Pós-graduação em Psicoterapia Infanto-juvenil: abordagem psicanalítica

Pós-graduação - Online

Pós-graduação em Psicoterapia Infanto-juvenil: abordagem psicanalítica

Curso realizado e certificado pelo Centro Universitário UNIFAAT

Duração 18 meses Modalidade Online Carga horária 360h/a TCC opcional Final das Inscrições 31 de Maio de 2024 Início das Aulas Imediato
Público-alvo Profissionais graduados em Psicologia (requisito: apresentação de código do Conselho Regional de Psicologia).

Informações Gerais

Aulas:

Aulas mensais: Sextas (19h às 22h) e Sábado (08h às 12h).

As aulas serão ao vivo com a possibilidade do aluno assisitir posteriormente, tendo em conta que ficará gravada.

Início das aulas: 12/04/2024

Certificação:

Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.)

Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019.

Conceito MEC: Nota 4

https://www.unifaat.com.br/

 

Registro e-MEC: 

https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NTMxMg==/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MjYxNDIz
                                                                                                                                                                                     

TCC OPCIONAL:


De acordo com a resolução n. 01, de 06.04.2018 do CNE, a apresentação de TCC passou a ser facultativa. Caberá ao aluno, ao final das aulas, escolher se deseja fazê-lo ou não, mediante contratação adicional, lembrando que diversos concursos públicos exigem a realização do TCC para pontuação do título de especialista.

Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.

 

Sobre o Curso

A Psicoterapia é uma prática clínica que respeita a ideia de interioridade, na forma como cada ser humano necessita se conectar consigo mesmo e com o seu ambiente, em uma perspectiva que transcenda suas chances de manejo dos dilemas da existência. Isto demanda a reflexão e pensamento acerca da realidade – como construto perceptivo e racional; aqui, racional também no sentido de uma construção.

A sustentação desta lógica, em que a Psicoterapia é uma construção da razão acerca do mundo sensível, não é tranquila. Isto se complexifica quando se observa que os cursos de Psicologia se afastam cada vez mais do raciocínio filosófico, indo em busca de evidências e de respostas de verificabilidade.

Em paralelo a essa breve descrição, encontra-se, no mesmo passar dos séculos, o desenvolvimento de estudos sobre a infância e a adolescência. Primeiramente no aspecto psicopatológico, desde as questões da inteligência, depois com as proposições de resolução, na forma de exames, avaliações, internações. A discussão sobre a infância e a adolescência, pode-se dizer, seguiu ou ditames da Modernidade, criando estratégias para a emergência e manutenção de pessoas dóceis, produtivas e consumistas.

Tudo isso, de certa forma, traz problemas à maneira como se aborda o sofrimento existencial nestas fases da vida e, mais ainda, sobre os objetivos disso. Se há um trabalho psicoterapêutico, este não pode ter como mote a adaptação ou o ajuste ao status quo, mas, sim, a condução à reflexão e, se possível, reversão daquilo que só produz mais sofrimento.

Este curso traz a perspectiva teórica da Psicanálise para basear as formas como crianças e adolescentes devem ser ouvidos e para que sua escuta se faça no sentido de uma transformação que não escape da assunção de responsabilidades. Lembrando que, em função da tutela de uma criança ou de um adolescente por adultos e instituições, o contexto em que vivem também deve ser ouvido e escutado. Ouvidos em suas palavras e escutados desde as articulações teóricas que direcionam um tratamento.

Enfatiza-se que este curso traz aporte conceitua consistente que permite vários espaços de aplicabilidade em que a escuta clínica se faça necessária – desde o setting psicoterapêutico até instituições e situações em que as reflexões sobre a infância e a adolescência acontecem.

Diferenciais

Estudo dos conceitos psicanalíticos aliado às especificidades técnicas com professores atuantes na área.

Preencha o formulário para receber o guia do curso

Campos marcados com asterísco (*) são obrigatórios.

Valores e Planos de Pagamento

PLANO 1

Valor original:
22x R$ 322,00

22x
R$239,00

Valor com desconto pontualidade *


Taxa de Matrícula: R$ 99,00

Matricular-se

* IMPORTANTE:
Os descontos não são acumulativos e somente serão oferecidos se o aluno pagar a prestação até o dia 10 (dez) de seu respectivo mês.
Para maiores esclarecimentos, entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 8h às 18h pelo telefone (35) 99716-5623 ou pelo e-mail: [email protected]

Coordenadores e Professores

Coordenador(a)

Roberta Ecleide de Oliveira Gomes KellyDoutoraSaiba mais

Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia, Doutora em psicologia Clínica, Pós-Doutora em Filosofia da Educação

Coordenador(a) Adjunto(a)

Wericson Miguel MartinsEspecialistaSaiba mais

Psicanalista, Psicólogo Clínico e Educacional, Docente Universitário, Analista de Educação Básica - Psicólogo (SRE - SEE/MG), Especialista em Educação Infantil e Psicomotricidade Clínica, Membro do NEPE - Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação e da ReBB-MG - Rede de Estudos Bebês do Estado de Minas Gerais

Professor(a)

Alessandra Cardoso MarquesSaiba mais

Graduada em Pedagogia pela Puc campus Poços de Caldas. Graduada em Psicologia pela faculdade Pitágoras. Pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Psicanalista em permanente formação com atuação clínica. Membra do Nepe - Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação. Professora (Ensino Fundamental I e Formação de Professores- Curso Normal Médio)

Professor(a)

Carolina CoutinhoEspecialistaSaiba mais

Psicóloga. Psicanalista em permanente formação, com atuação em consultório particular desde 2004. Professora desde 2009, dedicando-se principalmente à transmissão da Psicanálise e aos temas relacionados à Psicopatolgia e Saúde Mental.

