Pós-graduação em Políticas Públicas em Saúde Mental da infância e adolescência

Pós-graduação - Online

Pós-graduação em Políticas Públicas em Saúde Mental da infância e adolescência

Curso realizado e certificado pelo Centro Universitário UNIFAAT

Duração 12 meses Modalidade Online Carga horária 360h/a TCC opcional Final das Inscrições 31 de Maio de 2024 Início das Aulas Imediato
Público-alvo Profissionais graduados nas áreas da Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Medicina, Fonoaudiologia, Técnicos em Enfermagem com nível superior e demais profissionais que atuam ou desejam atuar na área da saúde mental.

Informações Gerais

Aulas quinzenais: Sextas (19h às 22h) e Sábado (09h às 12h).

As aulas serão ao vivo com a possibilidade do aluno assisitir posteriormente, tendo em conta que ficará gravada.

Início das aulas: 12/04/2024

Certificação:

Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.)

Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019.

Conceito MEC: Nota 4

https://www.unifaat.com.br/

Registro e-MEC:

https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NTMxMg==/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MjYxNDIx

 

TCC OPCIONAL:

A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente, caso assim deseje.

Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.

Sobre o Curso

O Curso de pós-graduação lato sensu em “Políticas Públicas em Saúde Mental da infância e adolescência” visa à formação de profissionais capazes de analisar as realidades sob os princípios da Saúde Mental com base nas novas diretrizes da assistência do SUS, SUAS e da Reforma Psiquiátrica Brasileira, sem perder de vista as especificidades de tal público, problematizando o que se entende por sofrimento psíquico na infância e adolescência.

Preencha o formulário para receber o guia do curso

Campos marcados com asterísco (*) são obrigatórios.

Valores e Planos de Pagamento

PLANO 1

Valor original:
18x R$ 228,00

18x
R$169,00

Valor com desconto pontualidade *


Taxa de Matrícula: R$ 99,00

Matricular-se

* IMPORTANTE:
Os descontos não são acumulativos e somente serão oferecidos se o aluno pagar a prestação até o dia 10 (dez) de seu respectivo mês.
Para maiores esclarecimentos, entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 8h às 18h pelo telefone (35) 99716-5623 ou pelo e-mail: [email protected]

Coordenadores e Professores

Coordenador(a)

Thiago BellatoDoutorSaiba mais

Psicólogo, Psicanalista. Mestre em Psicologia/Psicanálise pela UFSJ. Doutorando em Psicologia/Psicanálise pela UFMG. Atuação em Políticas Públicas.

Professor(a)

Alice Oliveira RezendeMestraSaiba mais

Psicanalista, psicóloga, e mestre em psicologia (UFMG). É membro do Laboratório Transdisciplinar: Família, Parentalidade e Parcerias Sintomáticas (FAFICH/UGMG). Atuou no CAIS (Contagem-MG) como psicóloga clínica e pesquisadora no projeto "Riscos para a Deficiência Intelectual e o Transtorno do Espectro Autista (PRONAS/Ministério da Saúde). Integrou a equipe do ambulatório e dos ateliês de pesquisa do Centro de Atenção Psíquica Freud Cidadão. Ministrou disciplinas em cursos de pós graduação das universidades: Instituto de Educação Continuada (PUC Minas), Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEM) e Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). É autora de diversos artigos na temática da clínica com crianças e da psicopatologia infantil.

Professor(a)

Carolina NassauDoutoraSaiba mais

Possui graduação em Psicologia Puc Minas e mestrado em Psicologia pela UFMG. Doutora em psicologia com a tese sobre suicídio na adolescência intitulada "Preciso que a vida pare". Pesquisadora do Núcleo de Psicanálise e Laço Social - PSILACS/ UFMG. Autora do livro: Reduzir-se a nada: articulações entre o masoquismo, o feminino e a máscara.

Professor(a)

Christiane Odete de MatozinhoMestreSaiba mais

Psicanalista. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG (2006), pós-graduação em "Clínica Psicanalítica nas Instituições de Saúde" pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/ MG Betim(2010), e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ (2018). É doutoranda em Psicologia do Departamento de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Supervisora e coordenadora do Programa Já É do Núcleo @PSILACS/UFMG (Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo).Tem experiência na área de Psicologia e Políticas Públicas, com ênfase em saúde mental e adolescência.

Professor(a)

Cinthia DemariaMestraSaiba mais

Psicóloga, psicanalista, Doutoranda e Mestre em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Pesquisadora do Além da Tela: Psicanálise e Cultura Digital (UFMG) e do Laboratório de Clínica Psicanalítica: Invenções Subjetivas na Atualidade (PUC-MG). Atua na clínica com crianças, adolescentes e adultos e pesquisa temas relacionados à adolescência e aos atravessamentos da Cultura Digital.

Professor(a)

Cleusimar Cardoso Alves AlmeidaDoutoraSaiba mais

Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, campus Franca- SP (2019). Mestre em Gestão Pública e Sociedade pela UNIFAL- Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha (2014). Especialista em Gestão de Serviços Sociais e Políticas Públicas (2011). Bacharel em Serviço Social, graduada pela UNIFENAS (2010). Atualmente, Professora da Universidade Vale do Rio Verde- UNINCOR e Assistente Social da Prefeitura Municipal de Varginha, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Professor(a)

Diogo Nonato Reis PereiraMestreSaiba mais

Psicanalista, membro do Laço Analítico/Escola de Psicanálise, coordenador clínico e membro do Conviver - Centro de Estudos e Pesquisas para Crianças, Adolescentes e Adultos em Estado de Sofrimento Psíquico Agudo e Persistente. Docente e supervisor de práticas de formação no curso de Psicologia da Unifenas - Varginha, Mestre em Letras: Literatura e Linguística pela UninCor.

