
Pós-graduação - Online
Pós-graduação em Políticas Públicas em Saúde Mental da infância e adolescência
Curso realizado e certificado pela FME - Faculdade Mineira Educacional
Informações Gerais
Aulas ao vivo:
As aulas ao vivo serão realizadas de acordo com calendário disponibilizado ao aluno, em regra, quinzenalmente, nos seguintes dias e horários:
- Sexta-feira: das 19h às 22h
- Sábado: das 9h às 12h
Obs.: Início das aulas: 11/04/2025
Aulas Gravadas:
Todas as aulas ao vivo serão gravadas, permitindo que o aluno assista ao conteúdo posteriormente.
Após o início do curso, as aulas que já ocorreram ficarão disponíveis apenas na forma gravada na plataforma do aluno.
Realização e certificação:
Faculdade Mineira Eduacional - FME, mantida pela Escola Mineira de Direito - EMD.
Aponte para o QRCODE e consulte o cadastro no e-MEC:
Registro do curso no e-MEC: https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/Mjg1Mzk=/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MjkzNzAz
TCC OPCIONAL:
De acordo com a resolução n. 01, de 06.04.2018 do CNE, a apresentação de TCC passou a ser facultativa. Caberá ao aluno, ao final das aulas, escolher se deseja fazê-lo ou não, mediante contratação adicional, lembrando que diversos concursos públicos exigem a realização do TCC para pontuação do título de especialista.
Sobre o Curso
O Curso de pós-graduação lato sensu em “Políticas Públicas em Saúde Mental da infância e adolescência” visa à formação de profissionais capazes de analisar as realidades sob os princípios da Saúde Mental com base nas novas diretrizes da assistência do SUS, SUAS e da Reforma Psiquiátrica Brasileira, sem perder de vista as especificidades de tal público, problematizando o que se entende por sofrimento psíquico na infância e adolescência.
Conteúdo Programático
Módulo I - A interface entre a Reforma Psiquiátrica e a Luta Antimanicomial da infância e adolescência
- A história da loucura infantil: arqueologia de um saber
- A Reforma Psiquiátrica e as Políticas de Saúde Mental da infância e adolescência
- O excesso de diagnósticos da infância e adolescência na contemporaneidade
- Os princípios do SUAS no campo da Saúde Mental infanto-juvenil
- Os serviços substitutivos ao manicômio, Capsi.
- Saúde Mental infanto-juvenil na Atenção Básica: desafios e possibilidades
Módulo II - Psicopatologia Psicanalítica da infância
- Psicanálise e Saúde Mental na infância
- Psicopatologia psicanalítica - Autismos
- Psicopatologia psicanalítica - Neuroses e fobias infantis
- Psicopatologia psicanalítica - Psicoses
- Urgências e crises na infância e adolescência
Módulo III - Psicopatologia Psicanalítica da adolescência
- A clínica do excesso e os sintomas na era digital
- A toxicomania na adolescência: uma leitura psicanalítica
- Adolescência e risco de suicídio
- Adolescência, saúde mental e infração
- Psicanálise, adolescência e Saúde Mental
Módulo IV - Aspectos políticos e Intervenções Possíveis
- A prática da Saúde Mental entre vários e a construção do Caso Clínico
- Impasses na adolescência - Cortes e corpo
- O sofrimento psíquico infanto-juvenil na rede de atenção psicossocial: entre o SUS, SUAS, educação e a Justiça
- Saúde Mental da infância e adolescência: Política e laço social
Módulo TCC *Opcional
Coordenadores e Professores
Coordenador(a) Geral
Fernando MelloMestre
Doutorando e Mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – FDUC. Pesquisador Visitante Bolsista do Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht. Pesquisador Visitante da Fakultät für Rechtswissenschaft, Universität Hamburg. Professor de Direito Civil e Processual Civil.
Coordenador(a)
Thiago BellatoDoutor
Psicólogo, Psicanalista. Mestre em Psicologia/Psicanálise pela UFSJ. Doutor em Psicologia/Psicanálise pela UFMG. Atuação em Políticas Públicas.
