Pós-Graduação em Decolonização, racismo e gênero: urgências contemporâneas

Pós-graduação - Online

Pós-Graduação em Decolonização, racismo e gênero: urgências contemporâneas

Curso realizado e certificado pela FME - Faculdade Mineira Educacional

Duração 12 meses Modalidade Online Carga horária 360 h/a Final das Inscrições 30 de Abril de 2025 Início das Aulas 09 de Maio de 2025
Público-alvo Psicólogos, educadores, assistentes sociais, profissionais do direito, antropólogos, sociólogos, filósofos, pedagogos, psicanalistas, enfermeiros, entre outros.

Informações Gerais

Aulas ao vivo:

As aulas ao vivo serão realizadas de acordo com calendário disponibilizado ao aluno, em regra, quinzenalmente, nos seguintes dias e horários:

  • Sexta-feira: das 19h às 22h
  • Sábado: das 9h às 12h 

Obs.: Início das aulas: 09/05/2025

 

Aulas Gravadas:

Todas as aulas ao vivo serão gravadas, permitindo que o aluno assista ao conteúdo posteriormente.

Após o início do curso, as aulas que já ocorreram ficarão disponíveis apenas na forma gravada na plataforma do aluno.

 

 

Realização e certificação:

Faculdade Mineira Eduacional - FME, mantida pela Escola Mineira de Direito - EMD.

Aponte para o QRCODE e consulte o cadastro no e-MEC:

Registro do curso no e-MEC: 
https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/Mjg1Mzk=/93916316abe23148507bd4c260e4b878/Mjk3NDI1

 

TCC OPCIONAL:

De acordo com a resolução n. 01, de 06.04.2018 do CNE, a apresentação de TCC passou a ser facultativa. Caberá ao aluno, ao final das aulas, escolher se deseja fazê-lo ou não, mediante contratação adicional, lembrando que diversos concursos públicos exigem a realização do TCC para pontuação do título de especialista.

Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.

 

Sobre o Curso

A especialização em “Decolonização, racismo e gênero” propõe a formação continuada sobre questões sociopolíticas fundamentais que perpassam a atualidade, no intuito de que sejam construídos novos paradigmas que fortaleçam o laço social, a democracia, a participação social e a justiça social, a partir da construção de um pensamento inclusivo e respeitoso aos diferentes modos de existir que representam o cidadão brasileiro.

Para tanto, trabalhar-se-á com temáticas transversais, a fim de que novos parâmetros epistemológicos possam ser pensados em razão da complexidade social atual e da pluralidade e diversidade dos cidadãos             que compõem o laço social, no que toca a construção de suas identidades, escolhas sexuais e grupos de pertencimentos.  

O curso será composto por uma série de disciplinas, tais como: gênero, raça e etnia – identidades e conceitos, epistemologia decolonial, saúde mental da população trans, inconsciente e raça, amor de gênero – ética e responsabilidade, tornar-se travesti e transidentidades, história do racismo, entre outras. Disciplinas que terão como objetivo a ressignificação da abordagem das diferenças, a fim de que os direitos humanos e suas respectivas políticas públicas sejam legitimadas.

Neste sentido a prática da interdisciplinaridade com as diversas temáticas abordadas na especialização, contribuirá para a atuação consistente na área, buscando uma visão crítica e reflexiva sobre a representação social dos Direitos Humanos no contexto das demandas atuais, buscando desconstruir preconceitos e identificar os principais mecanismos para sua promoção e garantia, bem como conhecer a forma de sua utilização.

Objetivos

  • Proporcionar aos participantes do curso a capacidade de analisar o contemporâneo sob o enfoque decolonial;
  • Possibilitar conhecimentos teóricos e metodológicos que auxiliem no campo acadêmico, político e clínico;
  • Refletir crítica e eticamente sobre a formação do profissional de ciências humanas nos tempos atuais;
  • Estabelecer uma reflexão crítica acerca do racismo e das questões de gênero a fim de que possa ser extraída uma prática profissional orientada por uma ética inclusiva;
  • Conhecer a prática do ensino e da pesquisa em Decolonização, racismo e gênero e seus respectivos campos de atuação e intervenção;
  • Promover em caráter permanente a investigação de tais temáticas, possibilitando outras leituras epistemológicas que vão à contramão da segregação e necropolítica.

