Pós-graduação em Relações de gênero, raça e etnia nas políticas sociais

Coordenador Dr. Thiago Bellato de Paiva

Informações gerais sobre o curso

A especialização em “Relações de gênero, raça e etnia nas políticas sociais” propõe a formação continuada sobre questões sociopolíticas fundamentais que perpassam a atualidade no intuito de que sejam construídos novos paradigmas que fortaleçam o laço social, a democracia, a participação social e a justiça social. Busca-se a construção de um pensamento inclusivo e respeitoso aos diferentes modos de existir que representam o contexto brasileiro no que toca gênero, raça e etnia.

Para tanto, trabalhar-se-á com temáticas transversais, a fim de que novos parâmetros epistemológicos possam ser pensados em razão da complexidade social atual e da pluralidade e diversidade dos cidadãos    que compõem o laço social, no que toca a construção de suas identidades, escolhas sexuais e grupos de pertencimentos.

O curso será composto por uma série de disciplinas, tais como: gênero: fundamentos históricos e teóricos, a mestiçagem e a questão do pardo no Brasil, raça classe e gênero na formação da identidade nacional brasileira, necropolítica e relações étnico-raciais no Brasil, relações patriarcais de gênero e feminismo, entre outras. Disciplinas que terão como objetivo a ressignificação da abordagem das diferenças, a fim de que os direitos humanos e suas respectivas políticas públicas sejam legitimadas.

Neste sentido a prática da interdisciplinaridade com as diversas temáticas abordadas na especialização, contribuirá para a atuação consistente na área, buscando uma visão crítica e reflexiva sobre a representação social dos Direitos Humanos no contexto das demandas atuais, buscando desconstruir preconceitos e identificar os principais mecanismos para sua promoção e garantia, bem como conhecer a forma de sua utilização nas políticas públicas que tratam a questão do gênero, raça e etnia.

Especialistas que vão transformar sua experiência de aprendizado

Conheça os professores do curso

DoutorThiago Bellato de Paiva

Psicólogo, Psicanalista. Mestre em Psicologia/Psicanálise pela UFSJ. Doutor em Psicologia/Psicanálise pela UFMG. Atuação em Políticas Públicas.

MestraAila Fernanda dos Santos

Assistente Social. Mestra em Serviço Social e Políticas Sociais pela UNIFESP. Doutoranda em Serviço Social pela PUC-SP. Pesquisadora no Amma Psique Negritude. Integrante do grupo de estudos e pesquisa sobre Teoria da Reprodução Social. Feminista Antiproibicionista

DoutoraAlessandra Renata Geremias

Assistente Social, doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB (2025), mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (2020) e graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista- UNESP (2010). Atualmente, é professora substituta da graduação em Serviço Social na Universidade Estadual da Paraíba- UEPB. Está como conselheira do Conselho Regional de Serviço Social- CRESS/PB 13 região (gestões 2020-2023 e 2023-2026). Sua pesquisa se concentra na relação entre saúde mental e trabalho, considerando as dimensões de raça, classe, gênero e sexualidade. Possui experiência na Política de Saúde, atuando em serviços de Saúde Mental, e na Política de Educação, tendo sido professora substituta do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Campina Grande. Participa do Grupo de Pesquisa Subjetividade e Trabalho- GPST/UFPB; Grupo de estudo Teoria da Reprodução Social e Decolonialidade/UFPB; e Améfricas: Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Colonialidade, Racismo e Capitalismo/UFPB.

MestraCamila Caroline de Oliveira Ferreira

Assistente Social. Doutoranda no Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Bolsista CNPQ). Mestre em Serviço Social e Políticas Sociais pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (2018). Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de História, Direito e Serviço Social - Campus Franca/SP (2009). Foi professora substituta do Departamento de Serviço Social da UnB - Universidade de Brasília (2021-2022). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas (Gepem) da UNESP Campus Franca/SP, do Grupo de Estudos sobre Teoria da Reprodução Social (GE-TRS) da UFES e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Profissão (Netrab) da PUC-SP. Foi membro da Direção da Regional Sul II da ABEPSS- Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social durante as gestões 2015-2016 e 2017-2018. Possui estudos e pesquisas relacionados à temas como: Serviço Social e América Latina; Capitalismo Dependente; Financeirização do Capital; Crédito e Endividamento da Classe Trabalhadora; Teoria da Reprodução Social.

