Pós-Graduação em Serviço Social e Psicologia na Educação: teoria e prática

Pós-graduação - Online

Pós-Graduação em Serviço Social e Psicologia na Educação: teoria e prática

Curso realizado e certificado pela FME - Faculdade Mineira Educacional

Duração 12 meses Modalidade Online Carga horária 360h/a Final das Inscrições 30 de Abril de 2025 Início das Aulas 16 de Maio de 2025
Público-alvo profissionais das ciências humanas e sociais, especificamente, Assistentes Sociais, Psicólogos, Pedagogos e educadores de áreas afins inseridos no campo da política de educação ou que pretendam inserir-se.

Informações Gerais

Aulas ao vivo:

As aulas ao vivo serão realizadas de acordo com calendário disponibilizado ao aluno, em regra, quinzenalmente, nos seguintes dias e horários:

  • Sexta-feira: das 19h às 22h
  • Sábado: das 9h às 12h 

Obs.: Início das aulas: 16/05/2025

 

Aulas Gravadas:

Todas as aulas ao vivo serão gravadas, permitindo que o aluno assista ao conteúdo posteriormente.

Após o início do curso, as aulas que já ocorreram ficarão disponíveis apenas na forma gravada na plataforma do aluno.
 

 

Realização e certificação:

Faculdade Mineira Eduacional - FME, mantida pela Escola Mineira de Direito - EMD.

Aponte para o QRCODE e consulte o cadastro no e-MEC:

Registro do curso no e-MEC: 

 

TCC OPCIONAL:

De acordo com a resolução n. 01, de 06.04.2018 do CNE, a apresentação de TCC passou a ser facultativa. Caberá ao aluno, ao final das aulas, escolher se deseja fazê-lo ou não, mediante contratação adicional, lembrando que diversos concursos públicos exigem a realização do TCC para pontuação do título de especialista.

 

Sobre o Curso

Pretende capacitar nos âmbitos teórico -metodológico, técnico/operativo e ético-político os profissionais das ciências humanas e sociais. Será possível o aprofundamento, reflexões e problematização necessárias para a atuação nos diferentes espaços de trabalho na educação, tais como: intervenção em escolas públicas e privadas; na área acadêmica de extensão e/ou pesquisa; em universidades; na gestão ou planejamento educacional, terceiro setor, Organizações da Sociedade Civil, Sistema S.  A atuação do assistente social, por exemplo, está no acesso e garantia de direitos sociais, principalmente àqueles relacionados ao direito à educação e ao pleno desenvolvimento do indivíduo e sua família no ambiente escolar e na comunidade. Quanto à Psicologia, trata-se de pensá-la enquanto dispositivo crítico cuja intervenção visa o questionamento radical do excesso de rótulos e diagnósticos que atravessam o campo da educação na atualidade.

Diferenciais

- Promover a formação de profissionais para atuação na Educação;

- Possibilitar espaço de aprendizagem que proporcione estudos temáticos no trabalho interdisciplinar, na discussão de casos;

- Compreender o espaço educativo e o papel do Assistente Social, Psicólogo e demais profissionais de áreas afins nas escolas;

- Refletir sobre as atribuições dos profissionais e a articulação com as demais políticas sociais;

- Pensar o papel das políticas públicas em parceria com o setor da educação;

- Questionar o excesso de rótulos e diagnósticos que na atualidade atravessam o campo educacional.

