
Pós-graduação - Online
Pós-graduação em Gestão e Atuação Prática no Conselho Tutelar
Curso realizado e certificado pela FME - Faculdade Mineira Educacional
Informações Gerais
Aulas ao vivo:
As aulas ao vivo serão realizadas de acordo com calendário disponibilizado ao aluno, em regra, quinzenalmente, nos seguintes dias e horários:
- Sexta-feira: das 19h às 22h
- Sábado: das 9h às 12h
Obs.: Início das aulas: 26/09/2025
Aulas Gravadas:
Todas as aulas ao vivo serão gravadas, permitindo que o aluno assista ao conteúdo posteriormente.
Após o início do curso, as aulas que já ocorreram ficarão disponíveis apenas na forma gravada na plataforma do aluno.
Realização e certificação:
Faculdade Mineira Eduacional - FME, mantida pela Escola Mineira de Direito - EMD.
Aponte para o QRCODE e consulte o cadastro no e-MEC:
Registro do curso no e-MEC:
TCC OPCIONAL:
De acordo com a resolução n. 01, de 06.04.2018 do CNE, a apresentação de TCC passou a ser facultativa. Caberá ao aluno, ao final das aulas, escolher se deseja fazê-lo ou não, mediante contratação adicional, lembrando que diversos concursos públicos exigem a realização do TCC para pontuação do título de especialista.
Sobre o Curso
A Pós-Graduação em Gestão e Atuação prática no Conselho Tutelar foi desenvolvida para atender a uma demanda urgente de qualificação técnica e ética de profissionais que atuam na linha de frente da proteção de crianças e adolescentes no Brasil. Compreendendo os desafios crescentes enfrentados pelos Conselheiros Tutelares e a complexidade das violações de direitos no cotidiano, o curso oferece uma formação sólida, atualizada e alinhada aos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Constituição Federal.
O curso é estruturado em três grandes módulos, que articulam teoria, prática e políticas públicas. No primeiro módulo, “Conselho Tutelar: Fundamentos, Atribuições e Práticas”, os participantes aprofundam seu conhecimento sobre a história da infância e da adolescência, os marcos legais que sustentam a proteção integral, as atribuições legais do Conselho Tutelar e os desafios da atuação colegiada. Além disso, são discutidas questões práticas como a tipificação das violações, o encaminhamento de casos e a escuta protegida, com ênfase na Lei 13.431/2017.
O segundo módulo, “Criança e Adolescente: Desenvolvimento, Famílias e Políticas Públicas”, explora os aspectos do desenvolvimento infantojuvenil, as abordagens teóricas e práticas no trabalho com famílias em situação de vulnerabilidade, e a articulação com as políticas públicas de assistência social, saúde e educação. Essa parte do curso é essencial para que os profissionais compreendam a rede de proteção e possam atuar de forma mais sensível, humanizada e eficaz junto às crianças, adolescentes e suas famílias.
Já o terceiro módulo, “Sistema de Garantia de Direitos: Articulação, Redes e Desafios Contemporâneos”, é voltado à integração entre os diversos atores e serviços do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGD). Nele, os alunos estudam o funcionamento das redes de proteção, os fluxogramas intersetoriais e os temas contemporâneos que desafiam a prática cotidiana dos conselheiros tutelares, como o racismo, a violência sexual, as novas configurações familiares, o uso problemático de tecnologias e a saúde mental de crianças e adolescentes.
Ao final da formação, o participante estará mais preparado para enfrentar com competência e sensibilidade as diversas situações que envolvem violações de direitos, fortalecendo a sua atuação como agente público de defesa da infância e adolescência. A proposta do curso é ampliar a visão dos profissionais sobre o papel do Conselho Tutelar, incentivando uma atuação crítica, comprometida e articulada com o sistema de garantias e com as políticas públicas. Trata-se de uma formação transformadora, que reconhece a complexidade do fazer cotidiano e oferece ferramentas reais para qualificar essa prática.
Objetivos
Objetivo Geral
Capacitar e qualificar conselheiros tutelares e demais profissionais que atuam na defesa dos direitos da criança e do adolescente, com base nos marcos legais, nas políticas públicas e no trabalho em rede.
Objetivos Específicos
-
• Compreender o papel institucional e as atribuições do Conselho Tutelar;• Analisar os principais marcos legais e históricos que sustentam a proteção integral;• Conhecer as principais políticas públicas voltadas para a infância e adolescência;• Refletir sobre o trabalho com famílias em situação de vulnerabilidade;• Desenvolver habilidades para atuação em rede e articulação intersetorial;• Promover uma atuação ética, crítica e comprometida com os direitos humanos.
