft, Universität Hamburg. Professor de Direito Civil e Processual Civil.
Coordenador(a)
BragaDoutora
Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1979), graduação em Pedagogia pela Universidade de Marília (1982), especialista (lato sensu) em Administração de Recursos Humanos pela UNISANTANA (1985), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1996) , doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Administração pela Flórida Christian University (2011).
Professor(a)
dos Santos MalandrinoMestra
Mestra em Educação: Psicologia da Educação, psicopedagoga clínica e professora universitária
Professor(a)
Luciana Andréa Afonso SigallaDoutora
Doutora em Educação: Psicologia da Educação, psicopedagoga clínica, professora universitária, palestrante e pesquisadora
Professor(a)
de MirandaDoutora
Doutora em Educação: Psicologia da Educação, psicóloga e psicopedagoga clínica, professora universitária e pesquisadora
Professor(a)
Marcia Beatriz AmplatzMestra
Mestra em Educação, psicopedagoga, professora universitária, palestrante e assessora pedagógica
Professor(a)
PenteadoDoutora
Doutora em Educação: Psicologia da Educação, psicopedagoga clínica e institucional, pedagoga, coordenadora pedagógica, professora universitária e pesquisadora.
Professor(a)
Marta de Oliveira GonçalvesDoutora
Doutora em Educação: Psicologia da Educação, psicóloga e psicopedagoga clínica, professora universitária e palestrante
Professor(a)
Mateus Henrique NogueiraDoutor
Doutor e pós-doutorado em Neurociências, neurocientista, psicólogo clínico, neuropsicólogo, professor universitário e pesquisador
Professor(a)
Reginaldo Silva PosoEspecialista
Graduado em Letras e jornalismo. Especialista em Psicopedagogia clínica e institucional. Especialista em Docência do Ensino Superior. Aperfeiçoamento em Saúde Mental. Psicanalista clínico N⁰2515-50
Pós-graduando em Neuropsicanálise e Mestrando em Psicanálise: saúde e sociedade.
Professor(a)
Silvaneide Oliveira SilvaEspecialista
Especialista em Neurociência Aplicada à Educação e Aprendizagem pela
Universidade Presbiteriana Mackenzie; Psicopedagoga; Psicóloga Clínica; Pedagoga.
Membro da equipe de avaliação do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico
Interdisciplinar (NANI) do Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN) da UNIFESP.
Voluntária no Projeto Social da Associação Brasileira de Psicopedagogia ABPp -
Seção São Paulo; Diretora Pedagógica durante 25 anos; Professora Universitária e
Palestrante.
Professor(a)
BorghiMestra
Mestra em Ciências da Educação: Desenvolvimento Psicomotor, psicomotricista clínica e professora universitária
Professor(a)
Vanessa SantosEspecialista
Licenciada em Pedagogia pela UNIP e tem uma pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Além disso, ela é Master Practitioner em PNL (Programação Neurolinguística) e hipnoterapeuta. Atua como Coordenadora Pedagógica na Educação Infantil desde 2001 e é associada efetiva da Associação Brasileira de Psicopedagogia - Seção São Paulo (ABPp-SP). Ela também é psicopedagoga clínica voluntária em um projeto social da ABPp-SP e está concluindo sua formação como Educadora Parental. Seu perfil profissional é marcado por uma ampla formação e um compromisso social notável.
Valores e Planos de Pagamento
PLANO 1
Valor original:
18x
R$ 214,00
18x
R$129,00
Valor com desconto pontualidade *
Taxa de Matrícula: R$ 99,00
* IMPORTANTE:
Os descontos não são acumulativos e somente serão oferecidos se o aluno pagar a prestação até o dia 10 (dez) de seu respectivo mês.
Para maiores esclarecimentos, entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 8h às 18h pelo telefone (35) 99716-5623 ou pelo e-mail:
[email protected]