Professor(a)
Alice Oliveira RezendeMestra
Psicanalista, psicóloga, e mestre em psicologia (UFMG). É membro do Laboratório Transdisciplinar: Família, Parentalidade e Parcerias Sintomáticas (FAFICH/UGMG). Atuou no CAIS (Contagem-MG) como psicóloga clínica e pesquisadora no projeto "Riscos para a Deficiência Intelectual e o Transtorno do Espectro Autista (PRONAS/Ministério da Saúde). Integrou a equipe do ambulatório e dos ateliês de pesquisa do Centro de Atenção Psíquica Freud Cidadão. Ministrou disciplinas em cursos de pós graduação das universidades: Instituto de Educação Continuada (PUC Minas), Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEM) e Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). É autora de diversos artigos na temática da clínica com crianças e da psicopatologia infantil.
Professor(a)
Carolina NassauDoutora
Possui graduação em Psicologia Puc Minas e mestrado em Psicologia pela UFMG. Doutora em psicologia com a tese sobre suicídio na adolescência intitulada "Preciso que a vida pare". Pesquisadora do Núcleo de Psicanálise e Laço Social - PSILACS/ UFMG. Autora do livro: Reduzir-se a nada: articulações entre o masoquismo, o feminino e a máscara.
Professor(a)
Christiane Odete de MatozinhoMestre
Psicanalista. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG (2006), pós-graduação em "Clínica Psicanalítica nas Instituições de Saúde" pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/ MG Betim(2010), e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ (2018). É doutoranda em Psicologia do Departamento de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Supervisora e coordenadora do Programa Já É do Núcleo @PSILACS/UFMG (Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo).Tem experiência na área de Psicologia e Políticas Públicas, com ênfase em saúde mental e adolescência.
Professor(a)
Cinthia DemariaMestra
Psicóloga, psicanalista, Doutoranda e Mestre em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Pesquisadora do Além da Tela: Psicanálise e Cultura Digital (UFMG) e do Laboratório de Clínica Psicanalítica: Invenções Subjetivas na Atualidade (PUC-MG). Atua na clínica com crianças, adolescentes e adultos e pesquisa temas relacionados à adolescência e aos atravessamentos da Cultura Digital.
Professor(a)
Cleusimar Cardoso Alves AlmeidaDoutora
Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, campus Franca- SP (2019). Mestre em Gestão Pública e Sociedade pela UNIFAL- Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha (2014). Especialista em Gestão de Serviços Sociais e Políticas Públicas (2011). Bacharel em Serviço Social, graduada pela UNIFENAS (2010). Atualmente, Professora da Universidade Vale do Rio Verde- UNINCOR e Assistente Social da Prefeitura Municipal de Varginha, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Professor(a)
Diogo Nonato Reis PereiraMestre
Psicanalista, membro do Laço Analítico/Escola de Psicanálise, coordenador clínico e membro do Conviver - Centro de Estudos e Pesquisas para Crianças, Adolescentes e Adultos em Estado de Sofrimento Psíquico Agudo e Persistente. Docente e supervisor de práticas de formação no curso de Psicologia da Unifenas - Varginha, Mestre em Letras: Literatura e Linguística pela UninCor.
Professor(a)
Emmanuely Macedo Santana De-NardinMestra
Médica Psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da UFMG. Mestre em Neurociências e Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG. Professora Adjunta no curso de Medicina da PUC Minas.
Professor(a)
Juliana BerniDoutora
Psicanalista, psicóloga pela UFMG, possui mestrado e doutorado pela mesma instituição. Tem experiência clínica com crianças, adolescentes e adultos. Atua em pesquisas voltadas para a interlocução entre psicanálise e educação desde 2007. É pesquisadora do Laboratório Além da Tela: psicanálise e cultura digital e membra do Nós na Rede: educação no contexto da cultura digital. Seu tema de pesquisa é a adolescência na cultura digital.
