Pós-graduação - Online
Pós-graduação em Psicanálise da infância e adolescência
Curso realizado e certificado pelo Centro Universitário Amparense - UNIFIA
Informações Gerais
Aulas quinzenais: Sextas (19h às 22h) e Sábado (09h às 12h).
As aulas serão ao vivo com a possibilidade do aluno assistir posteriormente de forma gravada.
Início das aulas: 07/02/2025
Realização e Certificação:
Centro Universitário Amparense – UNIFIA, mantido pela União das Instituições de Serviços, Ensino e Pesquisa LTDA - UNISEPE
https://portal.unisepe.com.br/unifia/
O Centro Universitário Amparense, teve sua Renovação de Recredenciamento como Centro Universitário em 2018 com 84% das notas na casa de 4 e 5 com média final de 4,12 (escala máxima de 5 pontos); sendo a publicação em 2019, pela Portaria 485 de 27/02/2019; Credenciamento EaD: Portaria 2.101 de 05/12/2019.
TCC OPCIONAL:
De acordo com a resolução n. 01, de 06.04.2018 do CNE, a apresentação de TCC passou a ser facultativa. Caberá ao aluno, ao final das aulas, escolher se deseja fazê-lo ou não, mediante contratação adicional, lembrando que diversos concursos públicos exigem a realização do TCC para pontuação do título de especialista.
Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.
Sobre o Curso
Este curso tem como proposta ofertar aos alunos uma visão geral da Psicanálise aplicada à infância e adolescência, através de um retorno aos seus conceitos fundamentais em Freud, Lacan, entre outros psicanalistas. Nesta formação serão ressaltados além dos aspectos conceituais, a prática clínica, a fim de que sejam abordadas questões pertinentes às transformações de nosso tempo e suas consequências sobre o campo da infância e adolescência. Por último, visa-se ofertar elementos teóricos e clínicos para a pesquisa, o ensino e a clínica, não sem debruçarmo-nos sobre as especificidades do infantil e da puberdade.
Objetivos
Proporcionar aos participantes do curso a capacidade de analisar as transformações contemporâneas e suas consequências em relação à infância e adolescência sob o enfoque psicanalítico;
Difundir os princípios psicanalíticos no que estes permitem nortear a direção do tratamento de crianças e adolescentes, levando em consideração as especificidades de tais sujeitos;
Possibilitar conhecimentos teóricos, metodológicos e clínicos que auxiliem no campo clínico e acadêmico da psicanálise aplicada à infância e adolescência;
Refletir crítica e eticamente sobre a formação do psicanalista nos tempos atuais;
Conhecer a prática do ensino e da pesquisa em Psicanálise e seus respectivos campos de atuação e intervenção no que toca o público infanto-juvenil;
Trabalhar os casos paradigmáticos de Freud e Lacan em relação à infância e adolescência, no intuito de problematizar a clínica da psicanálise na atualidade;
Analisar os efeitos da psiquiatrização, patologização e medicalização da infância e da adolescência nos diferentes dispositivos sociais;
Reconhecer os dispositivos do campo da Saúde Mental que ofertam cuidado e acolhimento às crianças e adolescentes em situação de sofrimento subjetivo, refletindo sobre a intersecção de tais dispositivos com o discurso da psicanálise.
Conteúdo Programático
MÓDULO 1 – A Psicanálise aplicada à infância I: aspectos históricos e subjetivos
- A história da Psicanálise com crianças: contribuições freudianas
- A criança perversa polimorfa de Freud
- O Fort Da freudiano e a constituição do sujeito em Lacan
- O Édipo freudiano e a releitura lacaniana
- O caso Hans em Freud e Lacan
MÓDULO 2 – A Psicanálise aplicada à infância II: aspectos clínicos e direção do tratamento
- As entrevistas preliminares e a transferência com os pais e as crianças
- Estruturas clínicas: psicoses na infância
- Estruturas clínicas: autismos na infância
- Intervenção e manejos clínicos: a questão do diagnóstico e das estruturas
- Os sintomas contemporâneos na clínica com crianças
MÓDULO 3 – A Psicanálise aplicada à adolescência I: aspectos históricos e subjetivos
- A puberdade em Freud e Lacan
- Os impasses da adolescência: sexualidade, desalienação e corpo
- A clínica do excesso e os seus atravessamentos na adolescência contemporânea
- Adolescência, saúde mental e suicídio: manejos possíveis
- Adolescência e toxicomania: uma leitura psicanalítica
MÓDULO 4 – A Psicanálise aplicada à adolescência II: aspectos clínicos e direção do tratamento
- Psicanálise e adolescentes em conflito com a lei
- O sujeito adolescente e os novos sintomas: transtornos alimentares, automutilação e virtualidades
- As entrevistas preliminares e a transferência com o sujeito adolescente
- O desencadeamento da psicose na adolescência
- Clínica borromeana e adolescência: singulares amarrações
MÓDULO 5 – A Psicanálise da infância e adolescência em intersecção com outros saberes
- Patologização e medicalização da infância e adolescência
- Psicanálise e saúde mental infantojuvenil: intersecções no campo da atenção psicossocial
- Psiquiatria e psicanálise: interlocuções
- A proteção e a responsabilidade do adolescente, incluindo a legislação brasileira
- Psicanálise e educação: do retardo mental ao desejo de saber
Coordenadores e Professores
Coordenador(a) Geral
Fernando MelloMestre
Doutorando e Mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – FDUC. Pesquisador Visitante Bolsista do Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht. Pesquisador Visitante da Fakultät für Rechtswissenschaft, Universität Hamburg. Professor de Direito Civil e Processual Civil.
Coordenador(a)
Thiago BellatoMestre
Psicólogo, Psicanalista. Mestre em Psicologia/Psicanálise pela UFSJ. Doutorando em Psicologia/Psicanálise pela UFMG. Atuação em Políticas Públicas.
Professor(a)
Alice Oliveira RezendeMestra
Psicanalista, psicóloga, e mestre em psicologia (UFMG). É membro do Laboratório Transdisciplinar: Família, Parentalidade e Parcerias Sintomáticas (FAFICH/UGMG). Atuou no CAIS (Contagem-MG) como psicóloga clínica e pesquisadora no projeto "Riscos para a Deficiência Intelectual e o Transtorno do Espectro Autista (PRONAS/Ministério da Saúde). Integrou a equipe do ambulatório e dos ateliês de pesquisa do Centro de Atenção Psíquica Freud Cidadão. Ministrou disciplinas em cursos de pós graduação das universidades: Instituto de Educação Continuada (PUC Minas), Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEM) e Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). É autora de diversos artigos na temática da clínica com crianças e da psicopatologia infantil.
Professor(a)
Carolina NassauDoutora
Possui graduação em Psicologia Puc Minas e mestrado em Psicologia pela UFMG. Doutora em psicologia com a tese sobre suicídio na adolescência intitulada "Preciso que a vida pare". Pesquisadora do Núcleo de Psicanálise e Laço Social - PSILACS/ UFMG. Autora do livro: Reduzir-se a nada: articulações entre o masoquismo, o feminino e a máscara.
Professor(a)
Cinthia DemariaMestra
Psicóloga, psicanalista, Doutoranda e Mestre em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Pesquisadora do Além da Tela: Psicanálise e Cultura Digital (UFMG) e do Laboratório de Clínica Psicanalítica: Invenções Subjetivas na Atualidade (PUC-MG). Atua na clínica com crianças, adolescentes e adultos e pesquisa temas relacionados à adolescência e aos atravessamentos da Cultura Digital.
Professor(a)
Diogo Nonato Reis PereiraMestre
Psicanalista, membro do Laço Analítico/Escola de Psicanálise, coordenador clínico e membro do Conviver - Centro de Estudos e Pesquisas para Crianças, Adolescentes e Adultos em Estado de Sofrimento Psíquico Agudo e Persistente. Docente e supervisor de práticas de formação no curso de Psicologia da Unifenas - Varginha, Mestre em Letras: Literatura e Linguística pela UninCor.
Professor(a)
ISABELA GARCIA ANDRADEEspecialista
Psicóloga. Psicanalista. Atua na clínica da primeiríssima infância desde 2014. Membro fundadora do Projeto OLHAR- Acompanhamento Infantil. Co-autora do livro Autismos - olhares e questões.
Professor(a)
Juliana BerniDoutora
Psicanalista, psicóloga pela UFMG, possui mestrado e doutorado pela mesma instituição. Tem experiência clínica com crianças, adolescentes e adultos. Atua em pesquisas voltadas para a interlocução entre psicanálise e educação desde 2007. É pesquisadora do Laboratório Além da Tela: psicanálise e cultura digital e membra do Nós na Rede: educação no contexto da cultura digital. Seu tema de pesquisa é a adolescência na cultura digital.
Professor(a)
Julianne OliveiraMestra
Psicóloga. Psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica (Unicap). Doutora em Psicologia (UFMG). Especialista em Psicologia Escolar| Educacional (CFP).
Professor(a)
Renata TavaresMestra
Mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2019), possui graduação em Psicologia pela mesma Universidade (2003), especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela FIOCRUZ (2013) e especialização em Família pela Faculdade de Direito de Vitória – FDV (2004). Diretora Geral da Associação PIPA (e rabiola) e Pesquisadora do Programa de Investigação Psicanalítica do Autismo – PIPA (e rabiola) desde 2013. Correspondente da Seção Leste-Oeste da Escola
Valores e Planos de Pagamento
PLANO 1
Valor original:
24x
R$ 295,00
24x
R$219,00
Valor com desconto pontualidade *
Taxa de Matrícula: Isento
* IMPORTANTE:
Os descontos não são acumulativos e somente serão oferecidos se o aluno pagar a prestação até o dia 10 (dez) de seu respectivo mês.
Para maiores esclarecimentos, entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 8h às 18h pelo telefone (35) 99716-5623 ou pelo e-mail:
[email protected]