Diferenciais
Conteúdo Programático
MÓDULO 01 – Fundamentos teóricos da Infância e Adolescência
- História da Infância e Adolescência no Brasil
- Desenvolvimento Infantil: Aspectos Psicológicos e Sociais
- Adolescência e Suas Particularidades: Perspectivas Psicossociais e Jurídicas
- Fundamentos Teóricos do Trabalho Social com Famílias em Vulnerabilidade
MÓDULO 02 – Atuação prática do Conselheiro Tutelar
- Atuação prática do conselheiro tutelar: atendimento, registro, discussão colegiada e encaminhamentos
- Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade e Violações de Direitos
- Escuta Protegida e Especializada de Crianças e Adolescentes
- Estratégias de Intervenção e Mediação no Atendimento a Famílias
MÓDULO 03 – Marcos legais e políticas públicas
- Marcos Legais da Infância e Adolescência
- Políticas Públicas Educacionais e o Papel do Conselho Tutelar
- Política de Assistência Social e sua Interface com o Conselho Tutelar
- Política de Saúde e Atenção Integral à Criança e ao Adolescente
MÓDULO 04 – Gestão e intersetorialidade
- Intersetorialidade e Construção de Fluxos de Atendimento
- Acolhimento Familiar e Institucional: reordenamento e Garantia de Direitos
- Saúde Mental de Crianças e Adolescentes: Proteção, Prevenção e Cuidado em Rede
- Questões Contemporâneas da Infância e Juventude
Coordenadores e Professores
Coordenador(a)
Jovana MosterMestra
Graduada em Direito e especialista em Direito Civil pela PUC Minas, cursou Docência no Ensino Superior no Instituto Federal do Sul de Minas e mestra em Gestão Pública pela Universidade Federal de Alfenas. Docente nos cursos de Políticas Públicas em Assistência Social e Políticas Públicas para a Pessoa Idosa e Infância e Adolescência, atua também como consultora, supervisora e professora nessas áreas. Atua há mais de 6 anos como docente em diversos cursos voltados para políticas públicas de Infância e Juventude e Assistência Social, gestão pública e terceiro setor. Atuou 5 anos como controladora geral do município de Machado, MG e 6 anos como educadora, advogada e coordenadora em serviços de acolhimento institucional de crianças e adolescentes em Poços de Caldas.
Professor(a)
Caroline de SouzaDoutora
Psicóloga -Doutoranda em Psicologia pela PUC Minas. Mestre em Psicologia pela PUC Minas.L. Colaboradora da Comissão do SUAS do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais. Experiência na Coordenação da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade e atuação como gestora do CREAS do município de Poços de Caldas - MG. Escritora do livro: “A experiência do cuidado em um serviço de acolhimento institucional”
Professor(a)
Renato Luiz da Silva FonsecaEspecialista
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Especialista em Práticas e Políticas Públicas em Assistencial Social - Pós Graduação - Faculdade Pitágoras 2015; Graduando em Gestão das Organizações do Terceiro Setor - UNICESUMAR ; Mestrando em Educação - UNIFAL - MG. Consultor em Acolhimento Institucional de Crianças e adolescentes, sendo membro e formador profissional do INSTITUTO FAZENDO HISTÓRIA - OSCIP com sede em São Paulo - SP 2014 / JANEIRO 2019; É cofundador e coordenador executivo da ASSOCIAÇÃO FABRICA DE CONQUISTAS (www.fabricadeconquistas.org) ; Coordenador do Projeto Galpão das Artes - projeto que atende crianças e adolescentes em contra-turno escolar em modalidade de educação não formal e artes; Possui vasta experiência na área e ênfase em Psicologia do Social e Comunitária; É psicólogo clínico com abordagem psicanalítica. Atuou também no campo clinico no Sistema Único de Saúde - SUS e também no âmbito do Sistema Único de Assistencial Social - SUAS. Desta pratica, experienciou intervenções social e comunitária na proteção básica, média e alta complexidade - intervenção a qual tem se dedicado ao aprofundamento nos estudos com ênfase em Políticas Púbicas. Autor do Livro: PROJETO RONDON MINAS - sua influência da formação do psicólogo generalista - Editora Appris - 2019 Autor do Artigo Cientifico Acolhimento Institucional: dos caminhos da história ao relato de experiência de atendimento de crianças e adolescentes na construção e perspectiva da autonomia - publicação editora JURUÁ; 2020
Professor(a)
Roberta Ecleide de O Gomes KellyDoutora
Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia, Doutora em psicologia Clínica, Pós-Doutora em Filosofia da Educação
Valores e Planos de Pagamento
PLANO 1
Valor original:
18x
R$ 351,00
18x
R$260,00
Valor com desconto pontualidade *
Taxa de Matrícula: R$ 99,00
* IMPORTANTE:
Os descontos não são acumulativos e somente serão oferecidos se o aluno pagar a prestação até o dia 10 (dez) de seu respectivo mês.
Para maiores esclarecimentos, entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 8h às 18h pelo telefone (35) 99716-5623 ou pelo e-mail:
[email protected]