Pós-graduação em Psicologia Humanista – Abordagem Centrada na Pessoa

Pós-graduação - Online

Pós-graduação em Psicologia Humanista – Abordagem Centrada na Pessoa

Curso realizado e certificado pela FME - Faculdade Mineira Educacional

Duração 12 meses Modalidade Online Carga horária 360h/a Final das Inscrições 31 de Agosto de 2025 Início das Aulas 19 de Setembro de 2025
Público-alvo Pessoas com interesse na teoria e prática da abordagem centrada na pessoa e que buscam uma carreira na área clínica, da saúde mental, educação, consultoria, entre outros. Estudantes de psicologia, profissionais de saúde mental como psicólogos, psicoterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais. Além de profissionais da educação como professores, conselheiros escolares, orientadores educ

Informações Gerais

Aulas ao vivo:

As aulas ao vivo serão realizadas de acordo com calendário disponibilizado ao aluno, em regra, quinzenalmente, nos seguintes dias e horários:

  • Sexta-feira: das 19h às 22h
  • Sábado: das 9h às 12h 

Obs.: Início das aulas: 19/09/2025

 

Aulas Gravadas:

Todas as aulas ao vivo serão gravadas, permitindo que o aluno assista ao conteúdo posteriormente.

Após o início do curso, as aulas que já ocorreram ficarão disponíveis apenas na forma gravada na plataforma do aluno.

 

 

Realização e certificação:

Faculdade Mineira Eduacional - FME, mantida pela Escola Mineira de Direito - EMD.

Aponte para o QRCODE e consulte o cadastro no e-MEC:

Registro do curso no e-MEC: 

 

TCC OPCIONAL:

De acordo com a resolução n. 01, de 06.04.2018 do CNE, a apresentação de TCC passou a ser facultativa. Caberá ao aluno, ao final das aulas, escolher se deseja fazê-lo ou não, mediante contratação adicional, lembrando que diversos concursos públicos exigem a realização do TCC para pontuação do título de especialista.

 

Sobre o Curso

O Enfoque Humanista surge como uma 3a Força na Psicologia, no final da década de 50, com o objetivo de levar a pessoa a ser ela mesma, considerando as suas capacidades e potencialidades. Uma das suas proposições, a Abordagem Centrada na Pessoa, apoia-se na potencialidade do indivíduo e tem como princípio maior, a crença na capacidade do ser humano de autorrealização, de desenvolver-se e conviver harmonicamente com o seu meio. Esse curso é fundamentado nos princípios da Abordagem Centrada na Pessoa. Neste contexto, a maneira de ser do psicoterapeuta, encontra sua expressão em atitudes e comportamentos que possibilitam o crescimento.

Trata-se de uma formação que considera as transformações contemporâneas e suas consequências no campo da saúde mental, educacional e organizacional fundamentando uma prática clínica e social através das atitudes facilitadoras e o consequente crescimento pessoal e profissional das pessoas envolvidas neste processo de transformação. Por último, visa-se ofertar elementos teóricos e clínicos para a pesquisa, o ensino e a clínica da Abordagem Centrada na Pessoa.

Objetivos

Geral:

Qualificar o profissional para a atuação nas relações interpessoais através de um estudo profundo da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) e nas suas aplicações.

 

Específicos:

  • Conhecer e compreender a contribuição das fundamentações filosóficos à ACP;
  • Conhecer e aplicar os pressupostos da ACP que sustentam a sua prática;
  • Contribuir para o desenvolvimento de habilidades práticas necessárias aos estudantes e profissionais para utilizar os conceitos da Abordagem Centrada na Pessoa em contextos clínicos e não clínicos, capacitando-os para estabelecer relacionamentos autênticos e promover o crescimento pessoal e o desenvolvimento de seus clientes.
  • Proporcionar aos participantes do curso a capacidade de analisar as transformações contemporâneas e suas consequências no campo da saúde mental sob o enfoque da Abordagem Centrada na Pessoa;
  • Possibilitar conhecimentos teóricos, metodológicos e técnicos que auxiliem no campo clínico e acadêmico da Abordagem Centrada na Pessoa;
  • Preparar os estudantes e profissionais para utilizar os princípios da Abordagem Centrada na Pessoa em diversos campos, como psicoterapia, aconselhamento, educação, gestão de recursos humanos, entre outros, visando melhorar o bem-estar e a qualidade das interações humanas em ambientes profissionais.

