DoutorThiago Bellato de Paiva
Psicólogo, Psicanalista. Mestre em Psicologia/Psicanálise pela UFSJ. Doutor em Psicologia/Psicanálise pela UFMG. Atuação em Políticas Públicas.
MestraAila Fernanda dos Santos
Assistente Social. Mestra em Serviço Social e Políticas Sociais pela UNIFESP. Doutoranda em Serviço Social pela PUC-SP. Pesquisadora no Amma Psique Negritude. Integrante do grupo de estudos e pesquisa sobre Teoria da Reprodução Social. Feminista Antiproibicionista
DoutoraAlessandra Renata Geremias
Assistente Social, doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB (2025), mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (2020) e graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista- UNESP (2010). Atualmente, é professora substituta da graduação em Serviço Social na Universidade Estadual da Paraíba- UEPB. Está como conselheira do Conselho Regional de Serviço Social- CRESS/PB 13 região (gestões 2020-2023 e 2023-2026). Sua pesquisa se concentra na relação entre saúde mental e trabalho, considerando as dimensões de raça, classe, gênero e sexualidade. Possui experiência na Política de Saúde, atuando em serviços de Saúde Mental, e na Política de Educação, tendo sido professora substituta do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Campina Grande. Participa do Grupo de Pesquisa Subjetividade e Trabalho- GPST/UFPB; Grupo de estudo Teoria da Reprodução Social e Decolonialidade/UFPB; e Améfricas: Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Colonialidade, Racismo e Capitalismo/UFPB.
MestraCamila Caroline de Oliveira Ferreira
Assistente Social. Doutoranda no Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Bolsista CNPQ). Mestre em Serviço Social e Políticas Sociais pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (2018). Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de História, Direito e Serviço Social - Campus Franca/SP (2009). Foi professora substituta do Departamento de Serviço Social da UnB - Universidade de Brasília (2021-2022). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas (Gepem) da UNESP Campus Franca/SP, do Grupo de Estudos sobre Teoria da Reprodução Social (GE-TRS) da UFES e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Profissão (Netrab) da PUC-SP. Foi membro da Direção da Regional Sul II da ABEPSS- Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social durante as gestões 2015-2016 e 2017-2018. Possui estudos e pesquisas relacionados à temas como: Serviço Social e América Latina; Capitalismo Dependente; Financeirização do Capital; Crédito e Endividamento da Classe Trabalhadora; Teoria da Reprodução Social.
MestraCindy Carolina Benedetti Costa
Mestra em Serviço Social e Políticas Sociais (UNIFESP) e Mestra em Análise das Desigualdades de Gênero (Universidad de Jaén – Espanha). Pesquisa gênero, patriarcado, colonialidade, violências contra as mulheres e trabalho sexual, com abordagem feminista decolonial. Autora de artigos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais.
Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2023-2027). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2022). É bacharel em psicologia pela Faculdade Anhanguera do Rio Grande (2017) e especialista em Atendimento Clínico - ênfase psicanálise pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2020). Pesquisador integrante do Coletivo Ocupação Psicanalítica, do GT "Raça e Decolonização" da Rede Interamericana de Pesquisa em Psicanálise e Política - RedIPPol e do Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo - PSILACS, desenvolvendo atualmente uma pesquisa voltada ao tema da branquitude e seus atravessamentos na clínica psicanalítica.
graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma universidade. Trabalha com o referencial teórico e prático da Psicologia Social Crítica por meio de intervenções e projetos político-culturais que se articulam com sua militância enquanto Mc e integrante do Movimento Hip Hop de São João del-Rei. Em sua pesquisa de Mestrado estudou os temas Movimento Hip Hop e Identidade Negra, se debruçando também sob os tópicos Decolonialidade, Cultura Negra, Interseccionalidade, Memória, História Oral, Educação e Intelectuais Orgânicos. Atualmente ela continua seu exercício enquanto pesquisadora, estudando a Cultura Negra de São João del-Rei, através de trabalho divulgado na página Prosa Preta no instagram. Mari P é psicóloga clínica, atuando com foco na Abordagem Fenomenológico-Existencial, através do Projeto e Plataforma Pra Preto Psi (do Pra Preto Ler), numa perspectiva racializada e decolonial. É produtora cultural e idealizadora projeto Baile Black de QUEBRA, tendo participado da produção de eventos e ações culturais de coletivos, grupos e projetos sociais dos quais fez parte. Assim, Mari P, em todas essas frentes de trabalho, prioriza a premissa de que o estímulo à criatividade é um potente caminho educativo e crítico na direção da transformação individual e também social de nosso país.
Graduado em administração, mestre e doutorando em antropologia pela UFMG, pesquisador de relações étnico raciais, trabalha com letramento racial, e criação de conteúdo sobre relações raciais no Brasil
Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2006), especialização em Psicanálise e Laço Social pela mesma Universidade (2007) , mestrado em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011) e doutorado e pós doutorado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Professora de psicologia e psicanálise em pós-graduação. Atua principalmente nos seguintes temas: psicanálise, feminismo e política.
DoutoraVictória Lopes Dias
Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, na linha de pesquisa (Antropologia da Arte, da Ciência e da Tecnologia). Mestre em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, bacharel em Design pela mesma Universidade. Áreas de interesse: Pluralidade epistêmica e a insurgência de Antropologias e Arqueologias críticas; Regimes de conhecimento de matrizes africanas e indígenas; Interdisciplinaridade e diálogos interepistêmicos com foco em crítica das ciências e da colonialidade; Relações de produção de conhecimento em modos de vida e existência não hegemônicos. É membro da equipe da Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica e pesquisadora bolsista no LEACH - UFMG (Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas).