
Pós-graduação - Online
Pós Graduação em Envelhecimento Humano em Perspectiva Multidisciplinar
Curso realizado e certificado pelo Centro Universitário UNIFAAT
Informações Gerais
Aulas quinzenais: Sextas (19h às 22h) e Sábado (08h às 12h).
As aulas serão ao vivo com a possibilidade do aluno assisitir posteriormente, tendo em conta que ficará gravada.
Início das aulas: 15/09/2023
Certificação:
Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.)
Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019.
Conceito MEC: Nota 4
TCC OPCIONAL:
De acordo com a resolução n. 01, de 06.04.2018 do CNE, a apresentação de TCC passou a ser facultativa. Caberá ao aluno, ao final das aulas, escolher se deseja fazê-lo ou não, mediante contratação adicional, lembrando que diversos concursos públicos exigem a realização do TCC para pontuação do título de especialista.
Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.
Sobre o Curso
A Pós-Graduação “lato sensu” - Especialização em Envelhecimento Humano em Perspectiva Multidisciplinar tem como premissa que o processo de envelhecimento é multidimensional e portanto, influenciado por questões demográficas, biológicas, psicológicas, socioculturais, educacionais, econômicas, legais e ambientais.
Assim a sua grade curricular contempla as principais questões do processo de envelhecimento na atual realidade brasileira em perspectiva teórica e prática e conta para tanto com professores de áreas diversas, escolhidos pela qualificação acadêmica e experiência profissional. Para conhecimento contamos com as seguintes áreas profissionais no curso: Arquitetura, Direito, Economia, Enfermagem, Fisioterapia, Gerontologia, Psicologia, Pedagogia, Serviço Social.
Valores e Planos de Pagamento
PLANO 1
Valor original:
16x
R$ 269,00
16x
R$159,00
Valor com desconto pontualidade *
Taxa de Matrícula: Isento
* IMPORTANTE:
Os descontos não são acumulativos e somente serão oferecidos se o aluno pagar a prestação até o dia 10 (dez) de seu respectivo mês.
Para maiores esclarecimentos, entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 8h às 18h pelo telefone (35) 99716-5623 ou pelo e-mail:
[email protected]
Coordenadores e Professores
Coordenador(a)
Roberta Ecleide de Oliveira Gomes KellyDoutora
Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia, Doutora em psicologia Clínica, Pós-Doutora em Filosofia da Educação
Coordenador(a) Adjunto(a)
Maria Eliane Catunda de SiqueiraMestre
Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1968), mestrado em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Educação/Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, gerontologia, políticas públicas, sociologia do envelhecimento e terceiro setor.
Professor(a)
Ana Claudia de SouzaMestre
Fisioterapeuta formada pela PUC Minas, Mestrado em Biologia Celular e Estrutural - Anatomia Humana – UNICAMP. Atua como docente em cursos da área de saúde e é Pesquisadora no Laboratório de Estudos em Tecnologia, Funcionalidade e Envelhecimento - Faculdade de Medicina - USP.
Professor(a)
Jovana MosterEspecialista
Graduada em Direito pela PUC Minas. Especialista em Direito Civil pela PUC Minas. Possui aperfeiçoamento em Docência pelo Instituto Federal do Sul de Minas. Consultora e docente na área da Infância e Juventude e Assistência Social. Já atuou por 5 anos como Controladora Geral do município de Machado, MG e como advogada e coordenadora em serviços de acolhimento institucional de crianças e adolescentes em Poços de Caldas.
Professor(a)
Julia Eugenia GonçalvesDoutura
Doutora em Ação, Comunicação e Conhecimento do Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da Universidade de León, Espanha. Pisicopedagoga. É autora dos livros Psicopedagogia Para Adultos e Idosos: diagnóstico e intervenção (2020) e Práticas Psicopedagógicas com Adultos e Idosos (2022), ambos pela editora WAK.
Professor(a)
Katia Maria Pacheco SaraivaDoutura
Psicóloga Clínica. Doutora em Psicologia dos Processos Psicossociais (PUC-Minas); Pesquisadora do Laboratório de Desenvolvimento Humano e do Núcleo de estudos e pesquisa do Envelhecimento do curso de Psicologia da PUC-Minas. Atua como colaboradora e docente do @Portal do Envelhecimento.
Professor(a)
Maria José Scassiotti de SouzaMestra
Professora na área de Administração e Economia na PUC- Minas, campus Poços de Caldas, com graduação nas áreas e mestrado em Administração e Planejamento pela PUC-SP. Presidente do Conselho de Administração da Associação Poços Sustentável e atua em projetos do Observatório Social Poços Sustentável.
Professor(a)
Otávio Augusto BiancoMestre
Bacharel em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Gerontologia pela Programo de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Federalde São Carlos. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alfenas. Estudante de Medicina na Universidade Federal de Alfenas.
Professor(a)
Patrícia de Cassia Carvalho CamposMestra
Possui graduação em Psicologia com ênfase em Prevenção e Promoção de Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011); mestrado em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015); especialização em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2016). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia - linha Cognição e Comportamento da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua em políticas públicas desde de 2005, tendo experiência nas áreas de Assistência Social e de Saúde Pública.
Professor(a)
Sidney Kelly SantosMestre
Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). Creditado pela USP - SP em Projeto Urbano (2009), Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento (UNINTER, 2013), Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida (UNIFAE, 2016). Profissional liberal, docente universitário (graduação, pós-graduação), tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: estética, arquitetura, urbanismo, projetos e história da arte. Especificamente, na área de movelaria e interiores, trabalha com reciclagem e upcycling.
Conteúdo Programático
Módulo I – Histórico e Introdução ao Processo de Envelhecimento Humano
- As questões psicológicas do envelhecimento e o papel das Memórias
- Da perspectiva das perdas ao Envelhecimento Saudável
- Direitos fundamentais, o Estatuto e Conselho do Idoso
- Mudanças sensoriais e motoras no processo de envelhecimento
- Processo de Envelhecimento Humano ontem e hoje
Módulo II – Conhecendo o processo de Envelhecimento Humano
- A pessoa idosa na Política de Assistência Social: programas e serviços
- A pessoa idosa na Política de Saúde: programas e serviços
- Adequações ambientais para uma população que envelhece
- Intimidade, afetividade e sexualidade na velhice
- O fenômeno do envelhecimento: fatores epidemiológicos, demográficos e socioculturais
Módulo III – Questões contemporâneas do Envelhecimento
- A Economia da Longevidade: questões econômicas sociais e éticas
- As perspectivas de cuidados abrangentes e interdisciplinares no processo de envelhecimento
- Educação, Envelhecimento e Velhice: diálogos necessários
- O preservacionismo do corpo, o morrer e a morte
- Relações intergeracionais na construção de uma sociedade para todas as idades
Módulo IV – Discussões primordiais no processo de envelhecimento humano
- Cuidados de vida diária no processo de envelhecimento e a pessoa idosa dependente
- Envelhecimento cerebral: transtornos mentais e comportamentais
- Etarismo e Violência contra a pessoa idosa
- O cuidado ao idoso e ao cuidador: aspectos sociais e psicológicos do cuidado
- Tecnologias de apoio e cuidado no processo de envelhecimento