Conteúdo Programático

MÓDULO 1 – A história da Abordagem Centrada na Pessoa

  • Os princípios filosóficos da Psicologia Humanista
  • A psicologia humanista e a Abordagem Centrada na Pessoa
  • Fundamentos da Abordagem Centrada na Pessoa
  • Teoria da Personalidade
  • Teoria da Terapia

MÓDULO 2 – A ACP e a clínica aplicada

  • Abordagem Centrada na Pessoa e a ludoterapia
  • Pré-terapia: uma possibilidade de trabalho com pessoas com transtorno mental e comportamental
  • A intervenção na ACP
  • Focalização
  • Plantão psicológico e ACP

MÓDULO 3 – O trabalho da ACP nas políticas públicas e organizações

  • O trabalho do psicólogo na Saúde Pública
  • A abordagem Centrada na Pessoa no contexto educacional
  • A abordagem Centrada na Pessoa nas organizações
  • A supervisão clínica no contexto da Abordagem Centrada na Pessoa

MÓDULO 4 – Psicopatologia e Abordagem Centrada na Pessoa

  • A Abordagem Centrada na Pessoa e a psicopatologia
  • Abordagem Centrada na Pessoa e Lutos, perdas e suicídio
  • A Abordagem Centrada na Pessoa no contexto hospitalar
  • Abuso sexual e psicoterapia na ACP

Coordenadores e Professores

Coordenador(a)

Antônio Ângelo Fávaro CoppeMestreSaiba mais

Possui graduação em Bacharel Licenciado em Psicologia e Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1979), pós- graduação "Lato Sensu" em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Focusing Trainer pelo The Focusing Institute de New York, NY (2012). Atualmente é professor aposentado da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Ex-Coordenador e professor do Curso de Pós Graduação "Lato Sensu" em Psicologia Hospitalar e Ex-Coordenador e Professor do Curso de Formação de Psicoterapeutas do Centro de Psicologia Humanista de Minas Gerais(CPHMINAS). Tem experiência na área de Psicologia Clínica (Humanista-Existencial-Fenomenológica), com ênfase em psicoterapia centrada no cliente, supervisão clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia humanista-existencial: abordagem centrada na pessoa e grupos de encontro. Psicologia Hospitalar. Professor e supervisor clínico em Psicologia Humanista-Existencial do Curso de Psicologia da U

Coordenador(a) Adjunto(a)

Thiago BellatoDoutorSaiba mais

Psicólogo, Psicanalista. Mestre em Psicologia/Psicanálise pela UFSJ. Doutor em Psicologia/Psicanálise pela UFMG. Atuação em Políticas Públicas.

Professor(a)

Alex RezendeMestreSaiba mais

Psicólogo formado pela UFMG em 2004, Mestre em Psicologia pela UFSJ, Especialista em Psicologia Clínica Humanista Existencial e Fenomenológica, em Gestão de Recursos Humanos e em Mentoria de Líderes e RH. Formação Clínica pela Abordagem Centrada na Pessoa. Atuação profissional como Psicólogo Clínico e Social, Supervisor Clínico, Mentor de gestores e líderes, Consultor de Pessoas e Organizações, Professor e Supervisor de Psicologia Humanista da UNIPAC Conselheiro Lafaiete e Proprietário da NUPHAR- Núcleo de Psicologia Humanista Alex Rezende.

Professor(a)

Ana Caroline Gonçalves LimaEspecialistaSaiba mais

Psicóloga formada pelo UNISAL – Lorena. Especialista em Psicologia Existencial, Humanista e Fenomenológica, e em Psico-oncologia. Atua na saúde pública do município de São Lourenço (MG). Professora e coordenadora do curso de Psicologia do UNIS – São Lourenço. Atualmente é mestranda em Gestão e Desenvolvimento Regional.

Professor(a)

Bruno MartinsMestreSaiba mais

mestre em Psicologia pela UFMG e especialista em Psicoterapia Humanista Fenomenológico-Existencial pela FUMEC. É psicoterapeuta certificado pelo Instituto Humanista de Psicoterapia e pelo Instituto Mineiro de Gestalt-Terapia, além de Focusing Trainer pelo Instituto Brasileiro de Focusing.
Atua com atendimentos psicológicos individuais, de casal e em grupo, além de ministrar palestras, aulas, grupos terapêuticos e grupos de estudo. Seu trabalho é guiado por uma escuta ética, humanizada e comprometida com o desenvolvimento genuíno das pessoas e das relações.

Professor(a)

Dalissa Vieira TeixeiraEspecialistaSaiba mais

Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta e Plantonista. Especialista em Psicologia Clínica pela UFMG. Especialista em Saúde do Idoso pela PUC Paraná. Formação em Psicoterapia Centrada no Cliente pelo CPHMINAS, Terapia Breve pelo Abrangente – Centro Mineiro de Terapia Breve, Antroposofia pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica e Gerontologia pela UFMG. Docente nos cursos de pós-graduação em Psicologia Clínica Existencial e Humanista (FAVENI – NEPSI Ipatinga/MG) e Abordagem Centrada na Pessoa (IMPC – UNIFIL Londrina/PR). Coordenadora do Centro de Psicologia Humanista de Minas Gerais (CPHMINAS) e idealizadora do Plantão Psicológico da mesma instituição. Focusing Trainer em formação pelo IBF – Instituto Brasileiro de Focusing. Escritora de capítulos de livros na área da Psicologia Humanista, com contribuições voltadas à clínica centrada na pessoa. Possui experiência em Psicologia Clínica, Hospitalar, Psicogerontologia e Plantão Psicológico, atuando nos últimos anos especialmente nas seguintes temáticas: Abordagem Centrada na Pessoa, Envelhecimento, Plantão Psicológico, Emergências e Desastres.

Professor(a)

Eunice Moreira Fernandes MirandaEspecialistaSaiba mais

Psicóloga Especialista em Psicologia Hospitalar e em Metodologia do Ensino Superior. Docente de cursos de Especialização na área da Psicologia Hospitalar (Faculdade Santa Casa de BH e Fac. de Ciências Médicas de Minas Gerais). Professora de cursos de formação e pós-graduação em Psicologia Clínica enfoque Humanista Existencial Fenomenológico: Instituto de Psicologia Humanista de Belém (IHP-Belém), Instituto Humanista de Psicoterapia de Belo Horizonte (IHP-BH), NEPSI – Ipatinga e Grupo Florescimento Humano (GFH-RJ). Membro da Comissão de Orientação em “Psicologia Hospitalar” do CRP-MG. Mentoria e supervisão nas áreas da Psicologia Clínica e da Psicologia Hospitalar.

Professor(a)

Geovane MeloEspecialistaSaiba mais

Psicólogo pela PUC-Minas. Psicoterapeuta pelo Instituto Humanista de Psicoterapia - BH e pelo Centro de Psicologia Humanista - CPH Minas. Pós-Graduado na Área da Violência Doméstica pela USP-SP e Pós-Graduado em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco - RJ. Psicólogo Efetivo da Prefeitura Municipal de Varginha. Experiência nas áreas de Saúde Pública, Educação e Assistência Social desde 2004. Atuou como Gestor em Políticas Públicas e Consultor, realizando capacitações e palestras em diversos municípios.