MestraCindy Carolina Benedetti Costa

Mestra em Serviço Social e Políticas Sociais (UNIFESP) e Mestra em Análise das Desigualdades de Gênero (Universidad de Jaén – Espanha). Pesquisa gênero, patriarcado, colonialidade, violências contra as mulheres e trabalho sexual, com abordagem feminista decolonial. Autora de artigos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais.

MestreIsmael
Salaberry

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2023-2027). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2022). É bacharel em psicologia pela Faculdade Anhanguera do Rio Grande (2017) e especialista em Atendimento Clínico - ênfase psicanálise pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2020). Pesquisador integrante do Coletivo Ocupação Psicanalítica, do GT "Raça e Decolonização" da Rede Interamericana de Pesquisa em Psicanálise e Política - RedIPPol e do Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo - PSILACS, desenvolvendo atualmente uma pesquisa voltada ao tema da branquitude e seus atravessamentos na clínica psicanalítica.

MestraMarina
Paula

graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma universidade. Trabalha com o referencial teórico e prático da Psicologia Social Crítica por meio de intervenções e projetos político-culturais que se articulam com sua militância enquanto Mc e integrante do Movimento Hip Hop de São João del-Rei. Em sua pesquisa de Mestrado estudou os temas Movimento Hip Hop e Identidade Negra, se debruçando também sob os tópicos Decolonialidade, Cultura Negra, Interseccionalidade, Memória, História Oral, Educação e Intelectuais Orgânicos. Atualmente ela continua seu exercício enquanto pesquisadora, estudando a Cultura Negra de São João del-Rei, através de trabalho divulgado na página Prosa Preta no instagram. Mari P é psicóloga clínica, atuando com foco na Abordagem Fenomenológico-Existencial, através do Projeto e Plataforma Pra Preto Psi (do Pra Preto Ler), numa perspectiva racializada e decolonial. É produtora cultural e idealizadora projeto Baile Black de QUEBRA, tendo participado da produção de eventos e ações culturais de coletivos, grupos e projetos sociais dos quais fez parte. Assim, Mari P, em todas essas frentes de trabalho, prioriza a premissa de que o estímulo à criatividade é um potente caminho educativo e crítico na direção da transformação individual e também social de nosso país.

MestreMauro
Baracho

Graduado em administração, mestre e doutorando em antropologia pela UFMG, pesquisador de relações étnico raciais, trabalha com letramento racial, e criação de conteúdo sobre relações raciais no Brasil

DoutoraPaula
Coutinho

Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2006), especialização em Psicanálise e Laço Social pela mesma Universidade (2007) , mestrado em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011) e doutorado e pós doutorado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Professora de psicologia e psicanálise em pós-graduação. Atua principalmente nos seguintes temas: psicanálise, feminismo e política.

DoutoraVictória Lopes Dias

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, na linha de pesquisa (Antropologia da Arte, da Ciência e da Tecnologia). Mestre em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, bacharel em Design pela mesma Universidade. Áreas de interesse: Pluralidade epistêmica e a insurgência de Antropologias e Arqueologias críticas; Regimes de conhecimento de matrizes africanas e indígenas; Interdisciplinaridade e diálogos interepistêmicos com foco em crítica das ciências e da colonialidade; Relações de produção de conhecimento em modos de vida e existência não hegemônicos. É membro da equipe da Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica e pesquisadora bolsista no LEACH - UFMG (Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas).

Confira tudo que te espera neste curso!