Professor(a)

Emmanuely Macedo Santana De-NardinMestraSaiba mais

Médica Psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da UFMG. Mestre em Neurociências e Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG. Professora Adjunta no curso de Medicina da PUC Minas.

Professor(a)

Marcus MacedoMestreSaiba mais

Psicólogo CRP/MG No. 21.019; psicólogo do CAPS/AD de Governador Valadares; docente do curso de psicologia da Faculdade Pitágoras/Anhaguera; ́Pós-graduado em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela ENSP-FIOCRUZ/RJ; Mestre em Educação e Inclusão Social pela Faculdade de Educação da UFMG; Autor do livro “Desafios intersetoriais: Possibilidades de diálogos entre a saúde mental e a Educação de Jovens e Adultos; Coordenador do Grupo de Estudos “Suicidio sob o olhar da psicanalise em diálogo com outros saberes”

Professor(a)

Maria Wilma SantosEspecialistaSaiba mais

Psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise, Psicóloga, Terapeuta Ocupacional, professora no curso de especialização de Saúde Mental, latu sensu da PUC/MG.

Professor(a)

Michele KamersDoutoraSaiba mais

Psicanalista, Mestre em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP -FEUSP. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da USP. Bolsista CAPES PDSE na Université Paris VII Denis Diderot - Proc. nº BEX0404/15-2 no período de julho 2015 à maio de 2016. Professora e Coordenadora dos Cursos de Especialização em “Psicopatologia Infância e Adolescência”, “Psicanálise: Sujeito e Laço Social” e “Psicologia Hospitalar e da Saúde: Atuação Multiprofissional”, do Hospital Santa Catarina de Blumenau. Co-organizadora e co-autora dos livros “Por Uma (Nova) Psicopatologia da Infância e da Adolescência” (2015) e “Desafios Atuais das Práticas em Hospitais e nas Instituições de saúde” (Finalista Prêmio Jabuti 2017) ambos publicados pela Editora Escuta/SP. Autora de vários artigos publicados em livros da Agalma e organizadora com Marco Antônio Coutinho Jorge e Rosa Mariotto do livro Psicanálise, Clínica e Cultura publicado pela Editora Agalma (2022).

Professor(a)

Patrícia da Silva GomesDoutoraSaiba mais

psicóloga, psicanalista, Mestra e Doutora em Psicologia - Estudos Psicanalíticos pela UFMG, Especialista em Psicologia Clínica pelo CFP. Pesquisadora do Laboratório Além da Tela Psicanálise e Cultura Digital da UFMG

Professor(a)

Rinaldo Conde BuenoDoutorSaiba mais

Mestre e Doutor em Psicologia, com estágio sanduíche na Universitat Rovira i Virgili – Espanha. Professor de graduação e Pós graduação em Psicologia. Supervisor clínico institucional. Sócio proprietário da clínica Espaço Rizoma - Saúde Mental e Acompanhamento Terapêutico. Ex-voluntário da rede de saúde mental de Trieste, Itália.

Conteúdo Programático

Módulo I - A interface entre a Reforma Psiquiátrica e a Luta Antimanicomial da infância e adolescência

  • A história da loucura infantil: arqueologia de um saber
  • A Reforma Psiquiátrica e as Políticas de Saúde Mental da infância e adolescência
  • O excesso de diagnósticos da infância e adolescência na contemporaneidade
  • Os princípios do SUAS no campo da Saúde Mental infanto-juvenil
  • Os serviços substitutivos ao manicômio, Capsi.
  • Saúde Mental infanto-juvenil na Atenção Básica: desafios e possibilidades

Módulo II - Psicopatologia Psicanalítica da infância

  • Discussões psicopatológicas da clínica do autismo
  • Psicanálise e Saúde Mental na infância
  • Psicopatologia psicanalítica – Autismos
  • Psicopatologia psicanalítica – Neuroses e fobias infantis
  • Psicopatologia psicanalítica – Psicoses

Módulo III - Psicopatologia Psicanalítica da adolescência

  • A clínica do excesso e os sintomas na era digital
  • A toxicomania na adolescência: uma leitura psicanalítica
  • Adolescência e crime: possíveis saídas?
  • Adolescência e risco de suicídio
  • Impasses na adolescência – Cortes e corpo
  • Psicanálise, adolescência e Saúde Mental

Módulo VI – Aspectos políticos e Intervenções Possíveis

  • A prática da Saúde Mental entre vários e a construção do Caso Clínico
  • O sofrimento psíquico infanto-juvenil na rede de atenção psicossocial: entre o SUS, SUAS, educação e a Justiça
  • Saúde Mental da infância e adolescência: Política e laço social

Faça já sua inscrição

Já tenho cadastro

Quero me cadastrar

O campo senha precisa ter pelo menos 8 caracteres.
Campos marcados com asterísco (*) são obrigatórios.