Professor(a)

Giovanna Tereza Abreu de OliveiraDoutoraSaiba mais

Possui graduação - bacharelado e licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (1998), mestrado em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2015). Professora universitária há 21 anos. Atualmente leciona no curso de Psicologia do UNIS - Varginha (MG) e atua como Supervisora Clínica na Abordagem Centrada na Pessoa. Atuou como psicóloga clínica da Prefeitura Municipal de Elói Mendes (MG) por 18 anos e atua em consultório particular há 27 anos.

Professor(a)

Lilian Cecilia Garate CastagnetEspecialistaSaiba mais

Psicóloga Clínica e Hospitalar, com especialização em Psicologia Hospitalar pela PUC-MG/Hospital Municipal Odilon Behrens e em 'Salud Mental en Emergencias, Catástrofes y Desastres' pela Pontificia Universidad Catolica de Chile. Membro das Comissões de Emergências e Desastres, Psicologia Hospitalar e Psicologia e Migração do CRP-MG.

Professor(a)

Lilian tarabalEspecialistaSaiba mais

Psicóloga graduada pela PUC MINAS, Psicóloga Clínica, Palestrante, supervisora , Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos. Especialista em fenomenologia e saúde mental pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Formação em Psicoterapia Centrada no Cliente e em Ludoterapia pelo CPHMINAS. Focusing trainer em formação pelo IBF-Instituto Brasileiro de Focusing. Coordenadora do Centro de Psicologia Humanista.
Possui experiência em psicologia clínica, atuando nos últimos anos especialmente nas seguintes temáticas: Abordagem Centrada na Pessoa, Psicologia perinatal, Ludoterapia, Adolescência, Psicoterapia Experiencial, Focalização, e Saúde Mental.

Professor(a)

MAURICIO SOUZA DOS SANTOSEspecialistaSaiba mais

Mestre em Psicologia Clínica (Universidade de Havana – Cuba). Especialista em Sexualidade Humana (FUMEC / Instituto Cavalcanti). Graduado em Psicologia (PUC-MG). Formação em Focusing Trainer (The Focusing Institute New York - EUA), Abordagem Centrada na Pessoa e em Fenomenologia. Professor de Pós-Gradução na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e em várias outras instituições, Psicoterapeuta, Supervisor Clínico, Facilitador de Grupos Vivenciais, Palestrante, Consultor de Empresas e Organizações. Foi um dos fundadores do CPHMINAS, onde atuou como presidente durante 7 anos.

Professor(a)

Rui Carlos StockingerMestreSaiba mais

Psicólogo e Psicoterapeuta na Abordagem Centrada na Pessoa. Escritor
Mestre em Psicologia -UCP
Focusing Trainer pelo The Focusing Institute (NY- EUA)
MBA em Gestão de Pessoas - UVA
Especialista em Psicossomatica - UGF
Formação Analítica - UNAT
Professor Universitário, facilitador de grupos e Supervisor.
Ex Coordenador de Saude Mental de Petrópolis
Ex diretor da Saude do Trabalhador da PMP

Valores e Planos de Pagamento

PLANO 1

Valor original:
18x R$ 351,00

18x
R$260,00

Valor com desconto pontualidade *


Taxa de Matrícula: Isento

Matricular-se

* IMPORTANTE:
Os descontos não são acumulativos e somente serão oferecidos se o aluno pagar a prestação até o dia 10 (dez) de seu respectivo mês.
Para maiores esclarecimentos, entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 8h às 18h pelo telefone (35) 99716-5623 ou pelo e-mail: [email protected]

Faça já sua inscrição

Já tenho cadastro

Quero me cadastrar

O campo senha precisa ter pelo menos 8 caracteres.
Campos marcados com asterísco (*) são obrigatórios.