Professor(a)

ISABELA GARCIA ANDRADEEspecialistaSaiba mais

Psicóloga. Psicanalista. Atua na clínica da primeiríssima infância desde 2014. Membro fundadora do Projeto OLHAR- Acompanhamento Infantil. Co-autora do livro Autismos - olhares e questões.

Professor(a)

Jacqueline PereiraMestraSaiba mais

Professora universitária. Psicóloga pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutoranda em Psicologia pela PUC-Minas. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Crítica Social. Atua em consultório particular e na rede de Saúde Mental do SUS.

Professor(a)

Jeronimo RetuciEspecialistaSaiba mais

Psicólogo, Psicanalista, Docente Universitário, Especialista em Psicanálise Clínica, Membro do NEPE (Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação) e da clínica LAÇOS (Psicanálise e Educação), Poços de Caldas, MG.

Professor(a)

João Carlos Ferreira FranceschiEspecialistaSaiba mais

Especialista em Saúde Mental com ênfase em Dependência Química, psicólogo, psicanalista em formação permanente com atuação clínica. Membro do Nepe – Poços de Caldas (MG). Atuante em Comunidade Terapêutica.

Professor(a)

Marcilena Assis ToledoEspecialistaSaiba mais

Graduada em Letras e Psicologia. Pós- Graduada em Gestão de pessoas e projetos sociais e em Docência do ensino superior. Mestre em Educação. Professora universitária. Psicanalista membro da ATO escola de psicanálise.

Professor(a)

Maria Inês BustamanteDoutoraSaiba mais

Psicóloga Clínica, com experiência em atendimento psicoterápico de adolescentes, adultos e idosos. Especialização em Psicologia Clínica, Psicologia Hospitalar e Saúde Coletiva. Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Doutorado em Psicologia, na área de Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco - USF.

Professor(a)

Mariana CruzSaiba mais

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com residência em saúde Materno Infantil na Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA. Educadora perinatal, consultora em amamentação e doula. Atuação na clínica de linguagem de crianças pequenas com impasses no desenvolvimento. Psicanalista em formação pelo NEPE - Lugar de Psicanálise (Poços de Caldas - MG).

Professor(a)

Renata RochaEspecialistaSaiba mais

Graduada em Pedagogia pela UEMG, e em Psicologia pela Faculdade Pitágoras, especialista em Psicopedagogia pela UNINCOR e em Neuropsicologia pela UNYLEYA. Psicanalista em formação permanente, realizando seus estudos no NEPE (Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação). Já atuou como psicopedagoga clínica, trabalhando com crianças e adolescentes de inclusão. Atualmente, atua como psicóloga clínica, mediando o trabalho entre a escola, criança e família e coordena um projeto voltada para crianças com dificuldades de aprendizagem. No momento, faz especialização em atendimento familiar.

Professor(a)

Rita NassarMestreSaiba mais

Mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos (2003). Pós-Graduação em Psicopedagogia e Psicomotricidade. Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE de Santa Rita do Sapucaí, MG. Professora titular da Universidade do Vale do Sapucaí em Pouso Alegre, MG. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia e aprendizagem, psicologia e desenvolvimento, psicomotricidade, deficiência intelectual, educação especial, educação inclusiva e exclusão social, autismo, clínica de bebês com sinais de risco para sofrimento psíquico. Em formação psicanalítica pela ATO, escola de psicanálise de Belo Horizonte,MG.

Professor(a)

RONALDO ACÁCIO GOMESEspecialistaSaiba mais

Graduação em Psicologia com Pós-graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Psicanalista, Psicólogo, Membro do NEPE (Núcleo de Estudos em Psicanálise) e da Clínica LAÇOS (Psicanálise e Educação), Poços de Caldas -MG. Coordenador Organizacional de Saúde Mental e Qualidade de Vida.

Conteúdo Programático

Módulo I

  • A descoberta do Inconsciente e a escuta de crianças e adolescentes
  • Avaliação clínica de crianças e adolescentes
  • Conjugalidade e Parentalidade
  • Relação e Inter-ação: família e sociedade

Módulo II

  • A origem do psiquismo – o sujeito do discurso
  • Articulações estruturais: primeira tópica
  • Articulações estruturais: segunda tópica
  • Do sujeito ao falasser
  • Inconsciente e a inscrição psíquica

Módulo III

  • Escutar escolas e instituições
  • Escutar os pais – transferência de bastidores
  • Teoria e técnica para escutar adolescentes: autoria e palavra
  • Teoria e técnica para escutar crianças: brincar, jogar, desenhar

Módulo IV

  • A criança e o adolescente em risco: vulnerabilidade, abuso e violência
  • Articulações transdisciplinares
  • Clínica da primeira infância
  • Família em reordenamento
  • Patologização e Medicalização de crianças e adolescentes

Faça já sua inscrição

Já tenho cadastro

Quero me cadastrar

O campo senha precisa ter pelo menos 8 caracteres.
Campos marcados com asterísco (*) são obrigatórios.