Conteúdo Programático

Módulo 1 – Decolonização: aspectos conceituais e sociopolíticos.

  • Decolonialidade: história, perspectivas e conceitos
  • Decolonialidade e perspectiva negra
  • A questão de gênero a partir de uma leitura decolonial
  • Indicadores sociais de gênero e raça na América Latina
  • Diálogos interdisciplinares e pluralidade epistêmica: um debate por ciências mais democráticas

Módulo 2 – Racismo: aspectos históricos, conceituais e epistêmicos

  • Relações raciais a partir de uma perspectiva histórico-cultural
  • Inconsciente e racismo: considerações psicanalíticas
  • Racismo, mestiçagem e antirracismo no contexto brasileiro
  • Racismo e gênero: os corpos e a violência
  • Oralituras insurgentes: a produção intelectual da mulher negra e indígena

Módulo 3 – Gênero: aspectos históricos, conceituais e epistêmicos

  • História e conceito: uma discussão sobre gênero
  • Feminismo negro: pensamento interseccional e decolonialidade
  • Patriarcado e relações de gênero: uma subversão do feminino
  • A rede de atenção psicossocial e as pessoas trans: desafios e possibilidades
  • Amor e relações de gênero: ética e responsabilidade

Módulo 4 – Decolonialismo, racismo e gênero: questões interseccionais

  • Psicanálise, raça e classe: questões sobre a clínica no território colonial
  • A indissociabilidade entre gênero, raça e classe no enfrentamento das opressões
  • Interseccionalidade nas políticas públicas
  • Psicanálise e branquitude: a brancura como ruído ao fazer analítico
  • Decolonialidade e saúde mental: problematizações

Coordenadores e Professores

Coordenador(a)

Thiago BellatoDoutorSaiba mais

Psicólogo, Psicanalista. Mestre em Psicologia/Psicanálise pela UFSJ. Doutor em Psicologia/Psicanálise pela UFMG. Atuação em Políticas Públicas.

Professor(a)

Aila Fernanda dos SantosMestraSaiba mais

Assistente Social. Mestra em Serviço Social e Políticas Sociais pela UNIFESP. Doutoranda em Serviço Social pela PUC-SP. Pesquisadora no Amma Psique Negritude. Integrante do grupo de estudos e pesquisa sobre Teoria da Reprodução Social. Feminista Antiproibicionista

Professor(a)

Ismael SalaberryMestreSaiba mais

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2023-2027). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2022). É bacharel em psicologia pela Faculdade Anhanguera do Rio Grande (2017) e especialista em Atendimento Clínico - ênfase psicanálise pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2020). Pesquisador integrante do Coletivo Ocupação Psicanalítica, do GT "Raça e Decolonização" da Rede Interamericana de Pesquisa em Psicanálise e Política - RedIPPol e do Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo - PSILACS, desenvolvendo atualmente uma pesquisa voltada ao tema da branquitude e seus atravessamentos na clínica psicanalítica.

Professor(a)

Júlio César de Oliveira NicodemosDoutorSaiba mais

Psicanalista membro do Laço Analítico/Escola de Psicanálise. Graduação em Psicologia (UFF), residência em Saúde Mental pela Fundação Municipal de Saúde de Niterói. Mestrado e Doutorado em Psicanálise (UERJ) com estágio de doutoramento na Universidade do Porto. Possui percurso na Rede de Atenção Psicossocial na função de coordenador de equipe e supervisão clínico -institucional.

Professor(a)

Marcos ViniciusSaiba mais

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Mestre em Psicologia pela mesma instituição, na linha de pesquisa: instituições, Saúde e Sociedade. Doutorando em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - com área de concentração em Antropologia Social, na linha de pesquisa: Antropologia da Arte, da Ciência e da Tecnologia. Tem experiência com: acompanhamento terapêutico; psicologia da saúde; e psicologia social e comunitária. Tem se dedicado a estudos sobre: ciência e sociedade; saúde mental; políticas públicas; e pensamento decolonial. Atualmente é professor do curso de Psicologia da UNIPAC (campus Lafaiete).