  • Gênero: fundamentos históricos e teóricos
  • A indissociabilidade entre gênero, raça e classe
  • A violência contra as mulheres e o diálogo com o conservadorismo
  • Trabalho reprodutivo e relações de gênero
  • Relações patriarcais de gênero e feminismo
  • Identidade racial e o sistema de classificação racial no Brasil
  • Branquitude e interseccionalidade: o branco brasileiro em questão
  • Necropolítica e relações étnico-raciais no Brasil: a faceta letal do racismo
  • Relações étnico-raciais e de gênero: território, corpo e políticas de vida
  • A mestiçagem e a questão do pardo no Brasil
  • Raça, classe e gênero na formação da identidade nacional brasileira
  • Pensamento feminista negro, decolonial e afro-latino-americano
  • Gênero, raça e etnia nas políticas públicas
  • Gênero, raça e classe: raízes da violência social no Brasil
  • O que a psicanálise aprende com o povo indígena?
  • Relações de gênero étnico-raciais e de gênero na pesquisa e no trabalho profissional
  • Sonhar futuros e construir políticas de prosperidade para diversidade
  • As manifestações artístico-culturais da população negra como resistência perante o racismo no Brasil
  • O encontro de gênero, raça e etnia com o SUAS
  • Segregação e necropolítica: contribuições psicanalíticas

Como funciona o curso na prática?

  • Aulas ao vivo
    • Interação em tempo real com o professor
    • Aulas Quinzenais
    • Início em 17/04/2026
    • Sexta 19h às 22h
    • Sábado 8h às 12h
  • Aulas gravadas
    • Perdeu a aula ao vivo? Assista depois!
    • Todas as aulas ao vivo
      ficam gravadas
    • Disponíveis na quarta-feira
      seguinte à aula
Registro da faculdade no e-MEC

Curso realizado e certificado pela FME - Faculdade Mineira Educacional, instituição reconhecida e mantida pela EMD - Escola Mineira de Direito.

QR Code para consulta no e-MECAponte a câmera do seu celular para consultar o cadastro no e-MEC Ou acesse o link: Consultar cadastro no e-MEC
  • TCC opcional
    • Você escolhe se deseja fazer e pode ser contratado à parte. Alguns concursos exigem TCC para pontuação de título de especialista.

Plano de Pagamento

20x de R$ 260,00com desconto

Valor original
R$ 351,00 por parcela

+ Taxa de matrícula única: R$ 99,00

Desconto válido para pagamentos até dia 10 de cada mês. Após essa data, o valor volta ao original por parcela.

Restam poucas vagas

Garanta sua matrícula agora mesmo
e aproveite as condições especiais!

Está em dúvida?
A gente te ajuda

Como faço minha inscrição no curso de pós-graduação?

Para se inscrever, clique no botão "Matricular-se" na página do curso, preencha o formulário com seus dados pessoais e acadêmicos, e envie a documentação solicitada.

Quais documentos são necessários para a matrícula?

Geralmente, são exigidos RG, CPF, diploma de graduação, histórico escolar completo e comprovante de residência.

Posso me inscrever mesmo sem ter concluído a graduação?

Não. Para ingressar em um curso de pós-graduação, é necessário ter concluído um curso superior, podendo ele ser tecnológo, licenciatura ou graduação.

Como acompanho o status da minha inscrição?

Após enviar sua inscrição, você pode acompanhar o status acessando sua área do candidato no site. Todas as atualizações também serão enviadas por e-mail.

Quais são as formas de pagamento da matrícula?

A matrícula pode ser paga via boleto bancário, cartão de crédito ou pix. Consulte as opções disponíveis na página de inscrição.

O que acontece se eu perder o prazo de matrícula?

Caso perca o prazo, sua vaga poderá ser disponibilizada para outro candidato. Fique atento ao calendário divulgado no edital do curso.

O Número de parcelas é vinculado à duração do curso?

Não. O número de parcelas não está vinculado à duração do curso. Você pode escolher o plano de pagamento que melhor se adequa às suas necessidades, independentemente da duração do curso.

WhatsApp(35) 99716-5623

Quer saber mais sobre nossos cursos? Envie uma mensagem e nossa equipe irá ajudar!

Mensagem