Conteúdo Programático

Módulo 1- Política Pública de educação no Brasil e direito educacional

  • Percurso social e histórico da Política de Educação e Legislações educacionais
  • Desafios da educação atual e a implicação responsável das pessoas
  • Financiamento na educação
  • Psicologia positiva aplicada à educação
  • Serviço Social na Educação

Módulo 2 O trabalho nas Escolas

  • A escola no século XXI: a hiperatividade como um sintoma da sociedade
  • Projeto político-pedagógico, plano de trabalho e equipe interdisciplinar nas Escolas
  • Implicações sobre o lugar da psicologia nas Escolas
  • O trabalho do assistente social nas Escolas
  • Escolas e o trabalho social com famílias

Módulo 3 – Educação de Crianças, Jovens e adultos: desafios e possibilidades

  • Orientação profissional, projeto de vida e avaliação psicológica na área da educação
  • Bullyng e violência na Escola: articulações psicanalíticas
  • Paulo Freire e educação popular
  • A psicanálise aplicada à educação: um elogio ao desejo
  • A atuação de assistentes sociais nas universidades

Módulo 4 Articulação da Educação com as demais políticas sociais

  • A interface da Educação com as Políticas Sociais no âmbito do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente
  • Educação e os serviços de saúde para viabilizar o atendimento e acompanhamento integrado da população atendida
  • Saúde Mental e educação: articulações possíveis
  • A medicalização da vida e as consequências sobre a educação
  • Articulação entre a Escola, as equipes da rede socioassistencial e conselho tutelar

Coordenadores e Professores

Coordenador(a)

Cleusimar Cardoso Alves AlmeidaDoutoraSaiba mais

Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, campus Franca- SP (2019). Mestre em Gestão Pública e Sociedade pela UNIFAL- Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha (2014). Especialista em Gestão de Serviços Sociais e Políticas Públicas (2011). Bacharel em Serviço Social, graduada pela UNIFENAS (2010). Atualmente, Professora da Universidade Vale do Rio Verde- UNINCOR e Assistente Social da Prefeitura Municipal de Varginha, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Coordenador(a) Adjunto(a)

Thiago BellatoDoutorSaiba mais

Psicólogo, Psicanalista. Mestre em Psicologia/Psicanálise pela UFSJ. Doutor em Psicologia/Psicanálise pela UFMG. Atuação em Políticas Públicas.

Professor(a)

Anabella Pavão da SilvaDoutoraSaiba mais

Graduada em Serviço Social pela Universidade de Ribeirão Preto. Mestra e Doutora em Serviço Social pela UNESP/Franca. Especialista em Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência contra a Mulher pela PUC/RJ. Assistente Social Judiciária do TJSP - Comarca de Nuporanga.

Professor(a)

Ártemis Marques AlvarengaMestraSaiba mais

Psicóloga UFMG. Esp em Psicologia da Educação UFLA. Esp em Psicologia Escolar CFP
Esp em Terapia Cognitivo Comportamental PUC-RS. Mestre em Psicologia UFSJ. Mestre em Linguagem, Cultura e Discurso UNINCOR. Pos graduanda em Terapias Cognitivo Comportamental Contextuais. Fundadora da Elo Estudos e Intervisão em Psicologia e do Coletivo dos Psicólogos de Perdões/MG. Profa universitária FAGAMMON

Professor(a)

Eveline MassaMestraSaiba mais

Mestre em gestão pública e sociedade. Psicóloga, pedagoga, psicopedagoga, neuropsicologa, especialista em educação especial inclusiva e reabilitação neuropsicologica.

Professor(a)

Gisele Mendes AlvesEspecialistaSaiba mais

graduada em Letras pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS), especialista em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais e em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) também especialista em Gestão Escolar (Administração, Orientação e Supervisão Escolar), Letras - Português e Literatura e Educação Especial Inclusiva. Trabalhou como Professora, Supervisora Pedagógica e Orientadora Educacional. Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Educação Social da Secretaria Municipal de Educação de Varginha.

Professor(a)

Guilherme Cassio Alves AlmeidaEspecialistaSaiba mais

Mestrando em economia pela Universidade Federal de Alfenas. Graduação em Administração Pública pela Universidade Federal de São João Del Rei. Especialista em Sistemas de Informação e Engenharia de Software. Atuando há mais de 10 anos no desenvolvimento de planejamentos municipais nos órgãos da administração pública, articulando diretamente nos envios de prestação de contas para os Tribunais de Conta dos estados de MG, RJ e Roraima.

Professor(a)

Isabella da PaixãoMestraSaiba mais

assistente social graduada pela PUC Minas, mestra em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, trabalhadora da Atenção Primária à Saúde, preceptora e tutora do Programa de Residência multiprofissional em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte

Professor(a)

Livia Neves MassonDoutoraSaiba mais

Assistente social. Doutora e Mestre em Saúde Pública pela EERP/USP. Estágio em Doutoramento pela Universidade do Minho Portugal. Doutoranda em Serviço Social pela UNESP Franca. Assistente social pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto/SP. Nos anos de 2015 a 2024 atuou como assistente social em escola de educação básica. Tem experiência em docência universitária nos anos de 2019 a 2024 na UNAERP e no Curso da UNESP Franca. Tem experiência em estudos na área de infâncias, adolescências, políticas públicas, educação, saúde coletiva.

Professor(a)

Lucélia Cardoso de SouzaDoutoraSaiba mais

Assistente Social, mestra e doutora em Serviço Social pela UNESP Franca-SP. Trabalha na Prefeitura de Orlândia-SP, na rede pública de educação básica. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na área da Educação (Unesp/Uerj/Ufba)

Professor(a)

Mariane ÁvilaMestreSaiba mais

Mestrado em Psicologia (cursando/UFSJ). Graduada em Pedagogia (UNIS), Psicologia (UNIFENAS). Especialista em Teoria e Clínica Psicanalítica (UNIFENAS). Psicóloga, psicanalista. Professora do curso de Psicologia e supervisora de prática de estágio campo/clínica (UninCor). Professora na Fundação Aprender (Varginha) nos cursos de: Psicanálise em interface com a Psicopedagogia e Pós-Graduação em Psicopedagogia. Estuda psicanálise no Nepe (Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação) onde participa do 5º ano de formação da criança (2022). Tem experiência na área de Educação com ênfase em docência do ensino superior; atua principalmente com: clínica, psicanálise, educação e desenvolvimento humano (infância e adolescência).

Professor(a)

Patrícia AndradeEspecialistaSaiba mais

Educadora há 23 anos destes 11 em sala de aula e 12 na gestão (coordenação pedagógica e orientação educacional) Professora de História, Pedagoga, Pós graduada e MBA em Gestão Educacional. Psicanalista, membro do corpo de formação do IPLA, Instituto da Psicanálise Lacaniana

Professor(a)

Paula Duarte FélixDoutoraSaiba mais

Psicanalista. Psicóloga graduada pela FUMEC. Especialista em Saúde Mental e Psicanalise pelo Unicentro Newton Paiva, Mestre e Doutora em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Psicóloga da equipe de saúde mental na atenção básica na prefeitura de BH.

Professor(a)

Raquel Ferreira de FigueiredoMestraSaiba mais

Graduada em Serviço Social pela UFVJM, mestre em Administração Pública pela UNIFAL-MG. Exerce o cargo de assistente social na UNIFAL-MG no campus de Varginha e compõe a equipe da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da Universidade.

Professor(a)

Samira PontesMestraSaiba mais

Psicóloga pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Mestre em Psicologia pela UFSJ. Membro do Centro de Estudos e Pesquisa em Psicanálise do Vale do Aço (CEPP). Psicóloga no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua de Ipatinga/MG

Valores e Planos de Pagamento

PLANO 1

Valor original:
18x R$ 351,00

18x
R$260,00

Valor com desconto pontualidade *


Taxa de Matrícula: Isento

Matricular-se

* IMPORTANTE:
Os descontos não são acumulativos e somente serão oferecidos se o aluno pagar a prestação até o dia 10 (dez) de seu respectivo mês.
Para maiores esclarecimentos, entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 8h às 18h pelo telefone (35) 99716-5623 ou pelo e-mail: [email protected]

Faça já sua inscrição

Já tenho cadastro

Quero me cadastrar

O campo senha precisa ter pelo menos 8 caracteres.
Campos marcados com asterísco (*) são obrigatórios.