Professor(a)

Marina PaulaMestraSaiba mais

graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma universidade. Trabalha com o referencial teórico e prático da Psicologia Social Crítica por meio de intervenções e projetos político-culturais que se articulam com sua militância enquanto Mc e integrante do Movimento Hip Hop de São João del-Rei. Em sua pesquisa de Mestrado estudou os temas Movimento Hip Hop e Identidade Negra, se debruçando também sob os tópicos Decolonialidade, Cultura Negra, Interseccionalidade, Memória, História Oral, Educação e Intelectuais Orgânicos. Atualmente ela continua seu exercício enquanto pesquisadora, estudando a Cultura Negra de São João del-Rei, através de trabalho divulgado na página Prosa Preta no instagram. Mari P é psicóloga clínica, atuando com foco na Abordagem Fenomenológico-Existencial, através do Projeto e Plataforma Pra Preto Psi (do Pra Preto Ler), numa perspectiva racializada e decolonial. É produtora cultural e idealizadora projeto Baile Black de QUEBRA, tendo participado da produção de eventos e ações culturais de coletivos, grupos e projetos sociais dos quais fez parte. Assim, Mari P, em todas essas frentes de trabalho, prioriza a premissa de que o estímulo à criatividade é um potente caminho educativo e crítico na direção da transformação individual e também social de nosso país.

Professor(a)

Mauro BarachoMestreSaiba mais

Graduado em administração, mestre e doutorando em antropologia pela UFMG, pesquisador de relações étnico raciais, trabalha com letramento racial, e criação de conteúdo sobre relações raciais no Brasil

Professor(a)

Paula CoutinhoDoutoraSaiba mais

Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2006), especialização em Psicanálise e Laço Social pela mesma Universidade (2007) , mestrado em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011) e doutorado e pós doutorado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Professora de psicologia e psicanálise em pós-graduação. Atua principalmente nos seguintes temas: psicanálise, feminismo e política.

Professor(a)

Renata MendonçaMestraSaiba mais

Psicóloga, psicanalista (Membro da EBP/AMP), Mestre pela PUC-Minas, Doutoranda da UFMG

Professor(a)

Sam AlcântaraMestraSaiba mais

psicanalista de Fortaleza/CE. Doutoranda em Estudos Psicanalíticos na UFGM - com pesquisa financiada pela CAPES -, membro do Além da Tela - Psicanálise e Cultura Digital e LEPSI (UFMG/USP). Mestre e graduada em Psicologia pela Unifor, com pesquisa financiada pela FUNCAP. Especializanda em Ciências Humanas: Sociologia, Filosofia e História e certificação profissional em Neurociência pela PUCRS. Pesquisadora associada à ABCiber e participante do Coletivo de Pesquisa Ativista em Psicanálise, Educação e Cultura - CPAPEC. Professora estagiária na Faculdade de Medicina e de Psicologia da UFMG. Coordenadora e professora da Pós-graduação em Psicanálise e Feminismo com ênfase em gênero e raça da Universidade Positivo/PR, aonde também leciona na pós-graduação em Psicanálise e Filosofia. Professora, pesquisadora e palestrante, atuando principalmente nas áreas de concentração: psicanálise, cultura digital e sexualidade, gênero e teorias Queer.

Professor(a)

Victória Lopes DiasDoutoraSaiba mais

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, na linha de pesquisa (Antropologia da Arte, da Ciência e da Tecnologia). Mestre em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, bacharel em Design pela mesma Universidade. Áreas de interesse: Pluralidade epistêmica e a insurgência de Antropologias e Arqueologias críticas; Regimes de conhecimento de matrizes africanas e indígenas; Interdisciplinaridade e diálogos interepistêmicos com foco em crítica das ciências e da colonialidade; Relações de produção de conhecimento em modos de vida e existência não hegemônicos. É membro da equipe da Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica e pesquisadora bolsista no LEACH - UFMG (Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas).

Valores e Planos de Pagamento

PLANO 1

Valor original:
18x R$ 241,00

18x
R$179,00

Valor com desconto pontualidade *


Taxa de Matrícula: R$ 99,00

Matricular-se

* IMPORTANTE:
Os descontos não são acumulativos e somente serão oferecidos se o aluno pagar a prestação até o dia 10 (dez) de seu respectivo mês.
Para maiores esclarecimentos, entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 8h às 18h pelo telefone (35) 99716-5623 ou pelo e-mail: [email protected]

Faça já sua inscrição

Já tenho cadastro

Quero me cadastrar

O campo senha precisa ter pelo menos 8 caracteres.
Campos marcados com asterísco (*) são obrigatórios.