Professor(a)
Marcus MacedoMestre
Psicólogo CRP/MG No. 21.019; psicólogo do CAPS/AD de Governador Valadares; docente do curso de psicologia da Faculdade Pitágoras/Anhaguera; ́Pós-graduado em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela ENSP-FIOCRUZ/RJ; Mestre em Educação e Inclusão Social pela Faculdade de Educação da UFMG; Autor do livro “Desafios intersetoriais: Possibilidades de diálogos entre a saúde mental e a Educação de Jovens e Adultos; Coordenador do Grupo de Estudos “Suicidio sob o olhar da psicanalise em diálogo com outros saberes”
Professor(a)
Maria Wilma SantosEspecialista
Psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise, Psicóloga, Terapeuta Ocupacional, professora no curso de especialização de Saúde Mental, latu sensu da PUC/MG.
Professor(a)
Michele KamersDoutora
Psicanalista, Mestre em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP -FEUSP. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da USP. Bolsista CAPES PDSE na Université Paris VII Denis Diderot - Proc. nº BEX0404/15-2 no período de julho 2015 à maio de 2016. Professora e Coordenadora dos Cursos de Especialização em “Psicopatologia Infância e Adolescência”, “Psicanálise: Sujeito e Laço Social” e “Psicologia Hospitalar e da Saúde: Atuação Multiprofissional”, do Hospital Santa Catarina de Blumenau. Co-organizadora e co-autora dos livros “Por Uma (Nova) Psicopatologia da Infância e da Adolescência” (2015) e “Desafios Atuais das Práticas em Hospitais e nas Instituições de saúde” (Finalista Prêmio Jabuti 2017) ambos publicados pela Editora Escuta/SP. Autora de vários artigos publicados em livros da Agalma e organizadora com Marco Antônio Coutinho Jorge e Rosa Mariotto do livro Psicanálise, Clínica e Cultura publicado pela Editora Agalma (2022).
Professor(a)
Patrícia da Silva GomesDoutora
psicóloga, psicanalista, Mestra e Doutora em Psicologia - Estudos Psicanalíticos pela UFMG, Especialista em Psicologia Clínica pelo CFP. Pesquisadora do Laboratório Além da Tela Psicanálise e Cultura Digital da UFMG
Professor(a)
Paula Duarte FélixDoutora
Psicanalista. Psicóloga graduada pela FUMEC. Especialista em Saúde Mental e Psicanalise pelo Unicentro Newton Paiva, Mestre e Doutora em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Psicóloga da equipe de saúde mental na atenção básica na prefeitura de BH.
Professor(a)
Renata TavaresMestra
Mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2019), possui graduação em Psicologia pela mesma Universidade (2003), especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela FIOCRUZ (2013) e especialização em Família pela Faculdade de Direito de Vitória – FDV (2004). Diretora Geral da Associação PIPA (e rabiola) e Pesquisadora do Programa de Investigação Psicanalítica do Autismo – PIPA (e rabiola) desde 2013. Correspondente da Seção Leste-Oeste da Escola
Professor(a)
Rinaldo Conde BuenoDoutor
Mestre e Doutor em Psicologia, com estágio sanduíche na Universitat Rovira i Virgili – Espanha. Professor de graduação e Pós graduação em Psicologia. Supervisor clínico institucional. Sócio proprietário da clínica Espaço Rizoma - Saúde Mental e Acompanhamento Terapêutico. Ex-voluntário da rede de saúde mental de Trieste, Itália.
Professor(a)
Samira PontesMestra
Psicóloga pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Mestre em Psicologia pela UFSJ. Membro do Centro de Estudos e Pesquisa em Psicanálise do Vale do Aço (CEPP). Psicóloga no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua de Ipatinga/MG
Valores e Planos de Pagamento
PLANO 1
Valor original:
18x
R$ 282,00
18x
R$209,00
Valor com desconto pontualidade *
Taxa de Matrícula: R$ 99,00
* IMPORTANTE:
Os descontos não são acumulativos e somente serão oferecidos se o aluno pagar a prestação até o dia 10 (dez) de seu respectivo mês.
Para maiores esclarecimentos, entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 8h às 18h pelo telefone (35) 99716-5623 ou pelo e-mail:
[email protected]